Início Cultura Língua Portuguesa: estenção, estensão, extensão ou extenção?

Língua Portuguesa: estenção, estensão, extensão ou extenção?

A língua portuguesa é vasta em curiosidades e extraordinariamente rica em particularidades que fazem com que, à mínima desatenção, se cometam pequenos erros.

extensão
Língua Portuguesa: estenção, estensão, extensão ou extenção?

A língua portuguesa é vasta em curiosidades e extraordinariamente rica em particularidades que fazem com que, à mínima desatenção, se cometam pequenos erros.

A língua portuguesa possui algumas “armadilhas” que obrigam a atenção redobrada, como é o caso das muitas palavras homófonas, homógrafas, homónimas e, ainda, parónimas, todas elas férteis na suscitação de dúvidas e confusões. A proximidade (ou não) de grafia, significado e fonética tem como consequência a formação de alguns mal-entendidos.

Tudo isto leva a que, por vezes, se confundam palavras ou que se perca a confiança sobre a palavra certa a usar em cada contexto. Por vezes, fruto do conhecimento de várias palavras semelhantes, acabamos por crer na existência de palavras que, na verdade, não existem.

Uma dúvida que surge com frequência é, por exemplo, se devemos escrever estenção, estensão, extensão ou extenção. Mas sobre isto, a resposta vem já de seguida.


Leia também: Dúvidas de Português: o que é um pangrama?


Língua Portuguesa: estenção, estensão, extensão ou extenção?

Tenhamos em atenção o seguinte exemplo:

1 – O túnel do Marão possui grande estenção.

2 – O túnel do Marão possui grande estensão.

3 – O túnel do Marão possui grande extensão.

4 – O túnel do Marão possui grande extenção.

Qual das seguintes frases está escrita corretamente?

Apenas a frase nº 3 não tem erros ortográficos. Isto, porque as palavras estenção, estensão e extenção não existem.

Assim, a forma correta é a exposta na frase 3. Dividindo por sílabas, a palavra correta é ex-ten-são, devendo colocar-se x na primeira sílaba e s na terceira.

A palavra «extensão»

Definição

Qualidade daquilo que é extenso. A definição deste termo possui grande abrangência, pois pode referir-se ao espaço ocupado por determinado corpo ou ao comprimento, dimensão ou duração de algo.

A palavra pode, também, ser usada no sentido de gravidade ou alcance de algo (“Ainda não sabemos a extensão da tragédia.”) ou no sentido de prolongamento (“O Sr. Esteves solicitou uma extensão da sua estadia”). Existe, ainda, a extensão enquanto objeto (“Comprei uma extensão com 6 tomadas e que possui 6 metros).

Exemplos

– “A extensão dum campo de futebol é superior à extensão dum campo de andebol.”

– “A extensão da muralha da China é surpreendente.”

– “A tese da Maria é boa, mas a sua conclusão possui uma extensão desapontante.”

– “Pelo que li numa revista, chego à conclusão de que a extensão da minha piscina é superior à extensão da piscina do Cristiano Ronaldo.”

– “A licenciatura do João tem uma extensão de 3 anos.”


Leia também: Dúvidas de Português: o que é uma tautologia?


Nota:

Tendo a palavra «extensão» como significado ação de estender, devemos ter em atenção que a forma verbal já deve ser escrita “s” e não com “x”. Contudo, as palavras cognatas de extensão são todas redigidas com “x” na primeira sílaba, caso de: extensível; extenso; extensivo; extensor; extensibilidade; entre outras.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo deste artigo. O seu propósito é esclarecer algumas dúvidas, de forma a assegurar que mais pessoas falem de forma mais adequada. Aproveite para explorar alguns dos outros artigos dedicados à Língua Portuguesa disponíveis aqui, no NCultura.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.