Aprenda a fazer leite creme conventual, uma receita tradicional à moda antiga de uma sobremesa clássica irresistível! Leite creme conventual, uma receita tradicional à moda antiga de uma sobremesa clássica irresistível! O leite creme conventual é uma sobremesa com uma longa história. Este doce de colher, cremoso, assegura uma experiência singular, que agrada a diferentes paladares. Em cada colherada testemunhamos doçura e suavidade, assegurando momentos de puro deleite.
Por isso, este leite creme tornou-se numa sobremesa clássica com facilidade. No presente artigo do NCultura, iremos partilhar uma receita especial. Por isso, poderá aprender a fazer este doce reconfortante perfeito para todos os momentos.
Leite creme conventual
A receita de leite creme conventual faz parte do vasto património da doçaria conventual que adoça a boca de portugueses ao longo de séculos, deliciando várias gerações. Esta sobremesa faz parte das sobremesas da mesa de muitas famílias em momentos especiais, nomeadamente por altura das festas do ano como Natal, Ano Novo ou Páscoa. Contudo, esta sobremesa fantástica é também uma sobremesa perfeita para um almoço de família ou um evento especial em que se convida amigos.
Longe vão os tempos em que as freiras que viviam em conventos produziam receitas de doces irresistíveis. Felizmente, muitas dessas tentações deixaram de ser um segredo guardado a sete chaves. Doces como o leite creme conventual passaram a estar junto do povo, que as saboreia sempre que pode como justa homenagem à sua qualidade.
A receita que iremos partilhar consigo esteve escondida num convento durante algumas centenas de anos. No entanto, atualmente, está ao acesso de qualquer pessoa interessada. Esta receita permite-nos conhecer todos os passos para criar um leite creme conventual de excelência, feito à moda antiga.
Cada colherada nesta sobremesa é uma tentação. Esta receita de origem conventual é um produto criado com a sabedoria de quem percebia bem o que fazia e dedicava longas horas a testar técnicas e a proporcionar novos sabores. Esta é uma sobremesa tradicional feita com ingredientes tipicamente portugueses.
Esta é a receita original, feita há muito tempo. Iremos partilhar dicas e sugestões. No entanto, se fizer alterações, perde-se parte da magia da sobremesa. Continuará saborosa, mas perderá a ligação com a receita antiga que nos proporciona uma viagem no tempo.
Leite creme conventual
Ingredientes
- 12 gemas
- 300 g de açúcar
- 75 g de farinha de trigo
- 1 litro de leite
- Casca de 1 limão
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, coloque o leite num tacho e adicione a casca de limão.
- – Em seguida, leve ao lume e deixe ferver.
- – Posteriormente, retire do lume e deixe arrefecer.
- – Depois, retire a casca de limão e junte a farinha ao leite aos poucos.
- – Entretanto, bata as gemas com o açúcar até conseguir obter um creme esbranquiçado.
- – Então, adicione a gemada ao leite e leve ao lume.
- – Em seguida, com um fouet, mexa sempre até engrossar.
- – Posteriormente, coloque o leite creme numa travessa.
- – Depois, espalhe açúcar por cima do leite creme.
- – Finalmente, queime o açúcar com um ferro para deixar a marca tradicional.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais
Aprenda a preparar:
- Leite creme caseiro à moda antiga
- 10 receitas de leite creme à portuguesa
- 4 receitas da doçaria conventual que são uma tentação
Dicas específicas
- No momento de colocar a farinha no leite, faça-o em chuva e mexa bem os ingredientes para não criar grumos.
- Se preferir, pode distribuir o leite creme por taças individuais.
- Pode usar um maçarico de cozinha no momento de queimar o açúcar do leite creme.
- Apesar de ser possível alterar esta receita de leite creme conventual, essa opção implica uma fuga à receita original. Deixará de ter esta ligação histórica. A sobremesa deixará de prestar homenagem ao que foi feito nos conventos.
- Pode reduzir a quantidade de gemas de ovos. No entanto, no mínimo coloque 6.
- Se gostar do sabor, pode adicionar um pouco de essência de baunilha para dar um toque distinto.
- Pode ferver o leite com um pau de canela, se apreciar o sabor desta especiaria.