Início Viagem Destinos Descubra Aveiro e outros locais emblemáticos do centro do país

Descubra Aveiro e outros locais emblemáticos do centro do país

O centro não é uma mera região de passagem entre o sul e o norte. Descubra Aveiro e os locais mais emblemáticos localizados bem no coração do nosso país.

Descubra Aveiro
Descubra Aveiro e outros locais emblemáticos do centro do país

Descubra Aveiro e outros locais emblemáticos do centro do país

O centro não é uma mera região de passagem entre o sul e o norte. Descubra Aveiro e os locais mais emblemáticos localizados bem no coração do nosso país.

Por vezes, o centro do país é um pouco negligenciado e acaba por ser visto como uma mera região de passagem entre o sul e o norte. Contudo, o centro de Portugal guarda riquezas únicas e cidades que marcam pela sua oferta variada no que toca ao clima, paisagem, Natureza e património.

Se acha que o “viajar lá fora cá dentro” é o que está a dar, então ponha o centro do país no mapa e prepare-se para descobrir destinos únicos e de encantar, onde não faltam atrações, nem coisas para ver e fazer.

Descubra Aveiro
Descubra Aveiro e outros locais emblemáticos do centro do país

5 cidades e vila para visitar no Centro de Portugal

Aveiro

A cidade de Aveiro é conhecida por muitos como a Veneza portuguesa. A sua ria é emblemática e associa desde sempre a cidade à exploração das salinas, à pesca e ao comércio marítimo.

Ir a Aveiro, implica fazer um passeio pela ria, nas embarcações típicas, os barcos Moliceiros. Este é, ainda, um destino muito popular pelos exemplares de Arte Nova presentes no seu património e é uma excelente cidade para visitar numa viagem romântica a dois, por exemplo.

Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal

Coimbra

Esta é uma das principais cidades do Centro do país. O seu património e história são incríveis e o rio Mondego uma das suas grandes atrações. Este rio foi palco de importantes trocas comerciais, já que permitia uma importante ligação com o porto de mar da Figueira da Foz.

Falar nesta cidade implica falar na Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo.  Este é outro dos ex-líbris locais que, a par de outros monumentos e museus, fazem deste destino do Centro um destino incontornável para quem quer ficar a conhecer o melhor de Portugal.

Vídeo de: Município de Coimbra

Peniche

Esta cidade costeira fica numa península com 10 kms de perímetro, constituindo o seu extremo ocidental o Cabo Carvoeiro. Os quilómetros de costa marítima oferecem praias de areias finas e águas límpidas. Esta é, ainda, uma cidade piscatória, com um porto e uma indústria pesqueira importantes.

Ali bem perto fica o arquipélago das Berlengas com três grupos de ilhéus: a Berlenga Grande e Cerro da Velha, as Estelas e os Farrilhões. Aqui, vive a Natureza em aves marinhas que aí nidificam, penhascos de granito vermelho e recifes e grutas marinhas em estado natural. Na Ilha da Berlenga, encontra-se ainda o Forte de São João Baptista, património que vale a pena visitar.

Vídeo de: Filipe View

Nazaré

A Nazaré é uma vila de pescadores, conhecida pelo seu casario branco, encostas íngremes e enormes penhascos. Este é um destino bastante procurado no verão e popular pelas suas ruas típicas e passadiço à beira-mar. Por ali, é possível ver populares envergando os trajes típicos da vila. Os pescadores de camisas de xadrez e calças pretas e as suas mulheres com sete saiotes, responsáveis por secar o peixe sobre o areal (uma iguaria tradicional local).

No topo da vila, fica o Sítio, onde se encontra o Miradouro do Sunerco. Por ali também se encontra a Igreja da Nossa Senhora da Nazaré, o Hospital, o Terreiro da Romaria e o Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso e o Forte de S. Miguel Arcanjo (século XVII), onde se encontra o farol.

Outro local mítico é a Ermida da Memória, cuja lenda conta que, uma vez invocada Nossa Senhora pelo alcaide D. Fuas Roupinho, a Santa terá salvado o homem de se despenhar do alto da falésia. Como “prova”, encontram-se marcadas na pedra as pegadas do cavalo que D. Fuas montava.

Vídeo de: Portugal Tourism

Viseu

Viseu fica num sistema montanhoso composto pelas serras de Leomil, Montemuro e Lapa; Arado; da Estrela e da Lousã; e do Caramulo. É conhecida pela “Cidade do Verde Pinho” e, além da Natureza, ela conserva importantes vestígios arqueológicos que dizem muito sobre a sua origem e história.

Em termos patrimoniais, vale a pena ficar a conhecer a sua Sé de estilo gótico, o Museu de Arte Sacra (instalado na Sé) e o Largo da Sé, ponto nevrálgico a partir do qual se desenvolve a cidade, particularmente o seu centro histórico.

Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal

Se gostou deste artigo, também poderá gostar de:


São Martinho do Porto, uma das baías mais bonitas do mundo é portuguesa

Portugal: as 10 melhores praias portuguesas

Alentejo: as 16 melhores praias

16 fantásticas praias secretas do Algarve

_


OUTROS ARTIGOS QUE LHE PODEM INTERESSAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.