Língua Portuguesa: 10 palavras fantásticas que poucos utilizam
Damos-lhe a conhecer 10 palavras fantásticas que poucos utilizam e que podem tornar a sua comunicação diária mais rica e diversificada.
Consideramos esta lista de 10 palavras fantásticas de termos raramente usados e que poucos utilizam, mas que podem tornar o nosso discurso mais rico e erudito.
Poderá até conhecer algumas delas, mas talvez não identifique todas. Por isso, não deixe de espreitar o top seguinte, conferir os significados e, assim, aprender como aplicar estas fantásticas palavras no seu discurso do dia-a-dia.
Palavras fantásticas que poucos utilizam
Percuciência
Caraterística do que é penetrante, perspicaz e profundo. Assim, pode dizer-se aquele «comentário é percuciente» ou «aquela pessoa é percuciente».
Senescência
Refere-se ao envelhecimento dos tecidos do organismo. Assim, podemos dizer que «a nossa pele começa a apresentar sinais de senescência» ou, então, afirmar que «com o passar do tempo as nossas células começam a ficar senescentes».
Asseidade
Qualidade do ser que existe por si mesmo. Esta palavra pode, também, ser escrita com apenas um «s», assim: «aseidade».
Diletante
Diz-se de alguém que ama arte ou literatura; que se dedica a algo, apenas, por prazer; pessoa com pouca maturidade, profundidade ou responsabilidade. Todos nos lembramos das passagens d’Os Maias, de Eça de Queirós, em que ele nos traça um retrato do que é o diletantismo.
Humílimo
Diz-se de alguém muito humilde; forma mais erudita da palavra humilíssimo.
Polografia
A «escrita dos pólos» trata-se, na verdade, de uma descrição astronómica do céu.
Heliopatia
Talvez quem esteja a ler já tenha sofrido uma heliopatia. Isto, porque esta palavra refere-se a nada mais, nada menos, do que uma lesão ou alteração patológica causada pela luz solar.
Parestesia
Assim como na situação anterior, talvez já tenha sofrido de uma parestesia, sem saber que era esse o nome da perturbação da sensibilidade tátil que sentia, como formigueiro, picadas, dormência ou ardor, geralmente causada por lesões no sistema nervoso central ou periférico.
Tergiversar
Tergiversar é o mesmo que virar as costas a algo ou alguém; hesitar; rodear um assunto, empregando subterfúgios. No fundo, escapar a um tema em relação ao qual não se está confortável.
Parlapatão
Este é um nome que pode chamar a alguém que engana ou mente. É o mesmo que fanfarrão, impostor, pantomineiro ou paparrotão.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
Língua Portuguesa: 10 palavras com significados diferentes noutras línguas
Língua Portuguesa: 10 pleonasmos comuns que deve evitar
Língua Portuguesa: significado e origem de 6 Expressões Populares curiosas
30 dos melhores Provérbios Portugueses
_