Como fazer peixe assado perfeito. Tome nota! Se precisa de ideias para o seu almoço ou jantar, temos uma sugestão para si: peixe assado! É um alimento fantástico, saboroso, saudável, com riqueza nutricional. É rico em ómega 3 e um precioso amigo do coração.
Contudo, para ser um alimento fantástico, tem de ser bem confecionado, algo que nem sempre acontece. Existem, no entanto, algumas dicas que ajudam a tornar a refeição num prato digno de estrela Michelin… Quer conhecê-las?

Como fazer peixe assado perfeito. Tome nota!
É possível aprender a fazer um peixe assado delicioso, suculento e perfeito! Um peixe assado pode realmente tornar-se numa refeição especial. Pode surpreender, mesmo aqueles que dizem que não gostam de peixe.
Leia também: 4 receitas de peixe assado super apetitosas
O peixe é um alimento bastante saboroso, além de ser muito saudável, estando na origem de diversos benefícios para a saúde, nomeadamente para o coração! O peixe assado é ainda uma refeição prática, que não precisa de muita atenção, sendo ainda feita com alguma rapidez.
Quer conhecer as nossas sugestões para o peixe assado perfeito?
Gordura sem exageros
Não adicione muita gordura antes de assar, pois o peixe contém óleos naturais. Coloque apenas uma quantidade reduzida de manteiga sobre o peixe, antes de assá-lo.

Descongelamento correto
Sabia que o peixe congelado tem o mesmo valor nutricional que o peixe fresco? É importante ter sempre algum no congelador, pois pode durar meses. É algo importante para a gestão financeira da casa.
Porém, deve descongelar o peixe de um dia para o outro, colocando-o no frigorífico por um período entre 8 a 12 horas. Não o faça no microondas.
Rigor no tempo
O peixe assa rapidamente no forno, mas cada receita leva o seu tempo. Umas implicam que se recorra a técnicas para evitar que o peixe seque (nomeadamente estar constantemente a regar o peixe com o molho).
Contudo, há uma regra geral que deve ser levada em consideração: 10 minutos em lume médio para cada centímetro de espessura do peixe devem ser suficientes para assar o peixe devidamente.

Critério na escolha do peixe
Um peixe fresco tem os olhos claros, brilhantes e salientes. As brânquias apresentam-se rosa ou vermelhas. Não use peixe noutras condições!
Marinada(s) perfeita(s)
Há várias receitas de marinadas para peixe assado. Todavia, deve marinar sempre os filetes de peixe com sal e limão. Fazê-lo antes de cozinhar o peixe irá tornar a carne mais firme.
Deve ainda mergulhar o peixe em água com vinagre. Pode usar ainda vinhos brancos para refrescar o peixe. Pode também usar citrinos, como limão e laranjas, para conceder alguma acidez. Pode ainda usar temperos como pimenta e tomilho, entre outras ervas.

Saber preparar a assadeira
Faça uma cama de cebola, aipo ou legumes para impedir que o peixe se agarre à assadeira. Isso permite remover o peixe inteiro da assadeira e ainda concede um sabor delicioso ao peixe. Pode ainda usar papel manteiga.
Usar papel de alumínio
Para preparar o peixe assado, deve usar papel de alumínio. Deve embrulhar o peixe, pois assim ele assa de dentro para fora, tornando-se bem suculento e molhadinho, além de ficar crocante por fora.

Salmão no forno com batata
Para o salmão:
– 2 postas de salmão grandes
– 2 cebolas
– 2 dentes de alho
– 1 dl de vinho branco
– Sumo de meio limão
– Mistura de 5 pimentas q.b.
– Colorau (pimentão doce) q.b.
– Sal q.b.
– Manjericão em folha secas
– Azeite a gosto
– Margarina a gosto
Para as batatas:
– Batatas para assar
– 3 dentes de alho
– 1 folha de louro
– Colorau
– Azeite a gosto
– Salsa picada
Leia também: Aprenda a temperar peixe como um especialista
Modo de Preparação
– Disponha as cebolas, cortadas às rodelas, num tabuleiro de ir ao forno.
– Pré-aqueça o forno, colocando-o a 200ºC.
– Adicione os dentes de alho picados e regue com um fio de azeite.
– Posicione, então, as postas de salmão e faça o tempero com sal a gosto.
– Acrescente a mistura de pimentas e o sumo de meio limão.
– Adicione também o manjericão, o colorau e o vinho.
– Junte uma noz de margarina em cada posta salmão.
– Leve o tabuleiro ao forno, por 25 minutos.
– Vá regando o salmão com o molho, para não ficar seco. Faça-o até estar assado.
– Lave bem as batatas e coza-as com a casca, temperadas com sal a gosto.
– Retire do lume, passe por água fria e só então remova as cascas.
– Coloque as batatas descascadas num tabuleiro.
– Polvilhe as batatas com colorau, alhos picados e folha de louro.
– Junte a salsa picada e regue com o azeite.
– Envolva bem o conteúdo e leve ao forno por 20 minutos, até as batatas dourarem.