Língua Portuguesa: 10 erros que nos fazem passar vergonha
Veja os erros mais comuns de português e use esta lista como um roteiro para fugir deles. Língua Portuguesa: 10 erros que nos fazem passar vergonha.
Erros gramaticais e ortográficos devem, por princípio, ser evitados. Alguns, no entanto, como ocorrem com mais frequência, merecem atenção redobrada.
Veja dez erros dos mais comuns da língua portuguesa e use esta lista como um roteiro para fugir deles.

“Mal cheiro” e “mau-humorado”
Mal opõe-se a bem e mau, a bom. Assim:
- Mau cheiro (bom cheiro).
- Mal-humorado (bem-humorado).
Igualmente:
- Mau humor.
- Mal-intencionado.
- Mau jeito.
- Mal-estar.

“Fazem” cinco anos
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal:
- Faz cinco anos.
- Fazia dois séculos.
- Fez 15 dias.

“Houveram” muitos acidentes
Haver, como existir, também é invariável:
- Houve muitos acidentes.
- Havia muitas pessoas.
- Deve haver muitos casos iguais.

“Existe” muitas esperanças
Existir, bastar, faltar, restar e sobrar admitem normalmente o plural:
- Existem muitas esperanças.
- Bastariam dois dias.
- Faltavam poucas peças.
- Restaram alguns objetos.
- Sobravam ideias.

Para “mim” fazer
Mim não faz, porque não pode ser sujeito. Assim:
- Para eu fazer.
- Para eu dizer.
- Para eu trazer.

Entre “eu” e você
Depois de preposição, usa-se mim ou ti:
- Entre mim e você.
- Entre eles e ti.

“Há” dez anos “atrás”
Há e atrás indicam passado na frase. Use apenas há dez anos ou dez anos atrás.

“Entrar dentro”
O correto: entrar em. Veja outras redundâncias:
- Sair fora ou para fora.
- Elo de ligação.
- Monopólio exclusivo.
- Já não há mais.
- Ganhar grátis.
- Viúva do falecido.
“Venda à prazo”
Não existe crase antes de palavra masculina, a menos que esteja subentendida a palavra moda:
- Salto à (moda de) Luís XV.
Nos demais casos:
- A salvo.
- A bordo.
- A pé.
- A esmo.
- A cavalo.
“Porque” você foi?
Sempre que estiver clara ou implícita a palavra razão, use por que separado:
- Por que (razão) você foi?
- Não sei por que (razão) ele faltou.
- Explique por que razão você se atrasou.
Porque é usado nas respostas:
- Ele atrasou-se porque o trânsito estava congestionado.
_
Embora este espaço seja (e deva ser) para aumentarmos nossos conhecimentos, expandir nossa cultura, algumas pessoas (?) o usam para dirigir ofensas e mostrar o quanto são pequenas; que é o caso do Pedro Gonçalves, que não sei por qual razão resolveu ofender o povo brasileiro.
Pedro Gonçalves, que está iniciando sua jornada na vida, que apenas frequentou a Escola Secundária de Castelo de Paiva (sim, possui apenas escolaridade secundária), se formos julgar índole, caráter, cultura das pessoas por conta de sua origem, de sua raça, seu povo – os portugueses (juntamente com os espanhóis) – são considerados SAQUEADORES, INVASORES, VIOLENTADORES DE MULHERES INDÍGENAS e por aí vai. Há muitas questões históricas – e até recentes, principalmente em relação aos brasileiros – que denigrem, diminuem a imagem da sua terra, do seu povo.
Fica para você uma orientação muito pertinente nos dias de hoje: RESPEITE, principalmente pessoas, e mais ainda as que você não conhece. Conheço inúmeros patrícios seus, que vindos da miséria da Europa em época de guerra e de seu minúsculo país, encontraram aqui no Brasil condições de comer com fartura, trabalhar e sustentar suas famílias; patrícios seus que foram acolhidos aqui como pessoas que são e com respeito que merecem como quaisquer outras.
Mas creio que aprenderá os verdadeiros valores da vida, pois você ainda é um fedelho.
Tudo mto bom hoje!