O azeite nacional está de parabéns! Medalha conquistada no maior e mais prestigiado concurso de qualidade do azeite do mundo! O azeite é um produto que é muito importante na gastronomia nacional. Felizmente, os portugueses podem contar com a experiência de várias produtoras de azeite de reputação internacional.
Recentemente, o Azeite Saloio demonstrou a sua qualidade ao arrecadar uma medalha de ouro num evento com repercussão mundial. Este azeite feito em Portugal evidenciou as suas virtudes, destacando-se num concurso com uma concorrência de peso.
Trata-se de um produto com um sabor único. O Azeite Saloio demonstrou ser um ouro líquido, apresentando tradição e requinte em cada gota.
Azeite nacional conquista medalha de ouro no maior concurso do mundo
Ao conferir este artigo do NCultura, comprova-se que Portugal tem de se orgulhar de muitas empresas portuguesas. O sucesso internacional não acontece só com os vinhos. Há outros produtos que merecem ser destacados, como o azeite…
O evento
O Azeite Saloio demonstrou a sua imensa qualidade ao conquistar uma medalha de ouro naquela que é conhecida como a maior competição de azeites do mundo. O New York International Olive Oil Competition é reconhecido como o mais impactante concurso de azeites do mundo.
Este evento é promovido pelo Olive Oil Times, que consiste no maior portal de notícias do setor a nível mundial. Os grandes vencedores do evento foram lançados durante o mês de abril.
O New York International Olive Oil Competition é um dos mais prestigiados concursos de qualidade de azeite do mundo. Este ano, o evento contou com a presença de 1200 concorrentes provenientes de 28 países.
A produtora
O azeite Saloio Selectum evidenciou as suas virtudes nesta competição internacional de grande reputação. Este azeite português é produzido e comercializado pelo grupo – SICA: (sigla de Sociedade Industrial e Comercial de Azeites) / Est. Manuel da Silva Torrado, SA.
O azeite Saloio foi distinguido com uma medalha de ouro. Trata-se do nível máximo de pontuação desta competição. A distinção alcançada por este azeite nacional foi arrecadada na categoria de “frutado médio” por um azeite virgem extra de variedade Picual, produzido num lagar da empresa situada em Serpa (no Alentejo).
O azeite Saloio
O Saloio Selectum é um produto elaborado com azeitonas selecionadas criteriosamente. Este azeite carateriza-se por um aroma fresco e apresenta um equilíbrio perfeito entre o doce e o amargo. Este azeite é uma mistura perfeita do Alentejo, um digno representante da região.
Este azeite premiado provém de azeitonas de um olival próprio, de compasso intensivo e laboradas cuidadosamente numa fase precoce da campanha passada, que aconteceu em outubro de 2022.
É possível conferir que nas notas de prova do concurso, os provadores do evento destacaram que este produto português gera uma sensação aromática e gustativa a amêndoa verde, notando-se ainda banana, erva fresca, pimenta e folha de tomate. O azeite foi premiado neste evento de impacto global.
Conheça mais produtos nacionais premiados:
- Tinto nacional conquista medalha de ouro em Concurso Internacional
- Queijo nacional conquista prémio nos “Oscars” da gastronomia
A marca
A marca levou a concurso a referência Saloio Selectum que demonstrou a qualidade do azeite da região. Este azeite é produzido exclusivamente no Alentejo, encontrando-se presente nos lagares da empresa em Estremoz e Serpa.
A marca Saloio é centenária, sendo comercializada desde o ano 1878. Desta forma, trata-se de um produto com alta notoriedade, destacando-se um pouco por todo o mundo. O azeite nacional está especialmente presente em mercados onde as comunidades portuguesas se implementaram no passado, nomeadamente em países como: EUA, Canadá, Austrália, Brasil, entre outros.
Reconhecimento
O azeite SALOIO produzido Est. Manuel da Silva Torrado, S.A procura proporcionar uma experiência única ao consumidor, convidando-o a realizar uma viagem gastronómica pelo sabor típico do Alentejo.
Esta não é a primeira vez que o Azeite Saloio é distinguido nesta competição que é reconhecida como o maior evento do setor. No ano de 2020, este azeite já tinha alcançado a medalha de prata, uma distinção honrosa que não tem o mesmo impacto que uma medalha de ouro, que retrata o sucesso deste ano.
O NYIOOC World Olive Oil Competition distingue-se como o maior concurso da área. A lista anual de premiados deste evento serve como guia oficial dos melhores azeites do nosso planeta e dos produtores dedicados que os fabricam.
Pode consultar o resultado do concurso e restantes informações aqui.