O vinagre de maçã é um tempero importante para além de gerar diversos benefícios para a saúde. Como fazer Vinagre de Maçã corretamente em casa. As saladas são um alimento muito frequente, nomeadamente na época da primavera e do verão, em que as temperaturas são mais elevadas e há preferência por refeições mais leves. Um dos temperos mais importantes é seguramente o vinagre que, juntamente com o azeite e umas pedras de sal, tornam qualquer salada bem mais apetitosa!
Entre os vinagres, há diferentes opções. Uma das mais populares é o vinagre de maçã. É delicioso e gera diversos benefícios para a saúde, se for consumido regularmente. Além de ser um vinagre barato, ele ainda tem uma vantagem: pode ser criado no conforto de seu lar.
Como fazer Vinagre de Maçã corretamente em casa
O vinagre de maçã caseiro
Além de ser fácil de preparar, o vinagre de maçã é bastante económico, pois basta recorrer às maçãs que vão sobrando. A recomendação é que se aprenda a fazer vinagre de maçã caseiro, pois é um tempero bastante útil.
Permite temperar saladas, carnes e peixe e gera diversos benefícios para a saúde, fortalecendo o sistema imunitário, quando é consumido de forma regular. Quer aprender a fazer um fantástico vinagre caseiro?
Leia também:
- Atenção! Há alimentos saudáveis que podem causar danos à saúde
- Beber vinho tinto com antibiótico: sim ou não?
- Tem problemas com o sono? Conheça as dicas que ajudam a adormecer!
- Conheça o lado mau da cafeína
Receita de vinagre de maçã caseiro
Ingredientes
– Cascas de maçã ou caules de maçã
– 1 colher de açúcar
– 230 ml de água
Modo de Preparação
– Descasque cada uma das maçãs.
– Coloque numa jarra de vidro todas as cascas, caules e pedaços de maçãs não utilizadas.
– Junte o açúcar na água e misture bem. É necessário que ele fique bem dissolvido.
– Depois, ponha a água na jarra das maçãs.
– Encha até as maçãs estarem completamente cobertas, sem chegarem ao topo.
– Cubra tudo com um pano de prato. Amarre os lados com um elástico.
– Coloque o jarro num local quente e escuro (importante para a fermentação) por 2 semanas.
– Pode, se desejar, mover a mistura a cada 4 dias.
– Remova a espuma acastanhada / acinzentada que pode desenvolver-se no topo.
– Após as duas semanas estarem concluídas, filtre o líquido. Remova os resíduos de frutas.
– Neste ponto, o vinagre apresenta um cheiro agradável, mas ainda não tem o seu sabor característico.
– Coloque o líquido filtrado na reserva por 2 a 4 semanas.
– Se ainda não tiver o sabor desejado, deixe o recipiente em pé por mais algum tempo.
Nota: Se por acaso o seu vinagre desenvolver uma película gelatinosa na superfície, então está de parabéns. Esse acontecimento é importante, pois significa que criou uma “mãe do vinagre”. Pode e deve removê-la e guardá-la separadamente, mas também é recomendável deixá-la flutuar na garrafa de vinagre.
Use este produto caseiro como faria com o vinagre de maçã que compra em loja. Utilize o vinagre para temperar, para cozinhar, para limpar a casa, por motivos estéticos, entre outras possibilidades.
Assim se percebe que muitas vezes deitamos fora produtos, quando ainda é possível dar-lhes outro uso, nomeadamente às maçãs.
É frequente elas irem ficando para trás, quando se compra outro tipo de fruta. E se as transformarmos em vinagre de maçã? Faça-o e testemunhe os seus diversos benefícios.
Informação: Nas primeiras vezes, deve ser menos exigente e ambicioso. Faça apenas 1 litro de vinagre, pois há o risco de errar em algum momento. Assim, evita grandes desperdícios. Posteriormente, com a experiência e a prática pode, então, aumentar a quantidade produzida de forma gradual.
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…