Palavras da língua portuguesa que começam pela letra “R” e que são escritas erradamente. Fuja destes erros de português que muitos cometem.
O N Cultura pretende contribuir para uma redução de erros na língua portuguesa, por isso tem vindo a publicar diversos artigos que integram uma série que visa apresentar uma breve lista com erros frequentes em palavras começadas com determinada letra.
Portanto, no total, serão publicados 26 artigos, destinando a cada artigo erros em palavras começadas com uma das letras do alfabeto, logo de A a Z. São os erros mais comuns (ou alguns dos) em palavras começadas por determinada letra do alfabeto. O presente artigo será focado na letra “R”. Pretende saber mais? Eis 6 erros de português com palavras começadas pela letra “R”.
Leia também: “Tinha pagado” e “Foi pago” são erros de português?
Erros de português com palavras começadas pela letra “R”
Raposa
Do latim rapu (“rabo”), pelo castelhano rabosa e raposa que tem o mesmo significado. É uma designação comum que é extensiva a diversos mamíferos carnívoros da família dos Canídeos, sobretudo do género Vulpes.
Na gíria académica, significa reprovação em exame. No sentido figurado, raposa é alusão a uma pessoa astuta e/ou manhosa.
É um erro escrever “rapoza”.
Ranger
Do latim vulgar ringĕre, por ringi, “rosnar”. Verbo intransitivo que significa produzir um som áspero como o do atrito de um objeto duro sobre outro. Chiar. Verbo transitivo, roçar os dentes uns contra os outros por raiva, dor, cólera, entre outras razões.
É um erro escrever “rangêr”, “ranjêr” ou “ranjer”.
Recessão
Do latim recessiōne, com o mesmo significado, de recedĕre, afastar-se. Recessão significa recuo, retrocesso. Na economia, recessão é um termo que significa uma descida do nível da atividade económica ou diminuição do seu crescimento. É ainda uma fase descendente do ciclo económico, caracterizado pela contração da produção e da procura e pela descida dos preços.
Leia também: 10 erros de português que arruínam a sua credibilidade
Na astronomia, recessão significa um afastamento progressivo das nebulosas extragaláticas, origem da hipótese do Universo em expansão.
É um erro escrever “resessão”, “resseção”, “receção”, entre outras possibilidades de erro.
Rebuliço
De re+bulício. Rebuliço significa grande bulício, mas também grande desordem e vozearia. Balbúrdia, confusão, agitação. Motim.
É um erro escrever “rebulisso” ou “rebolisso”. Não pode ser confundido com a palavra “reboliço”, que é um adjetivo que significa que tem forma de rebolo, que é arredondado, que rebola.
Regurgitar
Do latim re+gurgitāre, que é “dissipar”. Regurgitar é expelir algo pela boca (por exemplo, um alimento que já tinha sido comido e estava no estômago). Estar cheio até transbordar, extravasar.
Não se deve escrever “regrugitar”, “regrojitar”, “regurjitar” ou “regorgitar”.
Refrigerador
De refrigerar+dor. É um adjetivo que significa algo que refrigera, que torna fresco. Que acalma. Técnico que reduz a temperatura de um corpo de forma a arrefecê-lo e mantê-lo frio. Nome masculino que no Brasil significa frigorífico. Técnico, utensílio ou aparelho que serve para refrigerar.
É um erro escrever “refrijerador”, “refregerador”, ou “refrejerador”.
Está incorreta a forma “Quem tem boca “vai” a Roma” conforme está sendo considerada no quiz desta edição.
O correto é:
“Quem tem boca “vaia” Roma”.
Esse ditado surgiu quando Nero fazia barbaridades em Roma e a firma do povo protestar seria a vaia. Por isso era um clamor para quem estivesse indignado e tivesse boca a utilizasse para vaiar.
Por favor corrijam esse quiz.
Grato.
Concordo com a ORIGEM da expressão mas, atualmente, o sentido do que se quer dizer está de acordo com o quiz. Do Brasil, um abraço a todos.