Deve dizer-se efeminado, enfeminado ou afeminado? Sabe qual é a definição destas palavras? Esclareça dúvidas de português e estime a língua portuguesa ao máximo.
A língua portuguesa é um património rico e vasto, repleto de pequenas preciosidades. Basta um pouco de investigação para obter muito conhecimento que pode realmente evitar confusões e clarificar muitas dúvidas.
Existem muitas questões que são clarificadas com um pouco de estudo; outras são mais profundas e exigentes e não serão exploradas neste breves artigos. Questões simples que podemos explorar no N Cultura são do género “Qual palavra devemos usar. Será x ou y?”. Esclareça, agora, dúvidas de português: será efeminado, enfeminado ou afeminado?
Leia também: Dúvidas de Português: retificar ou ratificar?
Língua Portuguesa: diz-se efeminado, enfeminado ou afeminado?
Exercício
– Ewan McGregor interpreta um psicopata lingrinhas, levemente efeminado.
– Ewan McGregor interpreta um psicopata lingrinhas, levemente enfeminado.
– Ewan McGregor interpreta um psicopata lingrinhas, levemente afeminado.
– Quadro de Emiliano Zapata, herói revolucionário, é retratado de modo efeminado e agita o México.
– Quadro de Emiliano Zapata, herói revolucionário, é retratado de modo enfeminado e agita o México.
– Quadro de Emiliano Zapata, herói revolucionário, é retratado de modo afeminado e agita o México.
– Polémica em Porta dos Fundos: Jesus apresenta um amigo, o efeminado Orlando.
– Polémica em Porta dos Fundos: Jesus apresenta um amigo, o enfeminado Orlando.
– Polémica em Porta dos Fundos: Jesus apresenta um amigo, o afeminado Orlando.
Antes de avançarmos para o esclarecimento deste exercício, convém conhecermos de forma aprofundada a definição dos conceitos.
Definição
Efeminado: Forma do verbo efeminar. Do latim effeminātu, com o mesmo significado, particípio passado de effemināre, “tornar efeminado”. Efeminado é ainda adjetivo que significa que “parece de mulher”.
É frequentemente usado de forma depreciativa, adjetivando um homem, rapaz ou menino que tenha um comportamento ou aparência tradicionalmente associados ao sexo feminino.
Em sentido figurado (e também de forma depreciativa), é um termo que é aplicado a quem demonstra falta de força ou energia. Aquele que perdeu os modos viris.
Afeminado existe e tem o mesmo significado que efeminado.
Enfeminado não existe; é um erro de português.
Leia também: Dúvidas de português: quando se escreve cela ou sela?
Resposta ao exercício
As propostas 2, 5 e 8 estão erradas. Assim, as propostas 1, 3, 4, 6, 7 e 9 estão corretas.
Conclusão
Tanto efeminado, como afeminado, estão certos e adequados, não havendo razões para preferirmos um termo em relação ao outro. Só se deve preterir enfeminado, visto que é um termo que não existe na língua portuguesa e é, por isso, um erro usá-lo.
Embora nem todos os dicionários registem o termo “afeminado” como substantivo, é um facto que tanto afeminado, como efeminado, estão dicionarizados. Os verbos efeminar e afeminar possuem o mesmo sentido (tornar ou tornar-se feminino) e estão presentes em diferentes dicionários. Podemos assim concluir que ambas as formas verbais existem e estão corretas.