Início Cultura Dúvidas de Português: regras para palavras com Z

Dúvidas de Português: regras para palavras com Z

Evite cometer erros graves e saiba que palavras se escrevem com a letra Z. Conheça um conjunto de regras que o ajudará a escrever melhor palavras com Z.

palavras com Z
Dúvidas de Português: regras para palavras com Z

Evite cometer erros graves e saiba que palavras se escrevem com a letra Z. Conheça um conjunto de regras que o ajudará a escrever melhor palavras com Z.

Todos nós, ao longo da nossa vida, vamos cometendo alguns erros que estão na origem de momentos verdadeiramente embaraçosos. Por isso, é saudável considerar esses episódios como uma ocasião para aprendizagens úteis e para trabalhar na nossa evolução, no nosso desenvolvimento.

Muitos desses episódios podiam ter sido evitados, se déssemos toda a nossa atenção à professora de português. Mas, à medida que crescemos e nos tentamos estabelecer no mundo profissional, temos de ter em conta que progredir na carreira é sinónimo de grande dedicação. Por isso, é crucial dedicarmos as nossas energias em melhorar e recorrer às mais variadas ferramentas de trabalho. Uma das mais importantes é, sem dúvida, a língua portuguesa.

Na língua portuguesa, existe um conjunto de regras que permite uma melhor compreensão do português. Entre os erros mais comuns cometidos no nosso quotidiano está a troca de letras com sonoridade semelhante (como “m” e “n” ou “g” e “j”, ou “s”, “ss”, “c”, “z”). Portanto, aqui fica um conjunto de regras que o ajudarão a compreender melhor quando deve usar a letra “z”.

Dúvidas de Português: regras para palavras com Z

Há palavras que possuem o som “z”, mas não são escritas com o grafema “z”. O fonema “z” pode ser representado pelos grafemas “s” e “x”, o que origina muitas dúvida e erros.

Algumas palavras escritas com (grafema) X com som (fonema) Z são: exagero; exame; exato; exausto; executar; exemplo; exibir; êxito; exorcizar; exótico; entre outras.


Leia também: Dúvidas de Português: história e estória?


Algumas palavras escritas com (grafema) S com som (fonema) Z são: análise; casamento; catalisador; colisão; conclusão; crise; curiosidade; desejo; desenho; pesquisa; tesoura; visita; paisagem; usuário; entre outras.

Regras para o uso da letra “z”

1 – Devemos usar z em palavras derivadas de outras escritas com “z” no radical.

Exemplos:

Cicatrizar (de cicatriz), deslizar (de deslize); enraizar (de raiz); razoável (de razão); envernizar (de verniz).

2 – A letra “z” surge na sequência do desenvolvimento de palavras latinas, que perdem as letras “t” ou “c”.

Exemplos:

Avareza (termo que vem de avaritia); cozer (significa cozinhar, vem do termo cocere); dizer (vem do termo dicere); fazer (vem do termo facere); prazer (vem do termo placere).

3 – Surge na sequência de “a” que inicia palavra.

Exemplos:

Azáfama, azagaia, azálea, azar, azedo, azedume, azeite, azeitona, azémola, azenha, azevinho, azia, aziago, ázimo, azimute, azinheira, azo, azul, azulado, azulejo.

Nota: Existem, no entanto, algumas exceções que devem ser levadas em conta, tais como: asa (e outras palavras provenientes desta); Ásia (e outras palavras provenientes desta); asilo (e outras palavras provenientes desta); asinha (significando depressa) e asinino.

4 – Na maior parte dos substantivos abstratos com sufixo “eza” ou “ez”

Exemplos:

  • Avareza, destreza, beleza, fraqueza, franqueza, frieza, leveza, magreza, moleza, pobreza, proeza, pureza, riqueza, rudeza.
  • Rapidez; rigidez; surdez.

5 – Em todos os diminutivos e aumentativos (quando a palavra a partir da qual são formados não termina em s) que terminam nos seguintes sufixos:

  • “-ázio”, “-zada”, “-zão”, “-zarrão”, “zinho/a”, “-zito”, -“zona”.

Exemplos:

Amorzinho, copázio, cãozinho, cãozito, canzarrão, florzinha, florzita, homenzarrão, homenzinho, mauzão, mulherzinha, paizinho, pezinho, rapazinho, rapazito.

6 – Nos verbos terminados em “-izar” (não em todos, mas na maior parte) e nas palavras derivadas, da mesma família.

Exemplos:

  • Ajuizar/juízo, balizar/ baliza, civilizar/civilização, deslizar/deslize, envernizar/verniz, finalizar /finalização, individualizar, individualização, matizar/matiz,organizar / organização, realizar / realização; utilizar/utilização.

Leia também: Dúvidas de Português: 10 classes de palavras


7 – Nos verbos terminados em “-ir” (não em todos, mas na maior parte deles)

Exemplos:

    • Aduzir, cerzir, conduzir, deduzir, desfranzir, desparzir, esparzir, franzir induzir, introduzir, luzir, produzir, reconduzir, reduzir, reproduzir, seduzir, traduzir, transluzir, tremeluzir, zurzir.

8 – Em sufixos “-triz”, formadores de substantivos femininos.

Exemplos:

  • atriz, embaixatriz, imperatriz…

Nota: Existem, no entanto, algumas exceções que devem ser levadas em conta, tais como: asir, desasir, tossir,…, se pretendemos evitar qualquer erro. O melhor mesmo é dominar estas regras e ler muito.

1 COMENTÁRIO

  1. Tem que avisar ao ministro da educação do brasil (nesse momento, com esse governo de idiotas que lá está, com b minúsculo mesmo) que paralisação é com s e não com z, como ele escreveu nas redes sociais…..sem nem falar em IMPRECIONANTE, que ele escreveu assim mesmo (pasmem) com c….realmente, para um presidente que nunca leu um livro, esse ministro da educação tá de bom tamanho. Vergonha para todos nós brasileiros que amamos a língua portuguesa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.