Todos os portugueses já provaram o bolo de arroz. Trata-se de um pastel que nos acompanha desde crianças! A presença destes bolos nas pastelarias faz-se notar em estabelecimentos de norte a sul do país. Ao longo de diversas décadas que ele faz parte da infância de crianças de diferentes gerações. Enquanto adultos, os ecos das memórias desses tempos fazem-se sentir. A estima que se tem por um bolo tão especial é tanta que mesmo em adultos fazemos questão de apontar-lhe ocasionalmente no momento de identificar o que se deseja lanchar, como quem pretende ainda alimentar a criança que persiste em nós.
No presente artigo, irá aprender receitas e truques para que possa ter em casa este pastel tão acarinhado, para poder criar memórias doces às suas crianças, aos seus filhos ou netos.
Bolo de arroz fofinho
Os bolos de arroz são seguramente um dos pastéis mais comercializados no nosso país. De norte a sul, os números de vendas devem ser bastante elevados. Além de serem muito apreciados pelos portugueses, são muito fáceis de preparar.
Não é necessário ter grandes dotes para a pastelaria para os fazer na perfeição. Com a receita que iremos partilhar consigo e algumas dicas, poderá fazê-los no conforto do seu lar, sem qualquer esforço.
A receita de Bolo de Arroz é muito simples de seguir. Fazer este papel é fácil e até recorre a ingredientes acessíveis, que normalmente temos por casa. O Bolo de Arroz é perfeito para acompanhar um café. Tanto pode ser servido de manhã, à tarde, como à noite. Desta forma, pode oferecer este mimo a quem receba por casa, seja num pequeno-almoço ou num lanche especial ou numa ceia romântica…
O Bolo de Arroz é um produto distinto e único em toda a pastelaria portuguesa. Nenhum outro bolo se apresenta aos clientes do estabelecimento. Apenas o Bolo de Arroz se apresenta com o nome enfaixado à sua volta. Por isso, deve ser o bolo mais empático da nossa pastelaria.
Desta forma, ele consegue chamar a atenção para si no meio das vitrines apinhadas de doçaria amarela. Por isso, com este bolo, não há esquecimentos nem momentos de hesitação. As pessoas dizem que um bolo de arroz não causa aquela confusão de apontar para um bolo qualquer cujo nome desconhecem… Todos reconhecem o bolo de arroz.
Este bolo encantador tem o nome que tem, porque é feito com farinha de arroz. A criatividade não é muita na nomenclatura, mas o bolo que é servido não desilude ninguém: é delicioso.
A maioria dos bolos de arroz que atualmente se encontram nos estabelecimentos não honra o nome, porque têm pouca ou nenhuma farinha de arroz. Estes bolos são autênticos impostores, porque são feitos a partir de massa de queque. Eles assumem a identidade do bolo de arroz, porque se encontram enfiados num pedaço de papel que os identifica como bolo de arroz. No entanto, este ícone da pastelaria portuguesa não merecia essa desonra. Escolhemos uma receita que presta a devida homenagem ao bolo de arroz.
Bolo de arroz fofinho
Ingredientes
- 2 ovos m
- 250 g de açúcar
- 200 g farinha de arroz
- 150 g de farinha de trigo
- 75 g de margarina
- 150 ml de leite
- 1 c. de sobremesa de essência de baunilha
- 1 c. de chá de fermento em pó
- q.b. Açúcar para polvilhar
- q.b. Margarina para untar
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, corte fitas de papel vegetal.
- – Em seguida, coloque as fitas no interior de aros metálicos.
- – Depois, unte um tabuleiro com margarina.
- – No imediato, forre-o com papel vegetal e volte a untar.
- – Posteriormente, disponha os aros no tabuleiro.
- – Em seguida, numa taça, bata bem a margarina com o açúcar e a essência de baunilha.
- – Depois, acrescente os ovos, um a um, batendo sempre.
- – Entretanto, amorne o leite e junte à mistura, alternadamente, com as farinhas, que devem ser misturadas, previamente, e peneiradas com o fermento.
- – Posteriormente, bata depois muito bem.
- – Em seguida, coloque o preparado num saco de pasteleiro e divida pelos aros.
- – Então, polvilhe com um pouco de açúcar.
- – Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos, sensivelmente.
- – Finalmente, retire do forno e desenforme.
- – No momento de servir, decore a gosto.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais
Aprenda a preparar:
- Bolo de chocolate húmido da avó. Não há melhor!
- 24 receitas de Bolo de Bolacha tradicional muito fáceis
- Bolo de noz e mel
Dicas específicas
- Apesar da essência de baunilha poder ser vista como opcional, a verdade é que permite criar um aroma agradável aos bolos de arroz.
- Idealmente, os aros do bolo de arroz devem ter 6 cm de altura, idealmente.
- No momento de encher os aros com a massa, deve ter em conta que só deve fazê-lo até 75% da sua capacidade. Deve deixar um espaço para que a massa possa crescer devido ao fermento.
- Pode usar formas de queques, se não tiver aros metálicos em casa.
- Se não tiver aros, nem formas de queque, pode optar por fazer um bolo de arroz gigante. Trata-se de uma alternativa. A prioridade deve ser fazer vários bolos de arroz de tamanho pequeno.