Muitas pessoas hesitam na hora de escrever algumas palavras que existem na língua portuguesa. Descubra 12 palavras que todos falam mas poucos sabem escrever.
Existem diversas palavras na língua portuguesa que são usadas diariamente de forma frequente, mas que a maior parte das pessoas hesita na hora de escrever.
Os motivos são diversos, por terem origem estrangeira ou apresentarem fonemas que podem ser representados por diferentes consoantes.
Língua Portuguesa: 12 Palavras que todos falam mas poucos sabem escrever

Embaciado
A forma correta é «embaciado». Significa sem brilho, ofuscado, coberto de gotículas de vapor de água. A palavra embassiado está errada.
- O espelho da casa de banho fica sempre embaciado depois do banho.
- Não vejo nada, o vidro do carro está todo embaciado!

Preço
A forma correta é «preço». Significa o valor dado a determinado produto ou serviço. A palavra presso está errada.
- Qual é o preço daquele carro?
- Tudo tem um preço.

Suíça
A forma correta é «suíça». País da Europa central. Porção de barba que se deixa crescer nas partes laterais da face. A palavra suíssa está errada.
- Este ano vamos passar férias à Suíça.
- As suíças do meu avô são totalmente brancas.

Queixo
A forma correta é «queixo». Significa maxilar inferior. A palavra queicho está errada.
- Quando vi o carro dela fiquei de queixo caído.
- O frio era tanto que fiquei a bater o queixo.

Depressão
A forma correta é «depressão». Significa ato ou efeito de deprimir; abaixamento de nível, abrandamento de pressão; zona mais baixa que o que está à sua volta, por exemplo entre montanhas ou uma cova; estado mental mórbido caracterizado por abatimento, fadiga, ansiedade, falta de vontade, etc. A palavra depreção está errada.
- Ela esta deprimida ao ponto de ter de fazer medicação.
- Cuidado com a depressão no terreno.
Amassado
A forma correta é «amassado». Significa que se deformou; dar pancada. A palavra amaçado está errada.
- Faça um documento novo que este está todo amassado.
- O meu carro ficou todo amassado no acidente.

Comissão
A forma correta é «comissão». Significa grupo de pessoas encarregadas de tratar determinado assunto, pagamento ou gratificação proporcional, missão ou encargo. A palavra comição está errada.
- O banco está a pedir uma comissão muito elevada.
- Faço parte da comissão de trabalhadores da minha fábrica.

Pressa
A forma correta é «pressa». Significa necessidade de algo de forma rápida; impaciência, precipitação; velocidade. A palavra preça está errada.
- Você está com pressa?
- A pressa é inimiga da perfeição.

Excesso
A forma correta é «excesso». Significa quantidade que vai além da que é conveniente ou permitida. Coisa que passa além do que é permitido. A palavra exceço está errada.
- Fui multado por excesso de velocidade.
- Há emissão em excesso de gases poluentes.

Roxo
A forma correta é «roxo». Significa que é da cor da violeta; vermelho; ansioso, desejoso. A palavra rocho está errada.
- Você vai usar o vestido roxo na festa da empresa?
- Ele está roxo de raiva.

Maciço
A forma correta é «maciço». Significa que não é oco; compacto; sólido; que apresenta grande densidade. Bloco rochoso irregular ao longo da crosta terrestre. A palavra macisso está errada.
- O diretor teve o apoio maciço de todos os colaboradores.
- Estas imagens são do maciço da Gralheira.

Faxina
A forma correta é «faxina». Significa fazer a limpeza de uma casa, divisão ou de outro espaço fechado. A palavra fachina está errada.
- O soldado está de faxina.
- Esta casa está a precisar de uma faxina geral.
_
Matéria satisfatória.
Meu senhor, quem é que escreve assim? Só meus alunos pré-adolescentes!
Vocês parecem que não leem. Olhe no facebook o tanto de barbárie com nossa língua. As pessoas sábias, como dizem ser, deveriam entrar para a Academia Brasileira de Letra.
Eu não sou lá em expert na lingua portuguesa mas escrever assim é coisa de analfabeto.
Obrigado pelo conteúdo. Muito importante hoje em dia, a maioria das pessoas escrevem errado e estão tão acostumadas no erro que nem dão conta de como isso é sério.
A maioria das pessoas escreve errado…
Eu escrevo quase todas essas palavras corretamente, exceto a palavra embaciado, que fiquei surpresa em saber que é desta forma, porque sempre achei que era embassado o correto.
No Brasil é embaçado.
Embaciado? Sempre falei embaçado, que estranho
Pois você escrevia certo. Embaçado está correto.
Não, não está
Veja no dicionário. Dicionário foi feito para ser consultado.
Tem que ser muito burro pra escrever presso, preça ou rocho. Dessas só excesso é mais dificil por se confundir com exceção
E sério isso?Tenho que confessar que só esse (embaciado) que jamais nos meus 32 anos eu ouvi falar essa palavra até onde sei é embaçado kkkkk ♀️
Em português PT, diz-se embaciado.
Exceção para a palavra embaciado, as demais são muito básicas. Aliás, tanto embaciado como embaçado são descritas no Aurélio para definir algo sem brilho.
Muito bom o post. Como sempre o site apresenta um conteúdo relevante. Parabéns!
Deixando de lado a palavra embaciado, que é assim mesmo que se escreve, quero relembrar que há também quem diga mociço em vez de maciço. Tal como em Trás os Montes e Alto Douro dizem selada em vez de salada.
Com exceção da palavra embaciado que é a primeira vez na minha vida de 68 anos que vejo, todas as demais são óbvias. Difícil acreditar que alguém as escreva como mostrado. E com relação às primeira palavra, também está correto escrever embaçado que é como sempre escrevi. A outra forma pra mim foi novidade mas, consultando o dicionário comprovei sua correção. E também como sempre a escrevi: embaçado.
Nunca vi ninguém escrever daquela forma, pelo menos não no Brasil. Bem engraçado.
Embaciado??????
Fachina só o Ministro Fachin pode fazer quando receber processos da Lava Jato. Nesses casos passa a existir e estará corretamente escrita a palavra “fachina” – bem aplicada se livrar o país de mais um meliante seboso.
Tenho dúvidas quanto a “porisso”. Dizem que não existe, que é “por isso” sempre mas me soa um tanto inconclusivo, desligado e incompleto quando usado assim para motivo único e indubitável ou sei lá por qual esquisitice. Expliquem e se já existiu o porisso como é quando era uso. Se desde sempre foi só um erro, desculpem minha convicta colaboração.
Porisso não existe. Por isso.
Tenho dúvidas quanto a “porisso”. Dizem que não existe, que é “por isso” sempre, mas me soa um tanto inconclusivo, desligado e incompleto quando usado assim para motivo único e indubitável, ou sei lá por qual esquisitice. Expliquem e se já existiu o porisso como e quando era usado.Se desde sempre foi só um erro, desculpem minha convicta colaboração. Não descobri como corrigir meu ‘post’ , não sei se vai repetir a resposta mas se persistirem erros por favor indiquem. Outra coisa que não tinha visto é que o blog parece não ser do Brasil, então explico que “Fachin” é o sobrenome pelo qual é mais conhecido um dos 11 ministros do nosso Supremo Tribunal Federal, que tem a última palavra sobre os casos da operação Lava-jato (creio que esta não requer explicações)
Violeta não é roxo, mas sim uma cor mais clara, vocês deveriam ter aprendido a respeito da propriedade das cores nas aulas de Artes da escola! De resto, a maior parte do pessoal está corretíssima: em que lugar (es) têm pessoas errando assim e aos montes ainda por cima?
Vocês já perceberam que as palavras que as pessoas escrevem errado são devido ao som /s/, /Ch/ e /z/. Interessante, a língua portuguesa tem muitas letras para poucos sons.
A “gíria” Brasileira é propícia a cometer erros ao escrever Português ,aliás, grande parte dos Brasileiros não sabe, por vezes, exprimir-se em Português correto ,pois usam termos ( gíria )
próprios das suas natalidades que, existem nos 27 estados federais do Brasil ,um exemplo flagrante existe em palavras e textos relacionados com a Informática,
em que muitas palavras nada possuem de coerência com os termos técnicos dos Informáticos Portugueses . Mas não é de admirar , pois aqui neste ” Blog ” (PT) ,alguém há dias apresentou explicação para um erro inserido com a palavra(axila) isto é ,SOVACO , indicando como correta ” SUVACO ” ,e esta forma sim é que está ERRADA ,pois suvaco nada define ,isto é ,não existe .
Nunca vi ninguém desconhecer a própria língua como o Armando Lima, pois ele desconhece os fenômenos de mudança na língua portuguesa