Há termos que são constantemente confundidos, pois são muito parecidos, tais como: descrição ou discrição.
Existem muitos termos na língua portuguesa que estão na origem de diversas confusões. Se há quem “invente palavras” que não existem, como por exemplo dizer “lozangulo” em vez de losango, há também quem confunda palavras existentes com outras palavras que têm um significado distinto, mas que apresentam uma sonoridade semelhante, por exemplo: descrição e discrição. Sabe o significado de ambas as palavras e quando deve usar uma ou outra?
Língua Portuguesa: escreve-se descrição ou discrição?
Vejamos os seguintes exemplos, com frases que têm os termos aqui abordados:
I
Exemplo 1: A própria descrição dos acontecimentos que é feita pelo homem leva-nos a concluir que ele não é responsável.
Exemplo 2: A própria discrição dos acontecimentos que é feita pelo homem leva-nos a concluir que ele não é responsável.
II
Exemplo 1: Novo susto! Fátima Campos Ferreira operada no Hospital de São José
A jornalista da RTP, durante o tempo em que esteve doente, optou por viver tudo com a maior descrição possível.
Exemplo 2: Novo susto! Fátima Campos Ferreira operada no Hospital de São José
A jornalista da RTP, durante o tempo em que esteve doente, optou por viver tudo com a maior discrição possível.
III
Exemplo 1: Rihanna participa ‘disfarçada’ em protesto em Nova Iorque. Rihanna provavelmente optou pela descrição para não desviar as atenções do protesto.
Exemplo 2: Rihanna participa ‘disfarçada’ em protesto em Nova Iorque. Rihanna provavelmente optou pela discrição para não desviar as atenções do protesto.
IV
Exemplo 1: Este é um dos melhores trailers falsos de GTA VI. Na descrição, está bem explícito que é um trailer não-oficial; não é uma tentativa de enganar os fãs.
Exemplo 2: Este é um dos melhores trailers falsos de GTA VI. Na discrição, está bem explícito que é um trailer não-oficial; não é uma tentativa de enganar os fãs.
Significados
Descrição
Termo que vem do latim descriptiōne-, com o mesmo significado. Esta palavra é nome feminino que significa relato (seja escrito ou oral) das características ou traços distintivos de um facto, lugar, paisagem, pessoa, etc.
Este termo significa citação ordenada dos caracteres de um ser vivo, que se designa de diagnose quando limitada a uma categoria sistemática. Este termo significa também enumeração. Este termo significa também relação. Esta palavra também significa identificação física, económica e fiscal do prédio objeto de registo a que respeitam os factos inscritos.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: enumeração, explicação, exposição, narração, relação.
Discrição
Termo que vem do latim discretiōne-, com o mesmo significado. Esta palavra é nome feminino, que significa estado ou qualidade de quem é reservado e não dá nas vistas; reserva. Este termo significa circunspeção. Este termo significa também qualidade de quem é comedido; modéstia; recato.
Este termo significa ainda capacidade de distinguir o certo do errado; discernimento; sensatez. Esta palavra significa capacidade de guardar segredo. Existe ainda a expressão “à discrição” (que significa à vontade, sem restrições ou, então, abundância) ou a expressão “à discrição de” (que significa sob a autoridade, vontade ou alçada de; ao dispor de).
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: modéstia, ponderação, prudência, recato, reserva, circunspeção, despojamento, discernimento, sigilo, silêncio, simplicidade, segredo, sensatez, seriedade, singeleza, sobriedade.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: abelhudice, alarde, alardeamento, espalhafato, estardalhaço, euforia, extravagância, aparato, bizarria, desatino, desinibição, extroversão, inconfidência, indiscrição, insensatez, revelação.
Será que se deve escrever descrição ou discrição?
Como tivemos oportunidade de confirmar, as duas formas estão corretas. Isto significa que devemos compreender os contextos e o significado das palavras para as aplicarmos de forma adequada.
Agora que os significados de ambos os conceitos foram devidamente analisados, podemos identificar corretamente qual dos termos estava aplicado de forma adequada.
Assim, fica bem mais fácil identificar os erros nas frases anteriores.
I
Exemplo 1: A própria descrição dos acontecimentos que é feita pelo homem leva-nos a concluir que ele não é responsável. ✓
Exemplo 2: A própria discrição dos acontecimentos que é feita pelo homem leva-nos a concluir que ele não é responsável. X
II
Exemplo 1: Novo susto! Fátima Campos Ferreira operada no Hospital de São José
A jornalista da RTP, durante o tempo em que esteve doente, optou por viver tudo com a maior descrição possível. X
Exemplo 2: Novo susto! Fátima Campos Ferreira operada no Hospital de São José
A jornalista da RTP, durante o tempo em que esteve doente, optou por viver tudo com a maior discrição possível. ✓
III
Exemplo 1: Rihanna participa ‘disfarçada’ em protesto em Nova Iorque. Rihanna provavelmente optou pela descrição para não desviar as atenções do protesto. X
Exemplo 2: Rihanna participa ‘disfarçada’ em protesto em Nova Iorque. Rihanna provavelmente optou pela discrição para não desviar as atenções do protesto. ✓
IV
Exemplo 1: Este é um dos melhores trailers falsos de GTA VI. Na descrição, está bem explícito que é um trailer não-oficial; não é uma tentativa de enganar os fãs. ✓
Exemplo 2: Este é um dos melhores trailers falsos de GTA VI. Na discrição, está bem explícito que é um trailer não-oficial; não é uma tentativa de enganar os fãs. X
Conclusão
Ambos os termos existem e devem ser aplicados de acordo com um sentido, segundo o significado dos termos e de acordo com determinado contexto.
Por exemplo: O homem cometeu o crime, mas estava no local. Apesar de ter agido com discrição, de modo a não ser apanhado, houve uma pessoa que o reconheceu. A testemunha fez a descrição das características do homem e este foi condenado.
NCultura
Se leu “Língua Portuguesa: escreve-se descrição ou discrição?” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…