Início Cultura Língua Portuguesa: censorável ou censurável?

Língua Portuguesa: censorável ou censurável?

Por vezes, confundimos determinadas palavras. Para o evitar, devemos conhecê-las melhor. Esclareça as suas dúvidas: devemos escrever censorável ou censurável?

censorável ou censurável
Língua Portuguesa: censorável ou censurável?

Por vezes, confundimos determinadas palavras. Para o evitar, devemos conhecê-las melhor. Esclareça as suas dúvidas: devemos escrever censorável ou censurável?

Apesar do mediatismo de alguns termos, há ainda muitos erros. É, por isso, importante evidenciar que devemos fazer-nos acompanhar de um dicionário, mas também é valioso conhecer erros bastante comuns de forma a evitá-los.

Há termos que são frequentes no nosso quotidiano, mas que muitas vezes são alvo de confusões. Há termos que, apesar de estarem constantemente nas notícias, são escritos de forma errada. Entre essas palavras está a dúvida: devemos escrever censorável ou censurável?


Leia também: Dúvidas de Português: o ponto e vírgula


Língua Portuguesa: censorável ou censurável?

Temos um desafio para si: quer testar as suas capacidades? Então, responda: quais das seguintes frases têm o termo adequado?

– Embora a publicação destes vídeos de aulas (via zoom) por outras pessoas seja uma prática censorável, não há impacto penal.

– Embora a publicação destes vídeos de aulas (via zoom) por outras pessoas seja uma prática censurável, não há impacto penal.

– O acórdão considerou provado que o réu agiu “de forma perversa e censurável”.

– O acórdão considerou provado que o réu agiu “de forma perversa e censorável”.

– Vereadora da autarquia considerou a vandalização da loja um ato “lamentável e fortemente censorável”.

– Vereadora da autarquia considerou a vandalização da loja um ato “lamentável e fortemente censurável”.

– Marques Mendes defendeu: “Não pode dirigir um tribunal” quem tem “comportamento censorável”.

– Marques Mendes defendeu: “Não pode dirigir um tribunal” quem tem “comportamento censurável”.

– James Kraska defendeu que “houve atuação censurável por parte do regime chinês e estamos todos a sofrer as consequências disso”.

– James Kraska defendeu que “houve atuação censorável por parte do regime chinês e estamos todos a sofrer as consequências disso”.

Se já avançou para a realização do exercício e ainda permanece com algumas dúvidas, faz todo o sentido continuar a leitura deste artigo que preparámos para si.

Significado

Adjetivo de 2 géneros. Merecedor de censura. Algo que se consegue censurar; que precisa ser censurado; que deve ser condenado; condenável ou deplorável. Diz-se do que ou de quem é digno de censura. Criticável, abusivo, repreensível ou condenável. Censura é exercer censura sobre. Criticar. Condenar. Repreender.

Respostas

Agora sim reunimos o conhecimento indispensável para corrigir o desafio proposto. Analisemos, então, as frases do exercício, identificando as que estão certas e as que estão erradas.

– Embora a publicação destes vídeos de aulas (via zoom) por outras pessoas seja uma prática censorável, não há impacto penal. X

– Embora a publicação destes vídeos de aulas (via zoom) por outras pessoas seja uma prática censurável, não há impacto penal. ✓

– O acórdão considerou provado que o réu agiu “de forma perversa e censurável”. ✓

– O acórdão considerou provado que o réu agiu “de forma perversa e censorável”. X

– Vereadora da autarquia considerou a vandalização da loja um ato “lamentável e fortemente censorável”. X

– Vereadora da autarquia considerou a vandalização da loja um ato “lamentável e fortemente censurável”. ✓

– Marques Mendes defendeu: “Não pode dirigir um tribunal” quem tem “comportamento censorável”. X

– Marques Mendes defendeu: “Não pode dirigir um tribunal” quem tem “comportamento censurável”. ✓

– James Kraska defendeu que “houve atuação censurável por parte do regime chinês e estamos todos a sofrer as consequências disso”. ✓

– James Kraska defendeu que “houve atuação censorável por parte do regime chinês e estamos todos a sofrer as consequências disso”. X


Leia também: Dúvidas de português: o que é uma onomatopeia?  


Conclusão

Como tivemos oportunidade de perceber, a palavra certa é censurável. A palavra censorável não existe na língua portuguesa e não deve ser usada.

Reflexão

Este artigo visa apresentar erros cometidos com frequência (contribuindo assim para que estes erros não sejam repetidos) e também frisar a importância de recorrer constantemente ao dicionário, pois ele permite esclarecer dúvidas sobre determinados conceitos, justamente quando elas surgem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.