Se gosta de caminhadas, prepare-se para uma experiência memorável e repleta de encantos. Conheça a Calçada do Diabo no Douro.
A Calçada do Diabo revela-se numa experiência distinta. Embora seja popularmente conhecida como Calçada do Diabo, o seu nome oficial é Calçada de Alpajares.
Ela pode ser encontrada no Douro, mais precisamente em Freixo de Espada à Cinta. Se gosta de fazer caminhadas, leia este artigo com a maior atenção e prepare-se para uma caminhada memorável e repleta de encantos.
Calçada do Diabo no Douro. Tem de caminhar aqui!
Como chegar
Para chegar ao local, deve seguir o acesso para Alpajares. Na estrada que se encontra entre Freixo de Espada à Cinta e Barca d’Alva, faça o desvio para a estrada do Candedo / ribeira do Mosteiro.
Lisboa: Siga pela A1, siga pela A23, siga pela IP2, siga pela IC5, siga pela EN220, siga pela EN221 e siga pela EN325.
Porto: Siga pela A4, siga pela IC5, siga pela EN220, siga pela EN22 e siga pela EN325.
O trilho
A Calçada de Alpajares representa um dos percursos mais marcantes do Douro, sendo um dos mais emblemáticos do concelho. O trilho encontra-se integrado no Parque Natural do Douro Internacional. Sendo chamado de Calçada do Diabo não se pode dizer que seja dos mais difíceis.
A sua dificuldade é média e ao longo do percurso pode encontrar várias atrações, como espaços geológicos, existindo muitos pontos de interesse (sejam eles culturais ou arqueológicos) que tornarão a experiência fantástica.
Ao longo do percurso, confirmará que o local se encontra devidamente marcado. Está devidamente sinalizado, apresentando painéis interpretativos e existindo informação relevante disponibilizada ao longo do trilho.
Existe ainda uma área de merendas que permite descansar e recuperar forças, enquanto se partilha comida num piquenique ligeiro, com a família, os amigos ou até desconhecidos…
Caraterísticas
O trajeto pode demorar 3 horas, sendo feito por todos os grupos de pessoas, tenham ou não muita experiência neste tipo de caminhadas. O calor do verão é mais intenso e torna o percurso mais difícil.
Por isso, para evitar que tenha de superar esse acréscimo de dificuldade, recomenda-se que evite fazê-lo nos meses de verão. Opte por fazer o trilho na primavera, outono ou inverno. O trilho começa e acaba no mesmo local, na Foz da Ribeira do Mosteiro. O percurso é de grau de dificuldade médio e tem cerca de 8 km de extensão.
Percurso
Início feito na foz da ribeira do Mosteiro, seguindo depois para norte.
Depois, faça a travessia da ribeira, num pontão.
De seguida, siga por um caminho a pé, até à Calçada de Alpajares, popularmente conhecida como Calçada do Diabo.
Segue-se a subida até ao castro de São Paulito, seguindo por um caminho vicinal até ao Picão de Ana.
Depois, o percurso é descendente, até à ribeira, passando pela calçada antiga.
Posteriormente, faz-se a travessia da ribeira pela ponte das Alminhas.
De seguida, faz-se a passagem pela calçada até ao local de Alminhas.
Depois, vá para sul, através da pequena estrada municipal, até conseguir chegar ao início do trajeto.
Trajetos alternativos
Existem dois percursos alternativos, além deste percurso tradicional, são eles: o caminho até à aldeia de Poiares (derivando do Castro de São Paulito) e o caminho até ao Castro de Alva e à povoação de Barca d’Alva (derivando da Foz da Ribeira).
Recomendações
Para fazer este trilho, é importante encontrar-se devidamente apetrechado. Recomenda-se que leve calçado confortável, devendo optar por roupa adequada para caminhadas.
É ainda importante que se leve chapéu e protetor solar. Leve água e outros líquidos, além de uma mochila com comida, principalmente fruta e snacks ligeiros.
Onde comer
Existem alguns espaços nas proximidades onde pode usufruir do melhor da comida local, entre os espaços mais encantadores estão:
Cinta D`Ouro
Um espaço que reúne diferentes propostas, entre as quais hospedaria e restaurante.
Informação útil
Morada: Avda. Guerra Junqueiro s/n, 5180-104, Freixo de Espada à Cinta, Portugal.
Contactos: +351 279 652 550 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Onde dormir
Casa de férias – Casa da Caroline
Morada: Rua do Santo – S/n – Mazouco, 5180-320 Freixo de Espada à Cinta, Portugal.
Mais informações aqui
Casa de férias – Terra d’Alva
Morada: Barca d’Alva, 6440-071 Freixo de Espada à Cinta, Portugal
Mais informações aqui
Leia também:
- 5 fantásticos hotéis no Douro, independentemente da sua carteira
- Passadiços do Penedo Furado, puro encantamento
- Maior ponte pedonal suspensa do mundo está quase acessível (Arouca)
NCultura
Tenha uma experiência única na Calçada do Diabo. Com vista privilegiada para o Douro, esta é uma excelente opção para recarregar baterias. Deixe-nos a sua opinião nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…