O Covão dos Conchos é um buraco escuro que parece saído da ficção científica, mas a sua existência deve-se a uma obra de engenharia notável.
Não faltam razões para visitar a Serra da Estrela. Existem diversas atrações que tornam a Serra da Estrela num destino de sonho, seja para umas férias, seja para uma escapadinha. A Serra da Estrela tem diversos encantos, podendo ser visitada em estações mais frias, outono / inverso (quando se encontra coberta por um manto particularmente deslumbrante), ou nas estações mais quentes, primavera /verão.
A presença do Covão dos Conchos torna a Serra da Estrela num destino magnífico em pleno verão. Já ouviu falar deste buraco escuro que parece saído da ficção científica? Saiba tudo o que precisa de saber sobre esta atração imperdível.
Como chegar ao Covão dos Conchos, o enigmático buraco na Serra da Estrela
- A aparência
- Teorias e lendas
- A verdade
- A construção
- Obra notável
- Informação útil
- Como chegar
- O Trilho do Covão dos Conchos
- Covão do Conchos – Vista aérea
A aparência
Existe uma espécie de ralo assustador na Serra da Estrela. Quem se aproxima da Ribeira das Naves e vê ao longe este buraco sente um nó na garganta. O medo invade a alma.
Surge a sensação de que se está perante um cenário de ficção científica. Parece que se está a ver um funil ou um ralo no meio de um lago espaçoso por onde se está a esvaziar as águas cristalinas que por ali repousam.
Assim, uma circunferência perfeita, uma espécie de buraco negro, faz com que as águas locais se precipitem e desapareçam… (misteriosamente? magicamente? sinistramente?)
Este cenário invulgar tem o nome de Covão dos Conchos. A beleza desta atração insólita tornou este espaço famoso internacionalmente.
Teorias e lendas
O cenário inusitado, aliado ao medo e ao desconhecido, fez surgir várias explicações populares. Surgiram várias lendas populares para explicar a existência do Covão dos Conchos.
As lendas fantásticas que inspiravam causavam o pânico nos habitantes. Os pastores que deambulavam com o seu gado pelas pastagens de altitude tinham de lidar com o seu medo…
A verdade
As águas precipitam-se no buraco, mas não existe magia, nem nenhum mistério, quanto ao destino das águas. Nesta estrutura, não há nada de sobrenatural. A beleza rara do Covão dos Conchos deve-se a uma obra bem pensada.
Foi fruto da imaginação e criatividade do homem que se revelou um autêntico prodígio de engenharia. A obra realizada permite explicar a razão para a existência daquele buraco negro. Assim, não é nada vindo de outro mundo, não há nada a temer. Contudo, a sua beleza singular justifica uma visita demorada para contemplar esta paisagem rara.
A construção
O lago foi criado artificialmente em 1955, durante a construção da barragem hidroelétrica que se encontra nas proximidades. Os engenheiros decidiram perfurar um túnel na montanha para ligar os dois lagos.
Assim, a pequena barragem da Lagoa Comprida, que começou a ser construída no ano 1912 e só foi concluída em 1955, está na origem do enigmático buraco, que ficou conhecido como o Covão dos Conchos. O funil serve como entrada de um túnel que foi construído na década de 1950.
Obra notável
Este funil é uma obra que permite conduzir as águas recolhidas na Ribeira das Naves, levando-as até à Lagoa Comprida, que está localizada bem mais abaixo. O túnel em causa é o resultado de uma obra de engenharia formidável, uma estrutura notável com 1519 metros de comprimento.
O Covão dos Conchos já tem mais de 60 anos de existência. Esta estrutura cumpre na perfeição o papel para o qual foi pensada, permitindo fazer um adequado aproveitamento das águas da maior das lagoas serranas, destinando-as devidamente, servindo-se delas para a produção e a energia elétrica.
Informação útil
Localização GPS: 40.364, -7.610917
Como chegar
O Covão dos Conchos está localizado a 6,9 km da aldeia de montanha do Sabugueiro. O acesso ao Covão dos Conchos faz-se por via pedestre. Existe um trilho de cerca de 4 km que será necessário percorrer para lá chegar. Um percurso que se realiza através de uma estrada que parte da Lagoa Comprida e serpenteia pela serra mais alta de Portugal Continental.
O percurso não é fácil. Vai variando entre o razoável e o difícil. A presença de diversas pedras soltas dificultam a caminhada e a maravilhosa paisagem pode distrair…
O Trilho do Covão dos Conchos
Extensão do trilho: 10 km (percurso de ida e volta);
Tempo médio do percurso: 2h30 (ida e volta);
Início: Lagoa Comprida.
Após chegar ao parque de estacionamento da Lagoa Comprida, se estiver voltado de frente para as lojas de produtos regionais que se encontram por lá, deve seguir pela esquerda das lojas. Existe um caminho de terra batida (google maps, aqui);
Fim: Lagoa Comprida;
Informação relevante: Trilho linear e não sinalizado;
Nível de dificuldade: média;
Melhor altura para ir: Pode ser realizado em qualquer altura do ano, mas preferencialmente deve ser feito no inverno e na primavera.
Covão do Conchos – Vista aérea
Vídeo de: Portugal visto do Ceu
Leia também:
- 4 das melhores praias fluviais da Serra da Estrela
- Visite a Serra da Estrela no Verão. É encantadora!
- Saiba onde provar e comprar o melhor Queijo Serra da Estrela
NCultura
Se leu “Como chegar ao Covão dos Conchos, o enigmático buraco na Serra da Estrela” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…