Início Cultura Língua Portuguesa: descubra 24 palavras novas          

Língua Portuguesa: descubra 24 palavras novas          

Mudam-se os tempos, mudam-se as palavras... ou acrescentam-se novas palavras à Língua Portuguesa. Conheça algumas delas. Descubra 24 palavras novas.

24 palavras novas
Língua Portuguesa: descubra 24 palavras novas

Mudam-se os tempos, mudam-se as palavras… ou acrescentam-se novas palavras à Língua Portuguesa. Conheça algumas delas. Descubra 24 palavras novas.

O mundo de hoje é muito distinto do que foi no passado. A tecnologia tornou o planeta numa aldeia global, além de impor a necessidade de novos termos. O mundo digital torna natural que todos sejam influenciados por todos.

A integração de novas palavras na língua portuguesa é uma realidade frequente e, recentemente, 842 novas palavras foram integradas n’O Dicionário de Língua Portuguesa da Priberam. Há diversas palavras que não foram – ainda – integradas, mas que são usadas com frequência.

Reunimos algumas dessas palavras e conceitos de forma a que se mantenha a par dessas atualizações, pois os seus filhos, os seus vizinhos, os seus amigos podem usar esses termos. Descubra novas palavras que provavelmente desconhece.

Língua Portuguesa: descubra 24 palavras novas

Ab crack

Este termo tem como significado: termo próprio daqueles indivíduos que se agarram constantemente às redes sociais. É uma moda que teve origem no Instagram e que consiste em exibir a “fenda” entre os abdominais. Sinais dos tempos…

Brinner

Este termo tem como significado: uma invenção do tipo brunch (que é um pequeno almoço à hora do almoço). Brinner é um pequeno-almoço que é tomado à hora de jantar (‘breakfast for dinner’).

E-democracia

Este termo tem como significado: disponibilizar os meios que visam otimizar a participação dos cidadãos e das organizações em diversos momentos, quer na vida, quer em fóruns da política, ou noutros. A e-democracia é isso: visa participar, recorrendo às novas tecnologias.

Leia também:

Exoesqueleto

Este termo tem como significado: todos os objetos que permitem que uma pessoa com incapacidade para andar o faça com recurso a uma nova tecnologia.

Anteriormente, a palavra exoesqueleto identificava tudo aquilo (ossos, cartilagens, dentes,…) que cobre o corpo de um ser vivo.

Flexitarianismo

Este termo tem como significado: vegetariano não radical e que é, portanto, flexível. É como alguém defender ser vegetariano na alma, mas encontrar em si espaço para comer ocasionalmente comida não vegetariana.

Apesar de comer carne e peixe, só o faz em caso de necessidade ou de gula momentânea. Se existir a tentação da carne ou do peixe, come sem sentimento de culpa. Há momentos, como contextos de convívio, em que se impõe que se seja flexível quanto ao menu.

Gamificação

Este termo tem como significado: jogos de computador que são marcantes; marcaram sucessivas gerações no passado e ainda hoje fazem parte do quotidiano de muitos jovens.

Este termo consiste no recurso aos videojogos, num contexto que seja benéfico para o mundo real, nomeadamente em áreas como: saúde, política, desporto, educação. Motiva-se com os videojogos com o intuito de solucionar determinado problema.

Gastronomia de quilómetro zero

Este termo tem como significado: exploração da gastronomia local. Assim, valoriza-se a comida presente nos restaurantes locais, nos produtos locais. É uma visão que permite desenvolver a região de forma sustentável.

Gentrificação

Este termo tem como significado: processo de valorização imobiliária de uma determinada zona urbana. Para que haja uma maior entrada de residentes com poder económico, é indispensável deslocar para outro local residentes com um poder económico menos capacitado.

Glamping

Este termo tem como significado: glamour e camping. É fazer campismo com glamour, com muito mais conforto, comodidade, num contexto luxuoso.

Gummies

Este termo tem como significado: muçulmanos globais e urbanos (ou Global Urban Muslin). Identifica, assim, os milhões de jovens islamitas que estão presentes nas grandes capitais do ocidente ou em locais com melhores condições.

Identidade digital

Este termo tem como significado: o que temos no mundo digital, desde correio electrónico, a(s) conta(s) numa rede social (ou várias), um blog ou outros elementos do género que fazem parte da nossa identidade digital.

Impressão digital

Este termo tem como significado: Tudo o que fazemos na internet, todas as visitas a sites, todas as pesquisas, todas as ações nas redes sociais. Tudo fica presente na memória do nosso computador e o nosso computador deixa rasto nos espaços digitais que visitamos.

Lamer

Este termo tem como significado: pessoa desatualizada no mundo digital, que demonstra falta de habilidades técnicas (ou outras) e que, julgando saber, fala muito sobre um mundo que não domina e sobre o qual demonstra ignorância.

Meme

Este termo tem como significado: imagem ou vídeo que apresenta um conceito de forma humorística, sendo algo que facilmente se espalha pela Internet e é partilhado.

Mipsters

Este termo tem como significado:  muçulmanos hipsters jovens que vivem nas grandes metrópoles.

Muppies

Este termo tem como significado: pessoas entre os 25 e os 35 anos, que conciliam uma alimentação saudável com a prática de desporto, fazendo-o com rigor e determinação.

Plogger

Este termo tem como significado: políticos que usam um blog para chegar ao seu público.

Rastreabilidade

Este termo tem como significado: deter conhecimento sobre a real localização de determinado produto, onde este se encontra e em que cadeia logística ele pode ser encontrado, permitindo assim um maior controlo sobre a qualidade do produto.

Solomo

Este termo tem como significado: os termos “social”, “local” e “móvel”, abreviando-os. É um termo que explica o que muitos pensam que será o futuro da comunicação.

Street workout

Este termo tem como significado: fazer exercício na rua, Street (rua) + workout ( exercitar). Significa realizar atividades físicas em contexto urbano.

Trollar

Este termo tem como significado: figura mítica do folclore escandinavo. Na Internet, o termo trollar consiste na intervenção que é realizada com o intuito de dizer mal de algo ou alguém; é criar polémica.

É ser mais do que politicamente incorreto. É ofender, ser grosseiro para com outros utilizadores.

Vlog

Este termo tem como significado: abreviatura de videoblog, onde se apresentam conteúdos em vídeos.

Wearable

Este termo tem como significado: tecnologia que se veste. São peças de vestuário cuja composição contém dispositivos tecnológicos.

Webinar

Este termo tem como significado: webconferência na qual a comunicação é feita recorrendo unicamente a uma pessoa. Assim, só essa pessoa expõe as suas ideias, enquanto outras pessoas assistem.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.