Uns dizem que basta colocar o frango no forno e esperar que asse. Será mesmo assim? Confira o frango assado perfeito com os truques dos especialistas!
Preparar um bom frango assado requer que este forme uma crosta crocante por fora e que, simultaneamente, se revele tenro e suculento. Não é tão fácil como parece.
Não sendo ciência de foguetões, é importante ter conhecimento de alguns truques de forma a que o seu frango assado se revele uma experiência espacial ou especial.
Para isso, é importante contar com os conhecimentos das grandes estrelas da cozinha e de chefs famosos como Berasategui, Ramsay ou Jamie Oliver. Assim, é mais fácil conseguir o frango do churrasco ideal!
O frango assado perfeito com os truques dos especialistas
Temperos
O sal e a pimenta são indispensáveis para que o frango fique perfeito. Devemos temperar o frango por fora, mas também por dentro. Pode usar e “abusar” de ingredientes para temperar, como açafrão, coentros, gengibre, cominhos em pó.
Se misturar estes ingredientes com molhos, nomeadamente de tomate, de iogurte, com sumo de limão, então tornará o seu frango irresistível. Esfregue bem o frango em todos os cantos (use luvas) e deixe descansar por algumas horas, antes de levar ao forno.
Leia também:
- Como fazer frango assado no forno de comer e chorar por mais
- As 4 melhores receitas de frango assado
- 4 receitas de frango assado suculentas e deliciosas
Cavidade
Um velho truque é colocar um limão cortado no meio, na cavidade do frango. Pode também colocar uma laranja cortada ou uma cebola cortada em duas metades, além de usar os outros temperos todos.
O truque da manteiga na pele
Prepare a manteiga com sabor (com alho e salsa ou outros sabores a gosto). Coloque-a entre a pele e a carne do frango, nomeadamente no peito, para que derreta com o calor do forno e o frango fique suculento.
Uma pele crocante
Martín Berasategui é um chef espanhol com estrelas Michelin. Este famoso chef recomenda que não se salgue o frango por fora (apenas deve ser feito por dentro), pelo menos até que fique crocante, pois o sal atrai a humidade e fará com que a pele cozinhe, não ficando assada como se pretende.
Colocação no forno
Pré-aqueça o forno a 180 graus com uma caçarola dentro. Depois de atingir a temperatura, retire a caçarola e coloque o frango dentro dela, mas faça-o descansando de lado, ou seja, na asa e na coxa.
Assim, se a caçarola estiver muito quente, a pele selará imediatamente, o que deixará a carne bem crocante. Nessa posição, ele deve assar por 15 minutos.
Depois, tire, vire o frango e faça-o repousar do lado oposto e aguarde mais 15 minutos no forno. A seguir, coloque o frango com o peito virado para cima e deixe assar por mais 10 minutos. Finalmente, coloque o lado do peito virado para baixo, por mais 8 minutos.
Colocar freio
Para fazer o frango assado perfeito, tem de o assar com freios (isto é, amarrado) pode até deixá-lo mais bonito, pois as coxas e as asas ficam bem presas ao corpo. Porém, essa pode não ser a melhor opção.
O chef Blumenthal revela que esta técnica impede que algumas partes do frango cozinhem bem, nomeadamente a parte interna das coxas.
Temperatura e tempo
É importante pré-aquecer o forno, colocando-o a 180-200 graus, e manter essa temperatura pelo tempo adequado ao tamanho do frango. Pode demorar uma hora ou talvez um pouco mais, se for um frango mais pesado.
Primeiro, o frango deve assar a uma temperatura muito baixa (90 graus), por uma hora e meia. Após esse tempo, deve descansar por 45 minutos e, depois, deve ir a assar mais uma vez, à temperatura máxima, mas por apenas mais 10 minutos, para que fique corado e a pele fique crocante.
Os sucos e o molho
É um erro frequente encher a travessa onde o frango será assado com água, vinho ou outro líquido. Assim, o frango vai cozinhar mais do que assar. Convém ter algum líquido, mas sempre em pequena quantidade.
Corte
Faça cortes muito simples, cortando o frango em seis peças. Primeiramente, coxa e coxa e, depois, as duas asas e o peito.
NCultura
Se leu “O frango assado perfeito com os truques dos especialistas” e gostou, reaja a ele e faça um comentário!
Se tem neste tema um particular interesse, conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura.
Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…