O Palácio da Pena é feio? O Convento de Mafra é um mamarracho? Comentários de turistas pouco sensatos sobre locais e monumentos icónicos do nosso país.
O Palácio da Pena é feio? O Convento de Mafra, recém classificado pela UNESCO, é um mamarracho? A Lagoa das Sete Cidades não passa de um par de lagos? Estes são apenas alguns dos comentários que alguns turistas ousaram fazer sobre símbolos da cultura e da história portuguesa.
Se muitos fazem rir, há outros que quase fazem chorar, tamanho é o desrespeito e falta de consideração demonstrada por monumentos e edifícios absolutamente inquestionáveis quanto à sua beleza, importância e significado. Espreite alguns destes “tesourinhos”…
Palácio da Pena
“Este é, sem dúvidas, o palácio mais feio e ridículo alguma vez construído por alguém no mundo” Kim, Estados Unidos da América.
“É o templo do Kitsch e do mau gosto” Julliette F., França.
“Um edifício horroroso planeado por um mau arquiteto, com materiais de má qualidade, mau gosto e de design pobre é o que vão encontrar aqui” Guillermo.
Convento de Mafra
“O Convento de Mafra é um dos maiores edifícios de Portugal e tem também um dos seus maiores mamarrachos” Anónimo, Portugal.
Lagoa das Sete Cidades
“Mas é só um par de lagos e um vulcão antigo! E, quer dizer, o vulcão nem sequer está ativo, nem nada…” KHW, Canadá.
“A realidade não esteve à altura das expectativas. Se calhar estamos mal habituados, temos vistas fantásticas” SMSLS, Canadá.
Rio Douro
“Por 12,5€ viajámos pelo rio de barco. As margens do rio não são assim tão bonitas” Juliu H., França.
“É um sítio fantástico, mas é um dos locais menos turísticos do mundo” Foxy Rosie, Reino Unido.
Serra da Estrela
“Assim que desci do carro me senti dentro do freezer, é desconfortável, tanto pelo frio quanto pela quantidade de roupa que usamos!” Ba Verissimo, Brasil.
Templo Romano de Diana
“O Templo está parcialmente em ruínas” Gonçalves, Portugal.
“Não se pode passear entre os pilares” Jubjaeng, Estados Unidos da América.
“Tudo o que resta são umas poucas colunas escurecidas que parecem ter sido feitas de cimento” Dierregui, Bélgica.
Ruínas Romanas de Conímbriga
“É péssimo […] É um local bastante grande, com muitas fundações expostas, mas nenhuma das estruturas permanece” Carpsenior, Canadá.
Castelo de São Jorge
“Não vale a pena subir tão alto para depois não ver nada além de pedras” Anónimo, Espanha.
“Urghhhhh… não tentem subir a colina a não ser que estejam em boa forma física. Sou saudável, mas senti-me mal quando cheguei ao topo” Anónimo, Estados Unidos da América.
Elevador de Santa Justa
“Bom, sim, é um elevador histórico, mas pffff é super lento, pequeno, lento, lento, lento, lento! Já disse que era lento??” Cármen, Espanha.
“A cabine é bonita, mas o trajeto dura apenas quarenta segundos” Raul, Espanha.
Pastéis de Belém
“São apenas pastéis de nata aos quais temos de ser nós a adicionar o açúcar e a canela!” Sérgio F., Portugal.
Se gostou deste artigo, também poderá gostar de:
Palácio Nacional de Mafra, uma obra-prima
Belmonte: 1 dia fantástico na terra de Pedro Álvares Cabral
Monsanto, a História da Aldeia mais Portuguesa de Portugal
Apenas comentários vis de pobres sacri-pantas! Reclamam do privilégio de conhecer séculos de história só por causa de um gosto mesquinho e simplório por uma estética típica dos contos de fantasia não encontrados na realidade (a realidade pode ser muito mais interessante do que a imaginação, dependendo da percepção do indivíduo).
Quisera eu ter o privilégio de conhecer apenas UMA dessas maravilhas do outro lado do Atlântico, no velho mundo. Mas, estou falido desde que nasci, sem prosápia e com dívidas de vida nos bolsos…
Obs.: Não sou português.
Não acho que são comentários válidos para este tipo de avaliação não querendo com isso insultar mas sim por em questão a falta de bom senso de quem escreveu os mesmos comentários
Os comentários revelam a ignorância e a inveja das pessoas que os produziram. Temos, contudo, que ser tolerantes e admitir que eles aconteceram em maus momentos de quem os assumiu.
Eu vivo em Londres sou casado tenho dois filhos mas nuca disse mal de um pais porque nuca foi lá mas tenho viajar para Brasil conheço Brasil mas nuca falei mal agora esses turismo que vai a Portugal são turistas mica mais não tem nada tem inveja de Portugal