Início Tradições Aprenda a fazer o peixe grelhado perfeito

Aprenda a fazer o peixe grelhado perfeito

Truques fantásticos e imperdíveis para fazer com que o seu peixe esteja no ponto ideal: delicioso. Aprenda a fazer o peixe grelhado perfeito!

fazer o peixe grelhado
Aprenda a fazer o peixe grelhado perfeito

Aprenda a fazer o peixe grelhado perfeito. Fazer um churrasco é útil. Permite preparar comidas deliciosas, seja peixe, seja carne. É, também, uma forma de convívio, pois pode servir para juntar toda a família. Muitas são as famílias que se reúnem em pleno verão para grandes momentos de descontração. Enquanto um sofre junto das altas temperaturas da churrasqueira ou grelhador, os outros convivem ao máximo.

Uma bebida bem fresca ajuda a superar as altas temperaturas, sejam elas as climatéricas, sejam as temperaturas provenientes do fogo. Muitos optam pela carne, mas o peixe representa um desafio maior, mais delicado. Pode optar por comprar um peixe inteiro, com cabeça, pele e escamas para usar na churrasqueira ou grelhador. Quer saber como fazer um peixe delicioso?

fazer o peixe grelhado
Aprenda a fazer o peixe grelhado perfeito

Aprenda a fazer o peixe grelhado perfeito

Para ter um peixe perfeito, é indispensável ter um produto de qualidade, fresco. Devemos ainda saber que peixe escolher em função do número de pessoas que se tem para alimentar. Se é um peixe para 4 pessoas, é recomendável utilizar um peixe grande, com cerca de 2 kg. Entre as espécies melhores para colocar na churrasqueira ou no grelhador estão o linguado, o robalo, a pescada.


Leia também: Aprenda a fazer o peixe assado perfeito


Antes de colocar o peixe na churrasqueira ou no grelhador, é indispensável tratar dele. Fazer a sua limpeza, dependendo dos nossos objetivos e da forma como pretendemos servir o peixe. Pode ser necessário remover a pele do peixe, retirar as escamas,… Se for pretendido servir o peixe com a pele, por exemplo, é preferível manter as escamas, pois elas permitem que seja dada ao peixe (na hora de assar) mais firmeza.

fazer o peixe grelhado
Aprenda a fazer o peixe grelhado perfeito

Cortes e limpeza

O processo deve iniciar-se com um corte na parte da barriga do peixe. Uma abertura importante que permite limpar o peixe, removendo as vísceras, algo que se deve fazer de forma rigorosa. Depois, deve retirar-se toda a pele e secar todo o sangue que surge durante este processo e que pode ser retirado do interior do animal.

fazer o peixe grelhado
Aprenda a fazer o peixe grelhado perfeito

Tempero

O tempero deve ser simples, podendo usar-se apenas folhas de manjericão e um dente de alho inteiro (esmagado e com casca). Usar muito sal ou diversos temperos é dispensável num peixe que seja fresco, pois até pode ser prejudicial, alterando o seu sabor suave de mar que é tão característico.

Devem fazer-se dois cortes pequenos na pele do peixe, ação relevante que permite que o peixe asse melhor. Além disso, ainda torna mais fácil o retirar da pele do peixe, depois de ser servido.

fazer o peixe grelhado
Aprenda a fazer o peixe grelhado perfeito

A brasa, o peixe e a grelha

A melhor forma de preparar um peixe grelhado na brasa é seguir estas indicações. Numa churrasqueira convencional, para assar um belo peixe, é indispensável o fogo estar bem concentrado.

Os materiais escolhidos podem ser distintos. Diferenças que têm interferência na durabilidade da tarefa de assar o peixe e na qualidade do produto final. Assar o peixe em lenha não é o mesmo que assar em carvão. Ambos são preciosos para assar, mas queimam de maneiras diversas e atingem temperaturas diferentes.

Algo que também é relevante considerar nesta tarefa é o tamanho do peixe, que também interfere com o tempo que é necessário para o assar. Naturalmente que os peixes pequenos precisam de um fogo mais brando, enquanto os maiores necessitam de mais tempo e de um fogo mais forte.


Leia também: 4 receitas de peixe assado super apetitosas


A carne do peixe deve ser colocada numa grelha, mas sem fechá-la para não prensar o peixe, nem desfazer a sua forma natural. A grelha deve ser aquecida sozinha no fogo, antes de colocar o peixe. Deve ainda colocar-se bastante azeite em todo o peixe.

fazer o peixe grelhado
Aprenda a fazer o peixe grelhado perfeito

O peixe no ponto certo

Deve testar o ponto do peixe com a preciosa ajuda de uma faca. Ele estará pronto para virar, se a faca penetrar suavemente em toda a carne. Os filetes menores assam muito rápido, por isso devemos ter bastante cuidado. Cerca de 8 minutos de fogo de cada lado do peixe serão suficientes.

A cor da pele do peixe é um indicador ao qual também devemos estar atentos. Se pretende retirar a pele antes de servir, então pode deixá-la mais torrada. Contudo, se pretende servir com pele, então é necessária mais atenção à temperatura e à altura do fogo para evitar que a pele queime.

fazer o peixe grelhado
Aprenda a fazer o peixe grelhado perfeito

Finalização e acompanhamentos

No momento de servir, deve retirar a pele da parte superior do peixe, de forma cuidadosa. Tempere com um pouco de flor de sal para finalizar. Pode também colocar uma crosta de cogumelos salteados na brasa, no lugar da pele pois, além de servir como um acabamento bonito, serve também para disfarçar imperfeições que possam surgir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.