Seja como entrada, petisco ou refeição principal, uns pastéis de bacalhau são sempre uma autêntica tentação. Quero mais um, se faz favor…
Os pastéis de bacalhau podem ser servidos como entrada, como petisco ou parte de um prato tradicional (sendo que tem como acompanhamento um arroz seco ou um arroz de tomate). Todas as pessoas adoram pastéis de bacalhau.
As generalizações devem ser evitadas, pois, existem sempre algumas exceções. Contudo, os pastéis de bacalhau têm algo especial que os leva a serem adorados. É um dos petiscos que estão presentes em tascas tradicionais de norte a sul do país, e são muitos os restaurantes que os colocam como entrada.
Poucos são os que resistem a um prato cheio de pastéis de bacalhau, um a um, eles rapidamente vão desaparecendo… No presente artigo daremos uma receita distinta, feita no forno. Estes pastéis de bacalhau podem ser feitos com batata ou batata-doce. Já está a salivar?
Pastéis de bacalhau
Recorra a produtos de boa qualidade
Em todas as receitas, quando se usa produtos de qualidade, nota-se no resultado apresentado. Assim, opte por bacalhau, não por paloco. Pode usar bacalhau desfiado que pode ser encontrado em qualquer supermercado. Ou pode cozer o bacalhau em postas e desfiá-las antes de preparar os seus pastéis de bacalhau.
A escolha das batatas
Existem diferentes categorias de batata, o sabor pode variar de acordo com a sua escolha. Os pastéis de bacalhau tradicionais podem ser feitos com diferentes tipos de batata. Contudo, se desejar fazer algo mais ousado, pode experimentar fazer com batata-doce.
Fazer os pastéis de bacalhau
Os pastéis de bacalhau podem ser realizados com as mãos, fazendo com que eles apresentem um aspeto mais arredondado. Contudo, a forma mais tradicional é recorrer à técnica das duas colheres de sopa, só assim se consegue dar aquele aspeto mais afunilado.
Pré-aqueça o forno
Antes de recorrer ao forno prepare o momento. Pré-aqueça o forno com 10 minutos de antecedência. No momento de usar o forno ele já deve estar bem quente.
Um molho
A criação de um molho delicioso para acompanhar os pastéis de bacalhau. Para este molho é necessário reunir ingredientes como: 3 colheres de sopa de iogurte grego ligeiro;
2 ramos de salsa; pimenta ao seu gosto; gotas de sumo de limão; um pouco de sal; um fio de azeite. Reúna todos os ingredientes numa taça e triture tudo com a ajuda de uma varinha mágica.
Acompanhamento
Os pastéis de bacalhau podem servidos como entrada ou ao lanche, recebendo a companhia de pão. Fica delicioso. Pode ainda acompanhar com uma salada (de alface, com cebola, coentros, hortelã, ou com outros ingredientes ao seu gosto) bem envinagrada! Os bolinhos também podem ser servidos como prato principal, podendo ser acompanhados com um arroz branco ou um arroz de tomate.
Quantidade
Pode adaptar a receita de forma a chegar às quantidades que desejar. Se aumentar os ingredientes presentes na receita, poderá ter mais bolinhos para servir a família inteira, amigos e vizinhos…
Receita de pastéis de bacalhau no forno
Ingredientes
— 3 alhos
— 2 ramos de salsa (grandes)
— 1 cebola
— 1 ovo
— 200g de bacalhau desfiado
— 200g de batata-doce cozida (ou outra batata ao seu gosto)
— 100ml de bebida vegetal ou leite
— 4 c. de sopa de farinha de espelta ou aveia
— Especiarias ao seu gosto (pimentão-doce, mix de pimentas, alho em pó)
Modo de Preparação
— Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
— Primeiro, deve cozinhar o bacalhau num refogado com azeite, alho e cebola picada.
— Em seguida, deve pré-aquecer o forno, coloque-o a uma temperatura de 180 C°.
— Posteriormente, esmague a batata-doce com a bebida vegetal.
— Depois, deve esmagar a batata.
— No imediato, deve juntar o bacalhau já desfiado,
— Em seguida, acrescente o ovo, a salsa e as especiarias.
— Finalmente, adicione a farinha de aveia e misturar bem os ingredientes.
— Vá misturando os ingredientes até conseguir formar uma pasta;
— Depois, forme umas bolinhas com a pasta recorrendo à ajuda de 2 colheres.
— Também pode fazer as bolinas com as mãos, se preferir.
— Em seguida, coloque os bolinhos numa forma própria para levar ao forno.
— Posteriormente, leve a forma ao forno (a 180 °C) por 25-30 minutos.
— Tenha em conta que o tempo de preparação pode variar de forno para forno.
— Em seguida, coloque os bolinhos já prontos e douradinhos no prato de servir.
— Acompanhe com uma salada ao seu gosto.
— Bom proveito!
Pastéis de bacalhau: receita original
Ingredientes
– 450g de batatas
– 350 g de bacalhau
– 6 ovos
– 3 dentes de alho picados
– 1 ramo de salsa picada
– Sal e pimenta, q.b.
Modo de Preparação
– Num tacho, coza as batatas e o bacalhau.
– Depois, retire a casca das batatas e a pele e as espinhas do bacalhau.
– Rale tudo num passe vite e junte a salsa, o alho, as gemas de ovos, o sal e a pimenta.
– Bata as claras em castelo e envolva aos poucos.
– Mexa todos os ingredientes muito bem até obter uma mistura homogénea.
– Agora, modele os pastéis, utilizando duas colheres de sopa, passando a massa de uma para outra.
– Numa frigideira, ponha uma quantidade generosa de óleo e mergulhe os pastéis, fritando até dourar
– Retire, escorra e sirva bem secos.
Receita de bolinhos de bacalhau por necasdevaladares:
Vídeo de: necasdevaladares – receitas caseiras
História dos Pastéis de bacalhau
A primeira receita desta iguaria, registada oficialmente, data de 1904 e encontra-se no “Tratado de Cozinha e Copa”, de Carlos Bandeira Melo (oficial do exército português), com o título “Bacalhau em bolos enfolados”.
Desde aí, foram criadas uma série de variantes desta receita, estando presente em quase todas elas o alho, algo que não acontecia na receita original.
Nesta receita primitiva, apenas constavam os ingredientes e modo de confeção, não constando as proporções. Era usado leite para fazer a ligação do bacalhau com as batatas, as claras eram batidas em castelo e a fritura deveria ser feita em azeite abundante.
Experiências antes de 1904
Ainda antes da publicação de Carlos Melo, houve notícia de alguns petiscos com uma confeção e aspeto semelhantes às dos pastéis de bacalhau.
Em 1841, no livro “Arte do Cozinheiro e do Copeiro” do Visconde de Vilarinho de S. Romão, consta uma primeira receita de bacalhau em forma de “bolinho” ou “pastel”. Também neste ano, no livro “Manual Prático da Cultura das Batatas”, o Visconde publica uma outra receita, contudo mais próxima do que conhecemos por pataniscas.
Décadas mais tarde, em 1876, no livro “Arte de Cozinha”, João da Mata apresenta duas receitas que se assemelham à dos pastéis de bacalhau: “Pastelinhos fritos de bacalhau à Holandeza” e “Pastelinhos de bacalhau”. Na receita à holandesa, era usado queijo ralado. Já na outra receita os pastéis eram cozidos no forno.
Finalmente, em 1903, no livro “A Cozinha Moderna” de Sousa Pereira surge uma compilação de receitas, onde constam uns pastéis semelhantes aos que fazemos atualmente, mas com a particularidade da fritura ser feita em manteiga de porco.