Aprenda a congelar pão! Os nossos métodos simples garantem que o seu pão fique fresco e saboroso por mais tempo. Comer uma fatia de pão fresco é, provavelmente, um dos grandes prazeres de que quase ninguém consegue prescindir. No entanto, nem sempre é possível apreciar o pão nessas condições, pois não podemos estar constantemente a fazer pão ou a ir comprá-lo à padaria.
No entanto, é possível alargar por algum tempo a frescura do pão e mesmo não o tendo comprado naquele dia pode conseguir ter aquela sensação de pão quentinho ou a estalar, acabado de comprar.
Muitos não sabem, mas é possível congelar pão e, assim, preservar por mais tempo as suas propriedades e caraterísticas. Esta é uma maneira de não desperdiçar alimento e, ao mesmo tempo, ter sempre disponível pão para saborear seja ao pequeno-almoço, ao lanche ou como acompanhamento de uma refeição.
Como congelar pão e mantê-lo fresco por mais tempo
Congelar alimentos continua a ser a melhor maneira de os preservar por mais tempo, sem desperdiçar e conseguindo manter as melhores propriedades dos mais diversos ingredientes.
Há muitas vantagens em congelar alimentos e o pão não é exceção. Congelar pão evita que ele fique ressesso e com bolores. Assim, consegue prolongar a vida deste alimento que, sobretudo quando é caseiro e sem conservantes, tende a estragar mais depressa.
Congelar o pão também garante que ele não perde nutrientes, como os hidratos de carbono e as fibras. Outro benefício de congelar este alimento.
Como congelar pão corretamente?
No entanto, importa saber como congelar adequadamente este alimento. Primeiro, importa esclarecer que é possível congelar todo o tipo de pão, seja caseiro ou comprado na padaria.
Porém, há um passo a passo que deve ser seguido e respeitado para garantir que o processo de congelação ocorre como deve ser.
1 – Atente na temperatura
Antes de congelar o pão, deve conferir se ele está à temperatura ambiente e parti-lo em fatias. Caso contrário, podem surgir fungos e bactérias. Importa ainda congelar por porções, para ao descongelar poder selecionar a quantidade de pão de que precisa.
2 – Prepare o pão
O modo como armazena o pão é fundamental para garantir que ele é conservado nas melhores condições. Assim, o pão deve ser congelado, estando envolvido em invólucros duplos, com película aderente ou em sacos próprios para congelação.
Assim, deve embrulhar o pão em película aderente, sem bolhas de ar. Depois, recorra a papel de alumínio para envolver o pão, para que ele conserve ainda melhor a sua textura e sabor.
Outra opção é ainda envolver o pão em panos de cozinhas. Se o pão que tiver comprado já vier numa embalagem selada, então pode guardá-lo assim mesmo.
3 – Coloque o pão no congelador
É sempre importante identificarmos tudo aquilo que congelamos, colocando uma etiqueta com a data e o nome do produto, de modo a evitar equívocos. Idealmente, o pão que congela deve ser consumido no prazo de dois meses, para garantir que ele conserva todas as suas propriedades.
No congelador, pode pôr o pão mais junto da porta, de forma a evitar mudanças de temperatura que possam contribuir para ressequir o pão.
Aprenda a congelar outro tipo de alimentos:
- Aprenda a congelar fruta e a conservá-la por mais tempo
- Aprenda a congelar bacalhau corretamente
- 5 regras para congelar carne sem perda de qualidade
Nem todo o pão deve ser congelado da mesma forma
Apesar de, como já dissemos, todo o tipo de pão poder ser congelado, nem todo deve ser congelado da mesma maneira. Importa, por isso, conhecer as caraterísticas de cada tipo de pão e o que deve ter em conta no momento de o congelar.
Congelar pão de forma ou de hambúrguer
Como estes são pães mais leves e macios, há que tomar algumas precauções para que a congelação não retire a estes tipos de pães as suas principais caraterísticas.
Este pão deve ser congelado em sacos herméticos próprios para congelação e as fatias devem ser dispostas lado a lado e não sobrepostas.
Uma solução mais duradoura é embrulhar cada fatia individualmente em película aderente, antes de colocar nos sacos herméticos.
Congelar “papo-secos” / “carcaças”
Para congelar este que é um dos tipos de pão mais comuns e populares no nosso país, deve guardá-lo em sacos de plásticos, isolando muito bem a embalagem, de modo a garantir que não há entradas de ar.
Se os pães forem grandes, pode sempre fatiá-los, de modo a depois usá-los para torradas ou croutons.
Congelar pão pita / pão sírio
O pão pita, pão sírio ou pão árabe dizem respeito a um pão arredondado e achatado, feito à base de farinha de trigo.
Neste caso, para congelar, basta manter o pão na embalagem onde ele se encontra originalmente e já está.
Este mesmo método pode ser seguido com as tortilhas, bastando neste caso usar uma folha de papel vegetal entre as fatias da mesma.
Congelar baguetes e outros tipos de pão
Uma baguete também pode ser conservada, se a colocar no congelador, guardada em sacos de papel ou outra embalagem do género, como embrulhar em película aderente. Fundamental é que não haja entradas de ar.
Todavia, como a baguete é um pão comprido, deve fatiá-lo primeiro, o que irá aumentar a sua longevidade e facilitar o seu armazenamento no congelador.
Como descongelar pão?
Já explicámos tudo sobre como congelar pão, mas importa agora explicar como se deve descongelar este alimento e tirar o máximo partido dele. Eis o passo a passo que deve respeitar:
- Retire o pão do congelador, na véspera ou horas antes de o consumir.
- Remova a embalagem onde ele se encontra guardado e deixe à temperatura ambiente, para que descongele naturalmente.
- Assim que esteja descongelado, pode servir.
Em média, o pão demora quatro a cinco horas a descongelar. No entanto, tal pode variar em função da quantidade de pão, temperatura ambiente e nível de congelação.
Para conseguir um pão ainda mais apetitoso e crocante, experimente, depois de descongelado, colocar o pão no forno por 5 a 10 minutos, à temperatura de 350 graus.