Início Cultura Fuja destes erros de português com palavras começadas pela letra “R”

Fuja destes erros de português com palavras começadas pela letra “R”

Palavras da língua portuguesa que começam pela letra “R” e que são escritas erradamente. Fuja destes erros de português que muitos cometem.

Fuja destes erros de português
Fuja destes erros de português com palavras começadas pela letra “R”

Palavras da língua portuguesa que começam pela letra “R” e que são escritas erradamente. Fuja destes erros de português que muitos cometem.

O N Cultura pretende contribuir para uma redução de erros na língua portuguesa, por isso tem vindo a publicar diversos artigos que integram uma série que visa apresentar uma breve lista com erros frequentes em palavras começadas com determinada letra.

Portanto, no total, serão publicados 26 artigos, destinando a cada artigo erros em palavras começadas com uma das letras do alfabeto, logo de A a Z. São os erros mais comuns (ou alguns dos) em palavras começadas por determinada letra do alfabeto. O presente artigo será focado na letra “R”. Pretende saber mais? Eis 6 erros de português com palavras começadas pela letra “R”.


Leia também: “Tinha pagado” e “Foi pago” são erros de português?


Erros de português com palavras começadas pela letra “R”

Raposa

Do latim rapu (“rabo”), pelo castelhano rabosa e raposa que tem o mesmo significado. É uma designação comum que é extensiva a diversos mamíferos carnívoros da família dos Canídeos, sobretudo do género Vulpes.

Na gíria académica, significa reprovação em exame. No sentido figurado, raposa é alusão a uma pessoa astuta e/ou manhosa.

É um erro escrever “rapoza”.

Ranger

Do latim vulgar ringĕre, por ringi, “rosnar”. Verbo intransitivo que significa produzir um som áspero como o do atrito de um objeto duro sobre outro. Chiar. Verbo transitivo, roçar os dentes uns contra os outros por raiva, dor, cólera, entre outras razões.

É um erro escrever “rangêr”, “ranjêr” ou “ranjer”.

Recessão

Do latim recessiōne, com o mesmo significado, de recedĕre, afastar-se. Recessão significa recuo, retrocesso. Na economia, recessão é um termo que significa uma descida do nível da atividade económica ou diminuição do seu crescimento. É ainda uma fase descendente do ciclo económico, caracterizado pela contração da produção e da procura e pela descida dos preços.


Leia também: 10 erros de português que arruínam a sua credibilidade


Na astronomia, recessão significa um afastamento progressivo das nebulosas extragaláticas, origem da hipótese do Universo em expansão.

É um erro escrever “resessão”, “resseção”, “receção”, entre outras possibilidades de erro.

Rebuliço

De re+bulício. Rebuliço significa grande bulício, mas também grande desordem e vozearia. Balbúrdia, confusão, agitação. Motim.

É um erro escrever “rebulisso” ou “rebolisso”. Não pode ser confundido com a palavra “reboliço”, que é um adjetivo que significa que tem forma de rebolo, que é arredondado, que rebola.

Regurgitar

Do latim re+gurgitāre, que é “dissipar”. Regurgitar é expelir algo pela boca (por exemplo, um alimento que já tinha sido comido e estava no estômago). Estar cheio até transbordar, extravasar.

Não se deve escrever “regrugitar”, “regrojitar”, “regurjitar” ou “regorgitar”.

Refrigerador

De refrigerar+dor. É um adjetivo que significa algo que refrigera, que torna fresco. Que acalma. Técnico que reduz a temperatura de um corpo de forma a arrefecê-lo e mantê-lo frio. Nome masculino que no Brasil significa frigorífico. Técnico, utensílio ou aparelho que serve para refrigerar.

É um erro escrever “refrijerador”, “refregerador”, ou “refrejerador”.

2 COMENTÁRIOS

  1. Está incorreta a forma “Quem tem boca “vai” a Roma” conforme está sendo considerada no quiz desta edição.
    O correto é:
    “Quem tem boca “vaia” Roma”.
    Esse ditado surgiu quando Nero fazia barbaridades em Roma e a firma do povo protestar seria a vaia. Por isso era um clamor para quem estivesse indignado e tivesse boca a utilizasse para vaiar.
    Por favor corrijam esse quiz.
    Grato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.