Todos os segredos de uma sobremesa popular a que ninguém consegue resistir. Saiba como fazer as melhores rabanadas no forno do mundo.
Não há quadra natalícia sem rabanadas, pois o seu sabor está sempre presente. Uma mesa de Natal sem as rabanadas parece despida, por muitos doces que apresente. No entanto, esta sobremesa que associamos ao Natal, pode ser feita regularmente ao longo do ano.
Todos os que pretendam aproveitar o pão que está por casa, podem proporcionar momentos de prazer com uma sobremesa que impede que este pão se estrague. As rabanadas são uma sobremesa tradicional, particularmente popular por esse aproveitamento que faz do pão e por permitir fazer surgirem boas memórias, pois todos recordam com nostalgia as rabanadas de outros tempos.
Facilmente viajamos para outros tempos, recordando rabanadas especiais, feitas por pessoas igualmente distintas. Entre os ingredientes que são frequentemente usados estão: o pão, já aqui referido, mas também leite, ovos, açúcar e canela.
No presente artigo, iremos partilhar consigo algumas dicas fantásticas, além de apresentarmos uma receita que irá ajudar quem queira fazer umas rabanadas perfeitas.
Como fazer as melhores rabanadas no forno do mundo
A escolha sensata do pão
Uma rabanada pode variar de acordo com a escolha do pão que se faça, da sua qualidade e da sua frescura.
Podendo serem usados diferentes tipos de pão, será importante optar por pão da véspera, para ter uma rabanada mais deliciosa. Evite usar pão fresco, pois este tende a absorver mais o óleo da fritura, o que torna a rabanada demasiado oleosa e sem a mesma qualidade. Escolha pães que foram comprados há um ou dois dias, pois esses são os melhores pães para fazer as rabanadas.
Rabanadas mais saborosas
Recomenda-se a colocação de uma casca de limão no momento de aquecer o leite para acentuar o sabor das rabanadas. Dará um toque especial que fará toda a diferença.
Uso dos ovos
Algumas pessoas optam por misturar os ovos com o leite. Embora se perceba que tal permite poupar tempo, cortar etapas não deve ser feito.
Primeiramente, deve mergulhar os pães no leite e, depois, deve fazê-lo nos ovos, separadamente. Esse é o procedimento tradicional e adequado para fazer uma rabanada mais douradinha, mais crocante e mais deliciosa.
Para a calda
Coloque num tacho partes iguais de água e vinho do Porto. Junte-lhes um pouco de canela e açúcar. Depois, leve o preparado a ferver e, quando tiver a sua calda pronta, regue as rabanadas.
Rabanadas no Forno
Ingredientes
– Pão q.b.
– Leite q.b.
– Açúcar q.b.
– Pau de canela q.b.
– Canela em pó q.b.
– Casca de limão
– Ovos q.b.
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, adoce o leite e junte 1 pau de canela.
– Acrescente 1 casquinha pequena de limão e leve a ferver. Reserve.
– Depois, parta o pão às fatias.
– Com a ajuda de um utensílio próprio, molhe as fatias de pão no leite.
– De seguida, coloque as fatias a escorrer um pouco.
– Entretanto, bata 2 a 3 ovos num prato.
– Depois, passe as fatias já escorridas por ovo.
– Posteriormente, coloque-as num tabuleiro de ir ao forno, untado com manteiga.
– Leve as fatias ao forno (pré-aquecido a 185ºC), até elas ficarem douradinhas.
– Quando elas estiverem douradas, polvilhe-as com canela.
– Faça o mesmo com o açúcar em pó.
– Se preferir, regue-as com uma calda feita de acordo com a dica (ver acima).
– Basta verter a calda por cima das rabanadas.
– Bom proveito!
Leia também:
- Como fazer a melhor aletria tradicional portuguesa
- Como fazer filhós ou filhoses à moda antiga
- Como fazer Sonhos de Natal perfeitos
NCultura
Se leu “Como fazer as melhores rabanadas no forno do mundo” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário. Se tem alguma sugestão de receitas que gostaria de ver aqui presentes, deixe-nos a sua proposta nos comentários.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Bolos e sobremesas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente.
Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…