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Saiba porque não deve beber café de estômago vazio

O consumo de café é um hábito matinal para muitos. Saiba porque não deve beber café de estômago vazio. É um erro que pode tornar-se prejudicial para a saúde.

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Saiba porque não deve beber café de estômago vazio

Saiba porque não deve beber café de estômago vazio. É um erro que pode tornar-se bastante prejudicial para a saúde. O consumo de café é um hábito matinal para muitas pessoas. Há ainda indivíduos que optam por repetir várias vezes este hábito, ao longo do dia. O consumo regular e moderado de café está associado a diversos benefícios para a saúde.

Porém, há erros que são cometidos, pois uns abusam do seu consumo e bebem café em exagero; enquanto outros bebem café em jejum, outro erro particularmente grave!

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O hábito

Beber café logo pela manhã é um hábito para muitas pessoas. Contudo, é importante primeiro tomar um bom pequeno-almoço, antes de beber esse café, pois devemos ter algo no estômago, antes de ingerir uma bebida tão poderosa como o café.

Beber café quando se está em jejum pode revelar-se bastante prejudicial para a nossa saúde. Quer saber mais?


Leia também: Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café


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O pequeno almoço

Fruto da “inatividade” do corpo ao longo de cerca de 8 horas, o pequeno-almoço representa para muitos especialistas a refeição mais importante do dia. O corpo nunca está verdadeiramente inativo (se estivesse seria mau sinal, claro!…). Quando dormimos, está num modo de poupança de energia. São muitas as horas em que não se come nada, por isso o corpo despende menos energias.

Por isso é que o pequeno almoço se revela tão importante, pois essa refeição repõe tudo o que necessitamos, colocando nutrientes importantes ao serviço do bom funcionamento do organismo.

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Tabela de valor nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

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Disposição matinal

Sendo o pequeno almoço a refeição mais importante do dia, muitos recomendam torná-la  numa refeição bem completa com cereais, ovos, tostas, sumos naturais… A verdade é que  muitas pessoas não têm vontade de fazer uma alimentação tão completa, logo depois de acordar.

Muitos são os que acham melhor beber um café, logo em jejum, para obter a energia de que necessitam nas primeiras horas do dia. Mas o que pode aparentar ser uma boa opção, pode revelar-se bastante prejudicial para a saúde!…

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A falta de apetite

A explicação para a falta de apetite matinal é simples. Durante 8 horas, o corpo não consumiu alimentos, por isso ao longo do sono desliga algumas funções como forma de poupança de energia.

O estômago está vazio quando acordamos e, fruto dessa poupança de energia, ele não se encontra em funcionamento, pelo menos não a 100%. Não é incomum sentir essa falta de apetite matinal, mas desprezar a primeira refeição do dia é um erro. Não faz bem à saúde prescindir da refeição mais importante, porque tal é prejudicial para o metabolismo.

Por isso, não é apenas necessário comer algo, mesmo quando não se tem muita fome, como também é muito importante escolher bem o que se come e o café em jejum é uma má escolha.

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Pequeno almoço: más opções

Uma boa chávena de café preto pode revelar-se uma opção mais saborosa para quem tem falta de apetite matinal, mas está longe de se revelar a melhor opção ou a mais saudável, apesar do café fornecer muita energia.

Beber café em jejum revela-se prejudicial, pois é uma bebida que, quando consumida pura, não contém calorias, logo não fornece energia. O efeito que é sentido pelo corpo é consequência natural da cafeína. Por isso, os cereais representam uma melhor opção.

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Preparar o apetite para o pequeno-almoço

Acordar com náuseas é um problema que pode ser solucionado com a mudança de certos hábitos. Há dicas que podem ajudar a recuperar o apetite matinal. Revela-se uma boa estratégia ter como primeira atividade do dia beber um copo de água com o sumo de um limão (ou um copo de sumo de laranja natural), mesmo antes do banho matinal.


Leia também: Descubra o que acontece se deixar de beber café


É uma estratégia que ajuda a preparar o estômago e o metabolismo para o dia que acaba de iniciar. Assim, o corpo recebe logo uma dose de energia matinal que se revela preciosa.

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Pequeno almoço: boas opções

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, mas é necessário ser criterioso na hora de escolher o que se come. As melhores opções são produtos saudáveis e saborosos como leite, cereais, sumo natural, frutas. É ainda importante variar para não enjoar.

A evitar

Apesar do corpo estar preparado para comer qualquer tipo de comida pela manhã, como uma tigela de sopa, é importante evitar: cereais com açúcar, doces, bebidas açucaradas, salgados de pastelaria, alimentos industrializados e fast-food.

7 COMENTÁRIOS

      • Não está em jejum porquê? Tem calorias, nomeadamente de hidratos de carbono?
        Qual a resposta metabólica ao café? Aumenta a insulina? Diz ao corpo que se alimentou?! desliga os mecanismos de autofagia?
        Simplesmente o corpo mantém-se em beta-oxidação (queima de gordura) como já vinha a fazer durante a noite. Se tem energia matinal mesmo sem qualquer ingestão calórica é sinal de flexibilidade metabólica e sensibilidade à insulina, o que é MUITO BOM

  1. Que asneira da de artigo… É difícil repetir-se tantas vezes e dizer tanta asneira junta…
    Salve-se a recomendação de comer ovos pela manhã… A única proteína que recomendou… O resto é açúcar! Cereais, sumos de laranja, aveia, etc… É tudo açúcar para o nosso corpo

    • Excelente comentário faço jejum intermitente,bebo água com limão ao acordar e depois bebo um café com óleo de côco e canela, só 2horas depois e que tomo o pequeno almoço,e sinto-me muito bem..o mais importante para comer ao pequeno almoço é gordura, (abacate, ovos )e fibra, maçã cozida com canela, excelente.. realmente não percebo estes profissionais que recomendam,sumos, cereais, tostas,tudo o que faz mal

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