Início Viagem Destinos Férias: dicas para poupar nas viagens de verão

Férias: dicas para poupar nas viagens de verão

Conhecer a Europa e o resto do mundo poupando o máximo de dinheiro possível. Conheça as nossas dicas para poupar nas viagens de verão.

dicas para poupar nas viagens
Férias: dicas para poupar nas viagens de verão

Férias: dicas para poupar nas viagens de verão

Conhecer a Europa e o resto do mundo é fantástico e, melhor ainda, se conseguir fazê-lo poupando o máximo de dinheiro possível. Conheça as nossas dicas para poupar nas viagens de verão.

Uma das melhores experiências que se pode ter na vida é, sem dúvida, viajar. E viajar pode contribuir para inúmeras vivências que podem ir ou não ao encontro das nossas sensibilidades. Podemos lançar desafios a nós mesmos e explorar dimensões que nos obrigam a sair da nossa zona de conforto ou, simplesmente, irmos em busca do que pretendemos, do que sabemos que gostamos ou achamos gostar.

Por exemplo, quem não é muito ousado ou desportivo, pode organizar uma viagem, considerando algumas atividades radicais e, assim, desafiar-se; ou, quem gosta de ir aos limites, pode também optar por umas férias mais tranquilas, em contacto com a natureza, o mar, a paisagem e a reflexão.

Férias: dicas para poupar nas viagens de verão

Planificar

Fazer um planeamento organizado e rigoroso é sinónimo de grande poupança. É sensato e economicamente saudável fazer as reservas com alguma antecedência. Recomendamos que reserve a sua viagem pelo menos dois meses antes de a iniciar, pois irá conseguir melhores preços.

Férias: dicas para poupar nas viagens de verão

Limpar o histórico de pesquisas

Os chamados cookies permitem que determinado site faça um rastreamento das suas pesquisas e interesses. Por isso, é sensato que faça uma limpeza à cache do browser ou, então, que navegue, simplesmente, em formato privado, de forma a ter uma pesquisa limpa.

Muitos sites, ao detetarem que procurou voos e ainda não reservou, usam essa informação e aumentam os valores das viagens que sabem ser interessantes para si. Portanto, a melhor forma é pesquisar sempre sem registo do histórico, ou seja, de forma incógnita.

Férias: dicas para poupar nas viagens de verão

Escolher bem o destino

Todos nós ficamos encantados com cidades populares que vemos na televisão e que nos dizem ser de visita obrigatória. Contudo, normalmente, esses mesmos destinos são mais caros, como é o caso de grandes urbes como Nova Iorque, Paris, Londres ou Los Angeles. Apesar de proporcionarem excelentes férias, elas podem representar um rombo no orçamento.

A Europa e o resto do mundo possuem inúmeras cidades que, não sendo tão populares, proporcionam momentos absolutamente memoráveis.

A Skytrax World Airport Awards divulgou uma lista dos melhores aeroportos low cost no mundo – Aeroporto de Kansai (Japão); Aeroporto de Tóquio Narita; Aeroporto de Melbourne; estão entre as opções referidas. Logo, poderá ser uma opção sensata considerar estas informações, na hora de agendar a sua próxima viagem de sonho.

Férias: dicas para poupar nas viagens de verão

Conhecer bem o destino

É frequente cairmos no erro de marcarmos uma viagem para um dado destino, sem nos informarmos sobre aquilo que se passa nessa cidade, durante o período em que lá vamos passar férias.

Existem inúmeros acontecimentos que podem desencadear uma subida substancial nos preços a pagar por uma estadia: conferências, colóquios, palestras, festas, concertos, festivais e outros eventos (desportivos, culturais, etc.).

Pode parecer um preciosismo, mas com essa informação, marcar a viagem para uma semana antes ou depois de um acontecimento desses, pode fazer uma grande diferença nos preços a pagar.

dicas para poupar nas viagens
Férias: dicas para poupar nas viagens de verão

Reservar por mais tempo

Se tiver disponibilidade, opte por fazer férias alargadas. Fica mais barato, reservar mais dias. Quantos mais longa for a reserva, mais provável é que tenha um custo mais acessível por dia. Essa longevidade da estadia pode até levar a outras vantagens.

Uma maior proximidade com as pessoas com quem partilhará parte do seu quotidiano pode levar a maravilhosas surpresas: ofertas de cortesia, criação de amizades, presentes, entre outros benefícios.

dicas para poupar nas viagens
Férias: dicas para poupar nas viagens de verão

Receber compensação por atrasos

Todos já soubemos de pessoas que ficaram retidas nos aeroportos, por atrasos nos voos. Devemos sempre ter em conta que temos que respeitar os direitos dos outros, mas também saber reivindicar quando os outros colocam em causa os nossos. Os atrasos são frequentes, principalmente no verão e entre os destinos mais populares.

O que poucos sabem é que, quando o atraso é superior a 3 horas, é possível solicitar uma compensação que pode atingir os 600€ por pessoa. A companhia aérea fica responsável pelo pagamento dessa compensação. Aqui, poderá confirmar se é possível obter compensação e de quanto ela será.

dicas para poupar nas viagens
Férias: dicas para poupar nas viagens de verão

Viajar a meio da semana

Os dias do meio da semana são mais baratos. O fim-de-semana ou o “fim-de-semana alargado” (sexta-feira, sábado, domingo e segunda-feira) são os dias mais desejados para realizar as viagens e, por isso, mais caros.

Assim, compensa realizar as viagens a meio da semana, isto é, às terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras. Os aeroportos vivem horas menos frequentadas nesses dias da semana, o que traz diversas vantagens.

dicas para poupar nas viagens
Férias: dicas para poupar nas viagens de verão

Economizar nas taxas de bagagem

As taxas de bagagem podem encarecer e muito uma viagem. Viajar com excesso de bagagem, para lá de não ser prático, revela-se dispendioso.

Assim, é sensato viajar com menos peso, pois para além de ser bem mais rápido, evita perder tempo em filas de espera para recolher a mala. Além disso, é menos provável a perda de bagagem, o que leva sempre a grandes transtornos e que pode mesmo estragar as férias.

dicas para poupar nas viagens
Férias: dicas para poupar nas viagens de verão

Gestão inteligente no hotel

Optar por um hostel revela-se, normalmente, como a opção mais económica. No entanto, apesar de estes oferecerem cada vez mais um melhor serviço, há muitas pessoas que privilegiam a privacidade do hotel à poupança do hostel.

Por vezes, os hotéis possuem grandes tentações. Os pequenos frigoríficos, por exemplo, devem ser encarados como mini estátuas a não mexer, já que levam a um desperdício monetário que não compensa.

Outro aspeto importante é ficar a conhecer bem os tipos de quarto do hotel em questão, pois por vezes eles oferecem diversos serviços que, não sendo necessários, escusa de os pagar. As diferentes taxas destinadas a cada quarto estão relacionadas com o seu tamanho, mas também com outras características, como acesso à internet; número de canais disponibilizados; localização do quarto em patamares superiores; ter ou não varanda;…). Assim, quanto maior conhecimento obtivermos sobre o hotel e o quarto que reservamos, melhor podemos negociar as condições de alojamento.

dicas para poupar nas viagens
Férias: dicas para poupar nas viagens de verão

Divertir-se!

Todos nós esquecemos com frequência de que para nos divertirmos, não é preciso gastar muito dinheiro. Optar por ir a museus, festas, concertos, eventos desportivos é importante, mas conhecer os encantos locais é frequentemente subvalorizado.

O convívio com os residentes pode, muitas vezes, tornar-se o ponto alto das suas férias. Para além de se poder conquistar amizades para a vida, é comum ficarem a conhecer-se estórias absolutamente maravilhosas.

Se gostou deste artigo também poderá gostar de:


É portuguesa uma das 10 cidades pequenas mais românticas da Europa

É português um dos 10 destinos mais sinistros para viajar estas férias

É português um dos 15 locais desconhecidos e surpreendentes

9 países fantásticos onde ninguém vai
_


OUTROS ARTIGOS QUE LHE PODEM INTERESSAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.