Fique a conhecer todos os encantos deste local verdadeiramente fascinante. A Quinta da Regaleira faz-nos sonhar e viver um autêntico conto de fadas.
Portugal tem diversas atrações de norte a sul, além das ilhas. Alguns destinos revelam tantas qualidades que os torna particularmente atrativos para a realização de uma escapadinha ou de uma visita relâmpago.
A Quinta da Regaleira revela-se uma atração imperdível de Sintra, um dos destinos mais encantadores do país. Fique a conhecer todos os encantos da famosa Quinta da Regaleira, um local verdadeiramente fascinante.
Quinta da Regaleira: Este local é um autêntico conto de fadas perto de Lisboa
Localização
A Quinta da Regaleira está situada em pleno Centro Histórico de Sintra. Trata-se de um espaço encantador que revela um espírito romântico. A experiência de encontrar este ambiente idílico é memorável.
Este é um local mágico, com muitos segredos, alguns associados a uma ordem religiosa misteriosa, a Ordem dos Templários. Por isso, visitar este local místico revela-se algo verdadeiramente imperdível!
Espaço romântico
Em Sintra, encontram-se alguns dos palácios mais fantásticos de Portugal, como o Palácio Nacional da Pena, o Palácio de Monserrate e a Quinta e o Palácio da Regaleira. Esta parte do país pode ser considerada um dos berços da arquitetura romântica na Europa.
O Palácio da Pena e o de Monserrate, mais a Quinta da Regaleira, tornam Sintra numa das vilas mais românticas do planeta.
A construção
A Quinta da Regaleira foi construída entre 1904 e 1910. Este espaço encantador foi um sonho tornado realidade para António Augusto Carvalho Monteiro, pessoa que idealizou a sua construção.
Foi no derradeiro período da monarquia que a Quinta da Regaleira foi construída, tendo sido projetada pelo arquiteto e cenógrafo Luigi Manini.
O homem
António Augusto Carvalho Monteiro foi o fundador da Quinta da Regaleira. Este homem era bastante rico, o Monteiro dos Milhões (como era apelidado) era detentor de uma fortuna prodigiosa.
António Augusto Carvalho Monteiro apresentava uma rara sensibilidade. O seu
espírito científico e a sua elevada cultura geral ajudaram a fazer a diferença no mundo em que se movia. A sua mente era curiosa e a sua alma era filantrópica.
Este homem singular conseguiu dar vida a um cenário que mais parece retirado do imaginário dos seres mais criativos. A Quinta da Regaleira apresenta-nos um mundo mágico que apenas costumamos ver nos contos infantis.
Trabalho meticuloso
A Quinta da Regaleira é o resultado do trabalho de perfecionistas. Tudo foi pensado ao pormenor. A sua construção revela que cada detalhe foi bem pensado, porque tudo se conjuga na perfeição.
Na Quinta da Regaleira, está criado um ambiente singular que conjuga sensualidade e romantismo, qualidades inebriantes que fazem com que os visitantes deste espaço se apaixonem a cada instante por cada elemento.
Riqueza singular
A Quinta da Regaleira apresenta um conjunto de qualidades que nos faz-nos constatar que António Augusto Carvalho Monteiro não poupou, investindo em quantidade para criar algo magnífico.
São muitas as atrações. O tipo de arquitetura escolhido impressiona. A Quinta da Regaleira apresenta-se nos estilos neo-manuelino e renascentista. A arte que encontramos no palácio seduz.
Os jardins são encantadores. A capela é um elemento especial que surpreende. Há ainda a destacar a presença de diferentes edificações da Quinta da Regaleira que se integram perfeitamente criando um cenário que se associa a um Éden dos tempos modernos.
Experiência
A oportunidade de visitar a Quinta da Regaleira revela-se um convite para se entrar num mundo imaginário. No entanto, quando se está lá, faz-nos desejar que todo o mundo real fosse assim.
Por isso, este local desperta-nos o desejo de querer ficar por lá para sempre. Quem visita a Quinta da Regaleira não vai querer sair de lá.
Momento histórico
Em março de 1997, acontece um momento histórico relevante para a Quinta da Regaleira, uma vez que ela foi adquirida pela Câmara Municipal de Sintra. Nesta Quinta, encontra-se presente a sede social da Fundação CulturSintra.
Neste espaço, apresenta-se um vasto programa de conservação e recuperação patrimonial. Além disso, por aqui, realizam-se diversas atividades turísticas e culturais.
Partir à descoberta
Ao longo da visita, poderá descobrir que na Quinta da Regaleira estão presentes vários géneros arquitetónico. Existe a opção de fazer uma visita livre e seguir o mapa livremente, descobrindo os segredos da Quinta da Regaleira com toda a tranquilidade.
No entanto, para uma experiência acompanhada por pessoas informadas, deve escolher realizar uma visita guiada.
Encantos
Independentemente da sua opção, a experiência será seguramente inesquecível. Haverá surpresas em cada recanto da Quinta da Regaleira. Apesar dos diversos pormenores que nos deslumbram, há neste espaço pontos de paragem obrigatórios. São as atrações imperdíveis a que todos os que visitam estes espaço ficam rendidos.
Principais atrações
O Palácio
Na Quinta da Regaleira, o palácio tem o merecido destaque. Esta construção invulgar é constituída por várias salas. As salas do palácio podem ser visitada e proporciona experiências distintas.
Entre as salas mais emblemáticas, destaca-se a sala da caça, a sala da renascença, a sala do fumo, a sala dos reis e a sala da música. Estes espaços apresentam uma beleza deslumbrante.
O Palácio encontra-se rodeado por uma vegetação luxuriante. Este espaço vai revelando aos visitantes numa sucessão de locais repletos de magia e de segredos. Há mistérios por resolver em diversos recantos.
Existem múltiplas referências a momentos e figuras históricas e mitológicas, nomeadamente Olimpo, Virgílio, Dante, Camões. Além disso, também se destaca a missão templária da Ordem de Cristo.
A Capela
Este templo permite-nos descer à cripta e conduz-nos aos jardins, após uma escadaria em espiral. Esta é uma das atrações da Quinta da Regaleira, por isso a Capela da Santíssima Trindade revela-se uma atração imperdível.
O Poço Iniciático
Um dos espaços mais fascinantes da Quinta da Regaleira é o Poço Iniciático. Este local é icónico. Trata-se de um espaço associado a diversos mistérios. O seu nome está ligado ao facto de se acreditar que este local era utilizado em rituais de iniciação à maçonaria.
O Poço Iniciático consiste numa galeria subterrânea, destacando-se a escadaria que foi criada em espiral. A escadaria encontra-se sustentada por colunas esculpidas.
A beleza do cenário é imbatível e icónica. A escadaria apresenta nove patamares que se encontram separados entre si por lanços de 15 degraus cada. Por aqui, são invocadas referências a Dante e à sua Divina Comédia.
Há pessoas que sugerem que os 9 patamares representam os nove círculos do Inferno, do Paraíso ou do Purgatório.
Destaca-se ainda a presença de uma rosa dos ventos no fundo do poço. Ela encontra-se embutida, em mármore, estando presente sobre uma cruz templária. Esta cruz é em tudo semelhante à da Ordem Rosacruz.
Curiosamente, ou talvez não, a primeira vez que esta ordem é exposta foi na Divina Comédia de Dante.
A presença de diversos túneis e galerias permite ligar o Poço Iniciático da Quinta da Regaleira a outros pontos da propriedade, nomeadamente à Entrada dos Guardiães, ao Lago da Cascata ou ao Poço Imperfeito. As qualidades ímpares tornam este espaço imperdível.
Outras atrações
A riqueza da Quinta da Regaleira é incrível, por isso, só podemos explorar uma pequena parte das atrações que se encontram neste local fascinante. Existem por aqui muitos outros pontos de interesse que mereciam ser aprofundados, apresentados com todos os detalhes, tais como:
- Casa da Renascença;
- Patamar dos Deuses;
- Capela;
- Estufa;
- Gruta do Labirinto;
- Lago;
- Loggla;
- Casa dos Ibis;
- Gruta de Leda;
- Torre da Regaleira;
- Fonte da Abundância;
- Oficina das Artes;
- Zigurate;
- Lago da Cascata;
- Patamar do Ténis;
- Gruta do Oriente;
- Aquário;
- Portal dos Guardiães;
- Poço Imperfeito,
- Poço Iniciático e Gruta da Virgem;
Leia também:
- Jardins da Quinta das Lágrimas, um dos jardins mais bonitos de Portugal
- 13 castelos saídos de um conto de fadas
- 15 aldeias de contos de fadas no Norte de Portugal
Serviços
A Quinta da Regaleira apresenta um serviço de guias. Este local também disponibiliza uma cafetaria/restaurante que tem uma esplanada agradável e uma loja. Atualmente, estão a ser desenvolvidos projetos para a criação de um centro de documentação e uma biblioteca.
Também estão a ser desenvolvidos ateliers pedagógicos nas áreas da educação ambiental e cultural. A Quinta da Regaleira também coloca à disposição vários espaços (quer no exterior, quer no interior do Palácio). Estes espaços podem ser disponibilizados seja para a realização de reuniões, seja para a realização de eventos de caráter sócio-cultural.
Recomendações
De modo a poder desfrutar da Quinta da Regaleira da melhor forma, deve usar vestuário e calçado adequados, confortáveis, para que o passeio seja uma experiência agradável. Tenha em conta que a serra de Sintra é famosa por ser um local mais frio, por isso, não deve esquecer-se de levar um agasalho.
Permissões e proibições
Naturalmente, todos os que visitam este espaço querem tirar algumas fotografias. Tal poderá ser feito. No entanto, existem algumas limitações. No interior do palácio, as fotos com flash não são permitidas. Além disso, também não é permitido filmar.
Neste espaço, não se pode usar tripé, nem drones. Neste local, também não é permitido fumar, nem estar acompanhado de animais. No interior de alguns dos espaços da Quinta da Regaleira, até os carrinhos de bebé poderão ser impedidos de circular. Neste local, também são proibidos os “comes e bebes”. Só se pode comer e beber na cafetaria que se encontra disponível precisamente para esse efeito.
Se passar por Sintra, tenha em conta que deve fazer uma visita à Quinta da Regaleira, este é um espaço absolutamente a não perder.
Informação útil
Preçário
O preço dos bilhetes para visitar a Quinta da Regaleira é o seguinte:
Crianças até aos 5 anos e séniores com mais de 80 anos: entrada gratuita
Dos 6 aos 17 anos e dos 65 aos 79 anos: 5 euros
Bilhete geral: 10 euros
Quinta da Regaleira
Morada: Quinta da Regaleira, 9, 2710-567 Sintra, Portugal
Localização GPS 38°47’45.15″N – 9°23’50.21″O
Contactos: (+351) 219 106 650 / [email protected] / [email protected]
Horários
De abril a 30 de setembro:
- Abertura às 9h30 e encerramento às 19h00.
De 1 de outubro a 31 de março:
- Abertura às 9h30 e encerramento às 17h00.
Nota: Ao longo de todo o ano, o Palácio, a Capela e espaços de exposição encerram meia hora antes da Quinta. A Quinta da Regaleira encerra nos dias 24 e 25 de dezembro e 1 de janeiro.
Adoro! Mágico!