Portugal tem o melhor peixe do mundo e não são só os portugueses a achá-lo. Fique a saber o que dizem sobre nós e nosso peixe, além-fronteiras.
Não é preciso saber muito nem conhecer muito sobre a história do nosso país, para saber que a sua localização foi sempre responsável por uma forte ligação ao mar e à pesca.
Esta última constitui, até hoje, uma atividade económica importante, sendo Portugal um dos povos europeus com maior consumos de pescado per capita.
Os benefícios para a saúde e a tradição gastronómica ligada a este alimento são duas das razões para este ser um alimento sempre presente e bem na mesa da maioria dos portugueses.
É português o melhor peixe do mundo (e não somos nós que dizemos!)
Não, não vamos falar de nenhuma espécie de pescado em específico e elegê-la como melhor do mundo. Vamos, simplesmente, citar a opinião veiculada nos últimos anos por muitos e muitos chefs de cozinha que têm afirmado que o melhor peixe do mundo é mesmo o português.
Uma das riquezas do pescado nacional é, segundo o chef Luís Baena, a diversidade de espécies que se apresenta com a melhor qualidade e frescura, todo o ano.
Ferran Adriá – que é “só” o chef do super aclamado El Bulli -, considera o peixe e o marisco portugueses simplesmente os melhores do mundo. Escusado será dizer que quando o chef partilhou esta sua opinião com o Expresso, em 2011, todo o “mundo” ficou de olhos postos no nosso país e no produto da sua pesca.
A este grande nome da gastronomia internacional, juntou-se o também enorme chef Thomas Keller, de Nova Iorque, o único com três estrelas Michelin em dois restaurantes diferentes. Keller afirma mesmo que não come outro peixe, senão o português.
Se ainda houver dúvidas acerca da fama do peixe português, bastará dizer que os restaurantes mais reconhecidos nos Estados Unidos da América, Rússia, Itália, Suíça, entre outros, trabalham essencialmente com peixe oriundo de Portugal.
Por exemplo, um dos restaurantes nova-iorquinos, considerado por muitos o melhor dos EUA, importa diariamente peixe português para a confeção dos seus pratos.
Portugal Figura de Proa – Rota do Peixe Português
Impulsionado por este reconhecimento, o nosso país criou em 2016 o projeto “Portugal Figura de Proa”, dentro do qual se insere a “Rota do Peixe Português”, onde são dados a conhecer os melhores peixes de cada região, formas de confeção e locais para experimentar o melhor pescado.
Vantagens e benefícios da ingestão regular de peixe
– Fácil digestão;
– Baixos níveis de colesterol;
– Elevados níveis de lisina, essenciais ao bom crescimento infantil;
– Rico em vitamina A, D e E;
– Rico em ómega 3, capaz de prevenir uma série de doenças.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
Receita. Aprenda a fazer Caldo Verde à portuguesa
Receita original de Bacalhau à Zé do Pipo, uma delícia
Gostei do peixe