Língua Portuguesa: «Bem vindo» é erro de português?
Bem vindo, bem-vindo ou benvindo? Qual a maneira correta de escrever esta palavra ou estarão todas estas formas certas? Fique a saber.
É comum cruzarmo-nos com três formas algo semelhantes e que pretendem referir-se a algo ou a alguém que é recebido com prazer. Diariamente, é fácil encontrarmos estas três variantes na comunicação social, em jornais e revistas, mas a questão é: será que todas estas formas estão corretas e existem?
Será aceitável escrever «bem vindo», «bem-vindo» ou «benvindo» quando queremos dizer que estamos satisfeitos por receber e acolher alguém em nossa casa, por exemplo? Fique a perceber.
Língua Portuguesa: bem vindo, bem-vindo ou benvindo?
Para principiar, podemos dizer que apenas um destes termos se refere ao ato de bem receber e de bem acolher alguém. Outra destas palavras corresponde ao nome próprio de um indivíduo do sexo masculino.
E, finalmente, outra das expressões pura e simplesmente não existe na língua portuguesa. Vamos, por isso, começar a tirar todas as dúvidas.
Iniciemos, então, a nossa explicação pela palavra sem hífen.
Sim, é verdade que com a implementação do Acordo Ortográfico foram algumas as palavras a “perder” o hífen. Contudo, esse não foi o caso da palavra «bem-vindo», pelo que «bem vindo», sem hífen, simplesmente não existe!
Assim, «bem-vindo» com hífen é a forma correta a utilizar quando nos queremos referir ao ato de ser recebido com prazer.
Trata-se de um adjetivo com o significado de «aceite, recebido ou acolhido com agrado, satisfação ou prazer» e com as seguintes flexões: bem-vindo, bem-vinda, bem-vindos, bem-vindas.
Exemplo: Seja bem-vindo a Portugal!
Segundo o Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado com o composto «bem-», em palavras como:
– bem-dizer;
– bem-estar;
– bem-falante;
– bem-humorado;
– bem-me-quer;
– bem-nascido;
– bem-te-vi;
– bem-vestido;
– bem-vindo;
– bem-visto.
Mas e benvindo? Será que esta forma existe? E qual o seu significado?
Benvindo é, nada mais nada menos, do que o feminino de Benvinda, ou seja, corresponde a um nome próprio e, por isso, deve ser escrito com inicial maiúscula. Exemplo: O Benvindo é alto.
Assim, sempre que quiser dar as boas-vindas a alguém, não se esqueça do hífen e diga a essa pessoa o quão bem-vindo ou bem-vinda ela é.
_
Muito boas dicas
Benvindo é, nada mais nada menos, do que o “feminino” de Benvinda, ou seja, corresponde a um nome próprio e, por isso, deve ser escrito com inicial maiúscula – Era suposto o Benvindo ser o “Masculino” de Benvinda.