Terça-feira, Maio 13, 2025
NCultura Notícias
  • Início
  • Língua Portuguesa
    • Português
    • Poemas e Poesia
  • Histórias
    • História de Portugal
    • Curiosidades
    • Pessoas
    • Opinião
  • Receitas
    • Aperitivos e Petiscos
    • Receitas de Carne
    • Receitas de Peixe
    • Receitas Rápidas
    • Receitas Vegetarianas
    • Sopas
    • Bolos e Sobremesas
    • Truques e Dicas
  • Lifestyle
    • Moda e Beleza
    • Animais de Estimação
    • Limpeza e Arrumação
  • Viagens
    • Destinos e Viagens
    • Monumentos
  • Pensamentos
    • Pensamentos e Frases do Dia
    • Mensagens
  • Zodíaco
    • Horóscopo
    • Signos
  • Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
NCultura Notícias
  • Início
  • Língua Portuguesa
    • Português
    • Poemas e Poesia
  • Histórias
    • História de Portugal
    • Curiosidades
    • Pessoas
    • Opinião
  • Receitas
    • Aperitivos e Petiscos
    • Receitas de Carne
    • Receitas de Peixe
    • Receitas Rápidas
    • Receitas Vegetarianas
    • Sopas
    • Bolos e Sobremesas
    • Truques e Dicas
  • Lifestyle
    • Moda e Beleza
    • Animais de Estimação
    • Limpeza e Arrumação
  • Viagens
    • Destinos e Viagens
    • Monumentos
  • Pensamentos
    • Pensamentos e Frases do Dia
    • Mensagens
  • Zodíaco
    • Horóscopo
    • Signos
  • Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
NCultura Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Publicidade
Início Língua Portuguesa

Língua portuguesa: 9 erros comuns de português que deve evitar

Há diversas palavras que muitas pessoas acentuam de forma errada. Conheça algumas palavras com 9 erros comuns de português que deve evitar.

Márcio Magalhães Por Márcio Magalhães
16/09/2020
em Língua Portuguesa, Português
1
9 erros comuns de português

Língua portuguesa: 9 erros comuns de português que deve evitar

FacebookTwitterPinterestWhatsApp
Publicidade
Publicidade

Artigos Relacionados

Quando usar por que, por quê, porque e porquê

Quando usar por que, por quê, porque e porquê

Março 24, 2025
Os 10 erros ortográficos mais comuns na língua portuguesa

Os 10 erros ortográficos mais comuns na língua portuguesa

Março 22, 2025
15 palavras perdidas da Língua Portuguesa

15 palavras perdidas da Língua Portuguesa

Março 20, 2025
O significado histórico de 4 palavras à moda do Porto

O significado histórico de 4 palavras à moda do Porto

Fevereiro 3, 2025

Há diversas palavras que muitas pessoas acentuam de forma errada. Conheça algumas palavras com 9 erros comuns de português que deve evitar.

Publicidade
Publicidade

Todos devemos estar muito gratos pela língua portuguesa. Faz parte da história de Portugal. Por muito que se consiga aprender outras línguas, que nos permitam comunicar com outros povos, não há nada como a língua portuguesa. É parte da nossa identidade; é com ela que o nosso pensamento sai mais livremente, mais naturalmente.

Contudo, o entendimento que temos da língua portuguesa não é perfeito. Ela é impossível de dominar na íntegra, por isso é natural que surjam alguns erros. Parte dos erros mais comuns estão na sua incorreta acentuação. Há diversas palavras que muitas pessoas acentuam erradamente… regularmente. Quer conhecer algumas dessas palavras?

Língua portuguesa: 9 erros comuns de português que deve evitar

Há diversas palavras na língua portuguesa que são mal pronunciadas, algo que nos habituámos a fazer e que nos leva a errar na acentuação. É comum colocar acentos onde não é necessário. A troca do local certo para um acento é frequente. Também é comum colocar acentos errados em locais certos, isto é, trocar um acento grave por um agudo ou o inverso.

Por exemplo, em «logótipo», o acento dever estar no segundo “o”, mas como muitas pessoas dizem «logotípo» colocam o acento na letra “i”. Há casos em que a palavra não leva acento, mas as pessoas teimam em colocar acentos na palavra. É a esta última situação que iremos dedicar a nossa atenção neste artigo.

Publicidade
Publicidade

Leia também:

  • Língua Portuguesa: quando usar morto, matado e morrido?
  • Língua Portuguesa: palavras estranhas e incomuns
  • Língua Portuguesa: encontre 5 erros de português
  • Língua Portuguesa: escreve-se «a partir de» ou «apartir de»?

Acordos

Uma frase com esta palavra bem aplicada é a seguinte: Foram feitos diferentes acordos entre países da União Europeia.

A mesma frase com esta palavra acentuada incorretamente é a seguinte: Foram feitos diferentes acórdos entre países da União Europeia.

Ali

Uma frase com esta palavra bem aplicada é a seguinte: Põe ali o livro.

Publicidade
Publicidade

A mesma frase com esta palavra acentuada incorretamente é a seguinte: Põe o livro alí.

Anzol

É comum vermos pessoas colocar um acento na letra “o”, escrevendo “anzól”, em vez de “anzol”.

Uma frase com esta palavra bem aplicada é a seguinte: Tenho de comprar um anzol.

A mesma frase com esta palavra acentuada incorretamente é a seguinte: Tenho de comprar um anzól.

Gibraltar

Uma frase com esta palavra bem aplicada é a seguinte: Gibraltar é um território britânico ultramarino.

A mesma frase com esta palavra acentuada incorretamente é a seguinte: Gibráltar é um território britânico ultramarino.

Gratuito

Uma frase com esta palavra bem aplicada é a seguinte: Esta semana era gratuito fazer a inscrição na piscina.

A mesma frase com esta palavra acentuada incorretamente é a seguinte: Esta semana era gratuíto fazer a inscrição na piscina.

Item

Uma frase com esta palavra bem aplicada é a seguinte: Finalmente, chegou o item que encomendei.

A mesma frase com esta palavra acentuada incorretamente é a seguinte: Finalmente, chegou o ítem que encomendei.

Menu

Uma frase com esta palavra bem aplicada é a seguinte: Já viste o menu?

A mesma frase com esta palavra acentuada incorretamente é a seguinte: Já viste o ménu?

Pudico

Uma frase com esta palavra bem aplicada é a seguinte: Ele devia ter um comportamento mais pudico, mais recatado.

A mesma frase com esta palavra acentuada incorretamente é a seguinte: Ele devia ter um comportamento mais púdico, mais recatado.

Raiz

Uma frase com esta palavra bem aplicada é a seguinte: Deves cortar o mal pela raiz.

A mesma frase com esta palavra acentuada incorretamente é a seguinte: Deves cortar o mal pela raíz.

Novo acordo

Com o novo acordo ortográfico, foram adotadas novas regras, nomeadamente no que diz respeito à acentuação. Assim, existem diversas palavras que sofreram alterações.

Assim, importa reter que:

– Foram eliminados acentos que apenas serviam para diferenciar palavras que se escrevem da mesma forma, mas que têm pronúncia diferente e/ou significados distintos e/ou funções diferentes, nomeadamente palavras que passaram a escrever-se: para, pelo, pera, polo.

– O acento no ditongo «oi» também foi eliminado em palavras graves (no entanto, nas palavras agudas e monossilábicas, o ditongo «oi» continua a ser acentuado, nomeadamente, em dói ou herói). Assim, alguns exemplos de palavras graves cujos acentos foram eliminados são: troica, heroico, joia, boia.

– Nas formas verbais que terminam em «eem» também foi eliminado o acento (No entanto, os verbos «ter» e «vir» e os seus derivados continuam a ser acentuados na 3ª pessoa do plural, nomeadamente em têm / vêm). Logo, como exemplo de formas verbais que terminam em «eem», estão palavras como: creem, deem, descreem, desdeem, leem, releem, reveem, veem, entre outras.

– O acento na letra «u», no caso das terminações verbais «gue», «gui», «que» e «qui», foi também eliminado. Entre as palavras que viram o acento ser eliminado estão: averigue, oblique, argui, delinqui.

Casos especiais: dupla grafia

Contudo, devemos ter em consideração que, em alguns casos especiais, é admitida a dupla grafia. Esta tolerância surge nos seguintes contextos:

– Na 1ª pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo «dar» (nomeadamente: dêmos ou demos).

– Na 1ª pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da 1.ª conjugação (nomeadamente: passámos ou passamos; aprovámos ou aprovamos).

– Finalmente, no nome feminino que significa «molde» ou «recipiente» (isto é, forma ou fôrma).

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre a Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

Publicidade
Publicidade
Etiquetas: erros de português
Márcio Magalhães

Márcio Magalhães

Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

Próximo
Receitas com peito de frango

Receitas com peito de frango fáceis de fazer

Comentários 1

  1. Alberto Ferino says:
    5 anos atrás

    Muito obrigado pela dica! Não obstante, Angola, ainda não ter aderido ao acordo ortográfico, certas palavras acima corrigidas, deixam algumas dúvidas, exemplo a palavra raíz, penso que o acento é admicível. Pois o acento altera a pronúncia… Espero estar errado!
    Um abraço!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating





Publicidade

Subscrever Blog via email

Indique o seu endereço de email para subscrever este site e receber notificações de novos artigos por email.

Publicidade
NCultura Notícias

© 2024 ncultura
Contacte-nos em [email protected]

Navegar

  • Estatuto Editorial
  • Autores
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Língua Portuguesa
    • Português
    • Poemas e Poesia
  • Histórias
    • História de Portugal
    • Curiosidades
    • Pessoas
    • Opinião
  • Receitas
    • Aperitivos e Petiscos
    • Receitas de Carne
    • Receitas de Peixe
    • Receitas Rápidas
    • Receitas Vegetarianas
    • Sopas
    • Bolos e Sobremesas
    • Truques e Dicas
  • Lifestyle
    • Moda e Beleza
    • Animais de Estimação
    • Limpeza e Arrumação
  • Viagens
    • Destinos e Viagens
    • Monumentos
  • Pensamentos
    • Pensamentos e Frases do Dia
    • Mensagens
  • Zodíaco
    • Horóscopo
    • Signos
  • Notícias

© 2024 ncultura
Contacte-nos em [email protected]