Início Cultura Dúvidas de português: o que é um betacismo?

Dúvidas de português: o que é um betacismo?

Este fenómeno linguístico ocorre especialmente nas línguas românicas. Tire todas as suas dúvidas e perceba o significado da palavra betacismo.  

betacismo
Dúvidas de português: o que é um betacismo?

Este fenómeno linguístico ocorre especialmente nas línguas românicas. Tire todas as suas dúvidas e perceba o significado da palavra betacismo.  

Há pequenas curiosidades que se descobrem que desencadeiam outras e depois outras… Esta ideia podia ser associada a diferentes contextos, mas pode realmente ser direcionada à nossa língua materna. A língua portuguesa é verdadeiramente apaixonante com uma profundidade e uma complexidade que se torna interessante de explorar. Há sempre muito para descobrir.

Existem conceitos que são desconhecidos da grande maioria das pessoas. Um desses termos foi escolhido para ser analisado neste artigo, que visa colocar à prova os seus conhecimentos. Será como um pequeno mistério. Assim, iremos lançar uma questão em forma de desafio. Sabe o que é um betacismo? Já ouviu alguma vez esta palavra?


Leia também: Dúvidas de Português: o que é um palíndromo?


Dúvidas de português: o que é um betacismo?

A língua portuguesa tem conceitos desconhecidos para grande parte da população que merecem ser mais explorados. Está preparado(a) para um desafio? Vejamos as seguintes frases (que devem ser encaradas como se fossem ouvidas e não escritas):

“Paia! Paia quieto!”

“Bamos jogar à vola”?

“O meu nome é Guita Pegueiga”

“O Rato Roeu a Rolha da Garrafa”

“A base do teto desaba.”

Desafio: Qual das frases é exemplo de um betacismo?

Antes de avançarmos para a identificação da resposta ao desafio, convém fazer o esclarecimento da dúvida. Para isso, é importante centrarmos a nossa atenção no conceito de betacismo. Vamos analisar o seu significado?

Significado

Betacismo

Termo que advém do latim beta, “letra b”, com influência de lambdacismo. Betacismo é um nome masculino, um termo que identifica o emprego frequente do “b” na linguagem, quando não existe oposição fonológica entre os fonemas “b” e “v”, havendo uma troca entre essas letras.

Esta mudança linguística, que consiste na substituição do som “b” pelo som “v” ou vice-versa, ocorre quando alguém diz: “Este binho é fantástico!” Este fenómeno linguístico ocorre especialmente nas línguas românicas (nomeadamente castelhano, galego, catalão, no norte de Portugal e no sul de Itália).

O lambdacismo é outro nome masculino que é referente a uma pronúncia viciosa, caracterizada pelo emprego do “i” em vez do “r”. É um termo que advém do grego lamdakismós, pelo latim lambdacismu-.


Leia também: Dúvidas de Português: o que é um oxímoro?


Resposta ao desafio

Agora que conhecemos o verdadeiro significado da palavra betacismo, estamos aptos a voltar a analisar as 5 frases apresentadas no desafio, pois já saberemos facilmente identificar a frase que serve de exemplo para betacismo.

Correção do exercício

“Paia! Paia quieto!” X

“Bamos jogar à vola”? ✔

“O meu nome é Guita Pegueiga” X

“O Rato Roeu a Rolha da Garrafa” X

“A base do teto desaba.” X

Valorização da língua portuguesa

Interessante, não é? Ao lermos mais este artigo na N Cultura, percebemos como a língua portuguesa é realmente um património de elevadíssimo valor, algo que devemos preservar.

Além disso, devemos aprofundar ao máximo o nosso conhecimento sobre ela. Existem alguns conceitos que devemos descobrir e conhecer devidamente os seus significados. É, por isso, conveniente desenvolver o saudável hábito de ler (revistas, jornais, livros), tendo como inseparável a companhia de um dicionário.

O papel do dicionário na leitura

Sempre que lemos deparamo-nos com palavras que desconhecemos ou que nos suscitam dúvidas. Torna-se, por isso, vantajoso perceber que o dicionário é uma ferramenta muito útil, que nos deve acompanhar no nosso quotidiano.

Pretendemos, assim, não só estimular a leitura, como fomentar a ideia de que ela deve ser feita acompanhada de um dicionário, de forma a esclarecer no imediato todas as dúvidas que possam surgir, impedindo assim que se desenvolvam preconceitos que levem a que se cometam gaffes embaraçosas.

QUIZ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.