Descubra os encantos de Choquequirao, um destino que proporciona uma experiência incrível e inolvidável.
Machu Picchu é um destino popular. Esta cidadela inca encontra-se no alto da Cordilheira dos Andes no Peru, acima do vale do rio Urubamba. Machu Picchu é famosa pelas suas sofisticadas muralhas de pedra. Esta cidadela foi construída no século XV e depois foi abandonada.
No dia 7 de julho de 2007, Machu Picchu foi eleito uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo Moderna, após a realização de uma votação online aberta que contou com a participação de 100 milhões de pessoas.
Há uma cidadela igualmente encantadora que não tem a mesma fama. Já ouviu falar de Choquequirao? Fique a conhecer os atributos de Choquequirao, um destino que proporciona uma experiência incrível, memorável.
Choquequirao: a “irmã” da famosa Machu Picchu
Localização
A sua localização privilegiada é parte da sua riqueza. Choquequirao encontra-se sobre o impressionante desfiladeiro do rio Urubamba. Choquequirao está presente no sopé da montanha Salkantay, no vale Apurímac, na província de La Convención em Cusco, Peru.
Este novo sítio arqueológico é um dos espaços ligados à civilização inca. Choquequirao apresenta um conjunto de obras que atenderam a várias finalidades.
Comparação
Choquequirao é frequentemente comparada com a popular cidadela Machu Picchu, apesar de não receber tantos visitantes (longe disso), quanto a cidadela irmã. Choquequirao tem também muitos atrativos.
A sua arquitetura é tão impressionante, quanto a de Machu Picchu. A semelhança com Machu Picchu deve-se também à geografia semelhante do local onde a cidadela foi construída.
O explorador americano Hiram Bingham chegou a Choquequirao em 1909, um momento que aconteceu 2 anos antes da ‘descoberta’ de Machu Picchu. Os Incas construíram Choquequirao numa posição estratégica (como aconteceu com Machu Picchu), no topo de uma montanha. Essa localização permitiu que as pessoas em Choquequirao tivessem uma visão privilegiada do meio ambiente.
Choquequirao também seria uma fortaleza e um centro cerimonial, como aconteceu com Machu Picchu. Tal posição foi defendida em várias investigações realizadas com base no que foi encontrado local.
Devido à sua localização, manteve-se oculta numa montanha alta e distante. Choquequirao serviu como um ponto estratégico para vários propósitos. Ao longo dos anos, foi abandonado (como aconteceu com Machu Picchu) e a Natureza fez o resto. Encontrava-se coberto pela selva até ao momento da sua redescoberta.
História
Choquequirao permite que se fique a conhecer como a civilização inca erguia estruturas e como o seu povo vivia no passado. Especialistas acreditam que os incas tenham construído o lugar entre os séculos XV e XVI. Esta é uma região que conta com uma paisagem única, verdadeiramente deslumbrante.
O nome
Este é um sítio arqueológico cheio de estruturas feitas em pedra. O nome Choquequirao significa “berço de ouro” em quíchua, a língua indígena local. Chamar a Choquequirao local de cidade arqueológica não é exagero. Um olhar mais detalhado permite tirar essa conclusão.
Características
Choquequirao está situada a 3085 metros de altitude. Trata-se de um assentamento que abriga 13 zonas. Estas zonas foram organizadas para atender a diversas finalidades, destacando-se áreas residenciais.
Alguns dos edifícios de Choquequirao foram erguidos com quartzito. Já as paredes destes edifícios são compostas de pedra bruta. As paredes estavam cobertas de barro (por dentro e por fora).
Acredita-se que os seus muros tenham sido pintados de laranja claro. No entanto, há poucas estruturas que continuem com esse revestimento.
Existe em Choquequirao uma escadaria. A enorme escadaria é das estruturas mais impressionantes. Ela fica completamente iluminada pelo sol no verão, sobretudo no período do solstício. Esta é uma atração de destaque para os turistas.
Construções
Existem residências de elite e outras mais comuns. A presença de moradias que foram erguidas com dois andares é uma das peculiaridades de Choquequirao.
No espaço, há praças (duas praças principais) e ainda oficinas e armazéns, que são os edifícios maiores (as chamadas colcas). Há ainda templos, fontes e canais.
Água
O sistema de agricultura de Choquequirao é uma das construções que impressiona pela sua complexidade. Apresenta aquedutos que permitem levar a água para maiores distâncias.
Religião
As ruínas de Choquequirao também abrigam áreas destinadas à realização de rituais. Estes espaços serviam para a realização do culto a diversos elementos, nomeadamente à terra, à água e a outras divindades. O centro cerimonial é uma grande plataforma a que se pode chegar, depois de se atravessar uma porta dupla.
Os espaços de culto que eram reservados para os sacrifícios, quando são comparados com os que estão presentes em Machu Picchu, não são tão grandes. Não se sabe ao certo se estes espaços de culto teriam sido construídos para servir de oferta ao Deus do Sol.
Há outras hipóteses, mitos e suposições que dizem respeito à construção do Choquequeirao. Como acontece com Machu Picchu, Choquequirao também tem estruturas que marcam eventos solares como solstícios e equinócios.
Atualidade
Atualmente, a geografia mostra que o Choquequeirao se encontra coberto pela selva. Estima-se que apenas 30% de toda a área tenha sido revelada. Desta forma, conclui-se que as colinas ainda escondem muita coisa.
Há poucas pessoas que conhecem Choquequirao. A principal razão deve-se ao difícil caminho que é necessário percorrer para chegar lá.
Leia também:
- Vila Romana do Prazo: o Machu Picchu português
- Dipo: uma cidade com 2300 anos escondida no Alentejo
- Cidade Romana de Ammaia: quando os romanos ocuparam o Alentejo
O acesso
O acesso não é simples; exige uma caminhada. Ao contrário do que acontece com Machu Picchu, não existe comboio ou camionetas para lá chegar. A única forma de fazê-lo é ir a pé, num percurso de 32 km, uma caminhada onde se encontram paisagens incríveis.
Duração
A duração da caminhada para chegar a Choquequeirao é estimada em pelo menos dois dias. Por isso, para lá chegarem, os visitantes usufruem de uma estadia que não oferece muito conforto. Existem acampamentos para atender aos turistas interessados em visitar Choquequeirao.
A caminhada
A caminhada até Choquequirao é muito exigente. A subida começa na cidade de Cachora (que se encontra a 164 km de carro de Cusco). A estrada encontra-se em ascensão.
Ela cruza lugares do vale Apurímac, nomeadamente os pontos de referência Capuliyoq, o acampamento de Chiquiska, Marampata e outros. A ida até Choquequirao é mais árdua do que a vinda, porque a subida é mais exigente que a descida, naturalmente. Choquequirao está no meio dos departamentos de Cusco e Apurimac.
Pontos de interesse mais populares do lado Apurímac:
- Mirador Capuliyoc (2900 msnm).
- Chiquiska (1550 msnm).
- Praia de Rosalina (1500 msnm).
Pontos de interesse mais populares do lado de Cusco:
- Santa Rosa (2200 msnm).
- Marampata (3000 msnm).
- Choquequirao (3.035 msnm).
Nota: msnm significa metros sobre nível do mar.
Curiosidade
Estes acampamentos podem ser encontrados a cada 3 horas de distância. Além disso, encontra-se em andamento a construção de um teleférico que irá facilitar o acesso ao sítio arqueológico dos acampamentos. Este projeto irá contribuir para a chegada de mais turistas no futuro.
O custo
É possível visitar este espaço com um tour ou sem um tour (por conta própria). Naturalmente, a forma mais barata de ir a Choquequirao é por conta própria. No entanto, o modo mais seguro (e recomendável) é fazer a visita numa tour.
O passeio até Choquequirao tem um custo que se situa entre 400 e 600 dólares. Esse valor pode variar, dependendo da agência de turismo e do número de turistas.
É mais barato ir por conta própria. Desta forma, as despesas necessárias são basicamente para a comida (por 3 dias), para o camping e para a taxa de entrada (são 18 dólares para adultos).
Sem tour
Ao contrário do que acontece no Trilho Inca para Machu Picchu, Choquequirao tem outras características. Este é um destino que pode ser visitado sem uma tour.
Para visitar Choquequirao por conta própria, deve organizar bem a caminhada (nomeadamente a bagagem, a comida e o acampamento). Além disso, há que pagar a entrada na mesma porta do sítio arqueológico.
Experiência
A experiência de ir por conta própria é uma grande responsabilidade. O visitante torna-se o seu próprio guia. Por isso, tem de tomar todas as precauções necessárias, organizar a bagagem e todos os pormenores que fazem a diferença.
Deve escolher entre os vários lugares para pernoitar. Estima-se que pode ser encontrado um acampamento a cada 3 horas.
Alternativa
Há ainda uma rota alternativa que permite ligar Choquequirao a Machu Picchu. Esta aventura começa em Cusco e tem a duração de 8 dias e 7 noites.