As nódoas são problemas que podem representar desafios frustrantes. Muitas pessoas ficam numa tristeza profunda, quando encontram manchas vinho tinto. Trata-se de uma das piores nódoas num material delicado. Esse é um desafio que muitos consideram insuperável, mas nós vamos ensinar como remover manchas secas de vinho tinto do algodão.
Quando acontece um acidente com a bebida a manchar as peças de algodão não tem de as colocar no lixo. Existem dicas que podem salvar essas peças. No presente artigo, iremos partilhar consigo dois métodos eficazes para remover manchas de vinho. Uma opção é água-oxigenada e detergente; outra será usar sal e limão. Tome nota das sugestões que temos para si para poder remover manchas secas de vinho tinto do algodão.
É relativamente fácil quando as manchas de vinho tinto são frescas. Quando o acidente acontecer, deve-se tirar a peça e colocar água fervente no tecido até que a mancha desapareça.
Deve tentar remover a nódoa o mais cedo possível. Quanto mais tempo a deixar secar, mais profunda e fixa ela ficará. Para remover manchas secas de vinho tinto, o processo é mais complicado, mas há alguns métodos caseiros eficazes.
Método 1: água-oxigenada e detergente
Num recipiente, coloque água-oxigenada e um detergente líquido. Faça-o em partes iguais de. Depois, misture. Apesar de nenhum dos ingredientes atuar bem sozinho, quando são colocados juntos, eles formam uma dupla maravilha.
Este é o método mais eficaz na remoção de machas secas de vinho tinto. Se quiser realizar uma mistura mais forte, deve usar duas partes de água-oxigenada para cada parte de detergente.
Embora não seja problemático usar produtos à base de lixívia em tecidos brancos de algodão, o detergente não pode ser à base de lixívia, nem ser alcalino. Apesar da lixívia ajudar na remoção da mancha, ela também irá remover qualquer cor do tecido.
Procedimento:
Coloque uma toalha do lado de dentro do tecido, antes de aplicar a mistura de água-oxigenada com detergente. Isso servirá para evitar que a mancha passe para o outro lado. Desta forma, a toalha vai absorver a mancha.
Primeiro, coloque a mistura na mancha. Depois, use os dedos para esfregar a mistura na área manchada. Comece esfregando do lado de fora da mancha. Em seguida, vá em direção ao centro. Fazendo assim, evitará que a mancha se espalhe.
Se não quiser esfregar a mancha com as mãos ou se o tecido em questão for bastante delicado, pode raspar a mancha. Nesse caso, coloque a misture de água-oxigenada e detergente numa toalha e pressione firmemente a mancha.
Em seguida, antes de remover a mistura, deixe a mistura atuar ao longo de 30 minutos sobre o tecido. A mancha deve ficar completamente saturada com a mistura.
Posteriormente, enxague o tecido em água morna. Numa bacia com água morna, coloque o tecido de molho dentro dela. Depois, faça com que a mancha se encontre na água. Depois, faça com que a mancha seja molhada com água morna de uma torneira.
Posteriormente, deixe a mancha de molho em água quente. Uma máquina de lavar que apresente ciclo de molho é perfeita para essa etapa. É importante que não junte sabão em pó. O tecido ainda terá um pouco da mistura aplicada.
Depois, enxague o tecido em água fria. Não junte sabão em pó. Se não desejar enxaguar com as mãos, coloque o tecido na máquina de lavar com água fria.
Finalmente, coloque a secar ao ar livre. Se a mancha de vinho tinto permanecer, repita o procedimento.
Leia também:
- Truques para tirar manchas de café em roupas e tecidos
- 10 truques e dicas para tirar nódoas de vinho tinto facilmente
- Como tirar nódoas de gordura da roupa facilmente. Tome nota!
Método 2: sal e limão
Primeiro, deixe o tecido de molho em água fria, para humedecer a mancha seca, pelo tempo suficiente para molhar completamente o tecido. Em seguida, torça o excesso de água. O tecido deve ficar húmido, mas não encharcado.
Depois, aplique sumo de limão na mancha. Esprema o limão ou use o sumo de garrafa sobre a mancha para que a acidez do limão possa atuar no vinho.
Em seguida, esfregue a mancha com sal. Depois, coloque sal sobre a mancha, conforme o sumo de limão for absorvido pelo tecido. Pode usar os dedos para esfregar o sal e o limão para dentro da mancha. Em seguida, esfregue o sal por cima e por baixo da mancha para obter melhores resultados.
Em seguida, enxague e torça o tecido. Enxague a parte de baixo da mancha com água fria da torneira. Depois, torça o tecido com as mãos. Posteriormente, esfregue-o, prestando atenção na área manchada. Não tenha medo de esfregar a mancha com força, sem rasgar o tecido.
Quando a mancha se apresentar removida ou quase, embrulhe o tecido numa toalha limpa para eliminar o excesso da humidade. Enxague sempre o tecido do lado de baixo da mancha. Deve lavar para fora do tecido e não através dele!
Junte mais sumo de limão sobre a mancha. Posteriormente, deixe o tecido descansar no sol. Se possível, coloque numa superfície plana para o tecido não amarrotar, enquanto está a secar. O ácido do limão e os raios ultravioletas do sol irão funcionar em conjunto atuando ao nosso serviço.