Início Saúde Folhas de louro: benefícios e como usar

Folhas de louro: benefícios e como usar

Certamente que já usou folhas de louro nas suas refeições do dia-a-dia. Saiba todas as vantagens das folhas de louro para a sua saúde e organismo.

Folhas de louro
Folhas de louro: benefícios e como usar

Certamente que já usou folhas de louro nas suas refeições do dia-a-dia, para temperar os alimentos e dar-lhes um sabor único e distinto. Porém, hoje não vimos propriamente falar-lhe de culinária, mas antes das propriedades medicinais e benéficas para a saúde destas super folhas. É verdade, as folhas de louro são mesmo capazes de melhorar vários aspetos do nosso corpo e, por isso, devem ser incluídas, sempre que possível, na nossa dieta diária. Além de utilizadas em temperos, molhos ou outros cozinhados, as infusões de louro também são muito populares, já que têm resultados ótimos, no combate a algumas enfermidades. Fique a saber.


Leia também: Ovos: descubra propriedades e benefícios deste alimento


Folhas de louro
Folhas de louro: benefícios e como usar

Folhas de louro: benefícios e como usar

As folhas de louro pertencem à família das lauráceas e são usadas na culinária desde a Antiguidade. A sua origem pode ser a Ásia Menor e toda a região do Mediterrâneo.

Estas folhas caracterizam-se por ser grossas, elípticas, muito brilhantes e de cor verde escura. O seu aroma é bastante agradável e, por isso, ótimo para combinar com uma série de pratos. Pode utilizar as folhas frescas ou secas.

Folhas de louro
Folhas de louro: benefícios e como usar

Propriedades e benefícios

– As folhas de louro são ricas em minerais e vitaminas, excelentes para a saúde. Além disso, este ingrediente contém ativos voláteis, como a-pineno, beta-pineno, mirceno, limoneno, linalol, metil-chavicol, neral, acetato de geranil, eugenol e chavicol. Todas estas substâncias têm propriedades anti-séticas, antioxidantes e digestivas.

– Principalmente as folhas de louro frescas têm muita vitamina C, um antioxidante que ajuda a eliminar os radicais livres do organismo e que funciona como um estimulante imunológico que acelera a cicatrização de feridas.

– Além da C, o louro também é uma importante fonte de vitamina A, um antioxidante natural bom para a visão, para a pele e para a cavidade oral.

Folhas de louro
Folhas de louro: benefícios e como usar

– Este tempero contém vitaminas como niacina, piridoxina, ácido pantotênico e riboflavina, compostos de vitamina B que ajudam na síntese de enzimas, na função do sistema nervoso e na regulação do metabolismo do corpo.

– Outra vantagem do louro é o facto dele possuir ácido fólico. O folato ajuda na síntese do ADN e evita danos no tubo neural no beb.

– Estas folhas ainda são uma importante fonte de minerais como cobre, manganês, ferro, zinco, magnésio e potássio. Este último ajuda a controlar o bom funcionamento da tensão e do coração. O manganês e o cobre estimulam a ação da enzima antioxidante superóxido dismutase, enquanto o ferro contribui para a produção de glóbulos vermelhos.


Leia também: Descubra o que acontece se comer uma colher de sopa de Açafrão por dia


Folhas de louro
Folhas de louro: benefícios e como usar

Usos medicinais e curativos

As folhas de louro têm propriedades adstringentes, diuréticas e estimulantes do apetite. Além disso, algumas infusões de louro são capazes de aliviar úlceras estomacais, flatulência e cólicas.

O ácido láurico é ainda capaz de funcionar como repelente de insetos. Já os componentes do óleo essencial de louro são capazes de ajudar no tratamento da artrite, das dores musculares, da bronquite e da gripe.

Para combater a dor nas articulações, experimente ferver um litro de água com 10 gramas de folhas de louro e aplique, já morno, na zona corporal que dói.

Folhas de louro
Folhas de louro: benefícios e como usar

Seleção e conservação

As folhas de louro podem ser apanhadas e secas naturalmente à sombra da luz solar direta, de modo a conservar os seus óleos essenciais voláteis. As folhas podem ser guardadas por um ano. Nas grandes superfícies, pode encontrar-se louro desidratado, seco e triturado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.