Um bolo caseiro sempre na perfeição é o que consegue com algumas dicas que reunimos para si. Aprenda a fazer um bolo fofo, saboroso e perfeito.
A hora do lanche é sagrada para muitas pessoas. Uma das opções que muitos portugueses adoram ter para o seu lanche é o bolo, principalmente ao fim de semana. Desta forma, enquanto partilha estórias e curiosidades, saboreia fatias de bolo.
Ora, quando o bolo não é feito na perfeição, estraga o momento, causa desconforto entre as pessoas. Há uma forma simples de acabar com esse problema. A solução está neste artigo do NCultura. Com a leitura deste artigo, deixará os seus convidados rendidos ao seu bolo.
Reunimos algumas dicas para si que asseguram uma tentação para a sua tarde de convívio. Sirva o bolo com sumo natural, limonada, chá, leite, café ou outra opção a seu gosto.
1 – Respeito pela receita
Deve seguir todos os passos da receita. Esta dica parece óbvia, mas por vezes há quem pretenda fazer as coisas a olho ou saltar etapas, decisões que geram consequências indesejadas.
Por isso, é fundamental seguir todos os passos da receita com o máximo rigor. Se o fizer, estará mais perto de apresentar o bolo perfeito. Cada detalhe deve ser respeitado e faz a diferença.
2 – Pré-aqueça o forno
A generalidade das receitas de bolos tem esta etapa, porque este detalhe é mesmo muito importante. Por isso, pré-aqueça sempre o forno com uma antecedência de 30 minutos. Esta etapa tem um papel decisivo, porque permite que aconteça uma boa cozedura do bolo, mais rápida e eficaz.
3 – Coloque uma forma com água, na base de forno
Quando estiver a pré-aquecer o forno, deve colocar uma forma com água num nível inferior do forno. Desta forma, irá criar mais humidade o que irá ajudar a que o seu bolo fique mais húmido.
4 – Use ingredientes à temperatura ambiente
A menos que na receita surja uma indicação contrária, utilize sempre os ingredientes à temperatura ambiente. Para que tal aconteça, deve preparar o bolo com a devida antecedência. Retire os produtos do frigorífico cerca de uma hora antes de iniciar o bolo.
Reúna os ingredientes e coloque-os à disposição no balcão da cozinha. Ter os ingredientes devidamente preparados, à temperatura ambiente, ajudará a tornar a mistura do bolo mais homogénea.
5 – Tenha em conta o fermento em pó
O fermento em pó é um produto especial, nomeadamente para os bolos. Este ingrediente nunca deve ser batido. Por isso, o fermento deve ser colocado em último lugar, um momento antes de colocar a massa do bolo no forno.
Esta estratégia é bem mais importante do que se julga. Se o fermento for batido e colocado com muita antecedência, ele não terá o mesmo impacto na massa. O bolo pode mesmo não crescer.
6 – Tenha cuidados especiais no momento de fazer a massa do bolo
Para criar uma massa de bolo fofa, deve bater os ingredientes a uma velocidade reduzida, sendo importante ir alternando os produtos secos com os produtos líquidos. Se utilizar claras em castelo, tenha em conta que elas devem ser adicionadas apenas no final e com toda a delicada.
7 – Unte bem a forma
Deve untar muito bem a forma com manteiga e ainda polvilhar a mesmo com farinha. Desta forma, o bolo não ficará agarrado à forma. Outra boa solução é forrar a forma com papel manteiga. Existe ainda a opção de usar uma forma antiaderente.
8 – Não abra a porta do forno antes do tempo
Há pessoas que têm o hábito de abrir a porta do forno para avaliar o estado do bolo e fazem-no regularmente. A saída constante do ar quente é prejudicial à boa cozedura do bolo.
Desta forma, o forno é constantemente invadido por ondas frias que interrompem o processo de cozedura. Como resultado, os bolos podem “murchar” … Por isso, deve seguir o tempo de cozedura que a receita apresenta. Confie e apenas espreite quando já tiver boa parte do tempo previsto.
9 – Não espete o palito para testar a cozedura
Esta dica é surpreendente, não é? Aparece essa recomendação em muitas receitas. Para avaliar se o bolo está cozido, muitas pessoas fazem o truque de espetar o palito no bolo. No entanto, não o deve voltar a fazer.
Ao fazê-lo, corre o risco de o bolo mingar. Há uma melhor opção: só tem de pressionar a massa com o dedo e, se a massa afundar e regressar ao normal, é sinal de que o bolo está pronto.
10 – Desenforme o bolo, só quando estiver morno
Apenas deve desenformar o bolo quando ele tiver arrefecido e já apresentar uma temperatura morna. Se o fizer antes, o bolo irá quebrar.
Cada receita e cada bolo pode ter as suas especificidades. Estes 10 truques ajudam a garantir um bolo perfeito. Veja uma receita e teste os seus conhecimentos…
Leia também:
- Bolo de Chocolate simples e fofo, 5 doces tentações
- 3 receitas de bolo de leite condensado húmido e fofinho
- Bolo de iogurte húmido e fofinho: 3 receitas simples, fáceis e deliciosas
Receita de bolo simples
Ingredientes
– 1 ½ chávena de chá açúcar
– 3 chávenas de farinha para bolos + q.b. para polvilhar
– 4 c. sopa manteiga s/ sal + q.b. para untar
– 4 c. ovos M
– 1 chávena leite
– Essência de baunilha q.b.
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, pré-aqueça o forno a 180ºC.
– Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Reserve.
– Depois, separe as claras das gemas.
– Em seguida, bata as claras em castelo. Reserve.
– Posteriormente, coloque as gemas numa taça.
– Em seguida, acrescente a manteiga e o açúcar.
– Depois, misture até obter uma mistura uniforme.
– Posteriormente, junte o leite à temperatura ambiente e envolva.
– Em seguida, junte a farinha aos poucos.
– Depois, misture sem parar de bater.
– Posteriormente, junte as claras batidas em castelo e envolva, delicadamente.
– Verta a mistura para a forma
– Leve ao forno por cerca de 40 minutos.
– Faça o teste do dedo para avaliar o estado de cozedura do bolo.
– Retire a forma e deixe arrefecer 10 minutos.
– Deixe arrefecer, antes de servir.
– Pode juntar-lhe uma cobertura a seu gosto…
Sugestões: chocolate, queijo creme, natas, açúcar em pó, frutas…
– Bom proveito!
– Este bolo é destinado a 10 fatias, sendo feito em apenas 50 minutos.