Início Cultura Fuja destes 6 erros da língua portuguesa

Fuja destes 6 erros da língua portuguesa

Palavras da língua portuguesa que começam pela letra “V” e que são escritas erradamente. Fuja destes 6 erros da língua portuguesa.

Fuja destes 6 erros da língua portuguesa
Fuja destes 6 erros da língua portuguesa

Palavras da língua portuguesa que começam pela letra “V” e que são escritas erradamente. Fuja destes 6 erros da língua portuguesa.

O N Cultura pretende contribuir para uma diminuição dos erros na língua portuguesa, por isso tem vindo a publicar diversos artigos que integram uma série que visa apresentar uma breve lista com erros frequentes em palavras começadas com determinada letra.

Portanto, no total, serão publicados 26 artigos, destinando a cada artigo erros em palavras começadas com uma das letras do alfabeto, logo de A a Z. São os erros mais frequentes (ou alguns dos) em palavras começadas por determinada letra do alfabeto. Este artigo será focado na letra “V”. Pretende saber mais?


Leia também: Dúvidas de Português: história e estória?


Fuja destes 6 erros da língua portuguesa

Vassalagem

Do provençal vassalatge, com o mesmo significado. Vassalagem é um nome feminino referente a um estado ou condição daquele que é vassalo. Tributo ou homenagem que o vassalo deve ao seu senhor.

Sujeição, submissão. Obediência, dependência, conjunto de vassalos. Prestar vassalagem é reconhecer-se como vassalo.

Não se deve escrever “vassalajem”.

Verosímil

Do latim verisimĭle, com o mesmo significado. É um adjetivo que parece ser verdadeiro; provável. Em que não repugna acreditar, que é plausível e crível. Credível.

Não se deve escrever “verosimil”, nem “verosímel”.

Vertigem

Do latim vertigĭne, “redemoinho”. Sensação de falta de equilíbrio; tontura. No sentido figurado, pode significar tentação súbita, desejo irresistível. Pode ainda significar desvario em sentido figurado.

Não se deve escrever “vertijem”.

Voo

Derivação regressiva de voar.  É o nome masculino que significa ato ou efeito de voar, voadura. Meio de locomoção, através do ar, próprios das aves e de outros animais dotados de órgãos aliformes. Deslocação aérea de aeronaves, viagem pelo ar. Maneira de voar. Movimento rápido de um objeto pelo ar. No sentido figurado, pode significar arrebatamento, êxtase, aspiração, fantasia.

Com a adesão ao Acordo Ortográfico, o acento circunflexo que assinalava a vogal tónica fechada, foi abolido das palavras graves terminadas em “-oo”. A palavra voo não tem acento circunflexo, nem na forma verbal do verbo voar (eu voo), nem no substantivo (o voo).

Não se deve escrever “Võo”.


Leia também: Dúvidas de Português: «a partir de» ou «apartir de»?


Viagem /viajem

Viajem (com “j”) é uma forma do verbo viajar. Podendo ser a 3ª pessoa do plural do imperativo (“Viajem, por favor!”) ou 3ª pessoa do plural do presente do conjuntivo (“Que eles viajem”).

Viagem (com “g”) é um substantivo, que faz referência a uma jornada ou deslocação que se faz de um determinado ponto até outro ponto. Exemplos:

  1. Viajem, agora, para não apanharem trânsito.
  2. Coloquem os cintos e viajem em segurança!
  3. Façam uma boa viagem!
  4. Acabei de chegar de viagem.
  5. Foi uma grande viagem até aqui!

Ambas as palavras existem, mas não devem ser confundidas.

Vigente

Do latim vigente, “que está em vigor”, particípio presente de vigēre. Vigente significa que está em vigor.

Não se deve escrever “vijente”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.