Início Tradições Como fazer Vinagre de Maçã corretamente em casa

Como fazer Vinagre de Maçã corretamente em casa

O vinagre de maçã é um tempero importante para além de gerar diversos benefícios para a saúde. Como fazer Vinagre de Maçã corretamente em casa.

Como fazer Vinagre de Maçã
Como fazer Vinagre de Maçã corretamente em casa

O vinagre de maçã é um tempero importante para além de gerar diversos benefícios para a saúde. Como fazer Vinagre de Maçã corretamente em casa. As saladas são um alimento muito frequente, nomeadamente na época da primavera e do verão, em que as temperaturas são mais elevadas e há preferência por refeições mais leves. Um dos temperos mais importantes é seguramente o vinagre que, juntamente com o azeite e umas pedras de sal, tornam qualquer salada bem mais apetitosa!

Entre os vinagres, há diferentes opções. Uma das mais populares é o vinagre de maçã. É delicioso e gera diversos benefícios para a saúde, se for consumido regularmente. Além de ser um vinagre barato, ele ainda tem uma vantagem: pode ser criado no conforto de seu lar.

Como fazer Vinagre de Maçã corretamente em casa

O vinagre de maçã caseiro

Além de ser fácil de preparar, o vinagre de maçã é bastante económico, pois basta recorrer às maçãs que vão sobrando. A recomendação é que se aprenda a fazer vinagre de maçã caseiro, pois é um tempero bastante útil.

Permite temperar saladas, carnes e peixe e gera diversos benefícios para a saúde, fortalecendo o sistema imunitário, quando é consumido de forma regular. Quer aprender a fazer um fantástico vinagre caseiro?

Leia também:

Como fazer Vinagre de Maçã
Como fazer Vinagre de Maçã corretamente em casa

Receita de vinagre de maçã caseiro

Ingredientes

– Cascas de maçã ou caules de maçã

– 1 colher de açúcar

– 230 ml de água

Modo de Preparação

– Descasque cada uma das maçãs.

– Coloque numa jarra de vidro todas as cascas, caules e pedaços de maçãs não utilizadas.

– Junte o açúcar na água e misture bem. É necessário que ele fique bem dissolvido.

– Depois, ponha a água na jarra das maçãs.

– Encha até as maçãs estarem completamente cobertas, sem chegarem ao topo.

– Cubra tudo com um pano de prato. Amarre os lados com um elástico.

– Coloque o jarro num local quente e escuro (importante para a fermentação) por 2 semanas.

– Pode, se desejar, mover a mistura a cada 4 dias.

– Remova a espuma acastanhada / acinzentada que pode desenvolver-se no topo.

– Após as duas semanas estarem concluídas, filtre o líquido. Remova os resíduos de frutas.

– Neste ponto, o vinagre apresenta um cheiro agradável, mas ainda não tem o seu sabor característico.

– Coloque o líquido filtrado na reserva por 2 a 4 semanas.

– Se ainda não tiver o sabor desejado, deixe o recipiente em pé por mais algum tempo.

Nota: Se por acaso o seu vinagre desenvolver uma película gelatinosa na superfície, então está de parabéns. Esse acontecimento é importante, pois significa que criou uma “mãe do vinagre”. Pode e deve removê-la e guardá-la separadamente, mas também é recomendável deixá-la flutuar na garrafa de vinagre.

Use este produto caseiro como faria com o vinagre de maçã que compra em loja. Utilize o vinagre para temperar, para cozinhar, para limpar a casa, por motivos estéticos, entre outras possibilidades.

Assim se percebe que muitas vezes deitamos fora produtos, quando ainda é possível dar-lhes outro uso, nomeadamente às maçãs.

É frequente elas irem ficando para trás, quando se compra outro tipo de fruta. E se as transformarmos em vinagre de maçã? Faça-o e testemunhe os seus diversos benefícios.

Informação: Nas primeiras vezes, deve ser menos exigente e ambicioso. Faça apenas 1 litro de vinagre, pois há o risco de errar em algum momento. Assim, evita grandes desperdícios. Posteriormente, com a experiência e a prática pode, então, aumentar a quantidade produzida de forma gradual.

Como fazer Vinagre de Maçã
Como fazer Vinagre de Maçã corretamente em casa

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.