Areais amplos, pontuados com falésias, parques naturais e dunas fazem destes espaços muito apetecíveis. Confira as melhores praias em Lisboa e arredores.
Muitas vezes, associamos destinos cosmopolitas como Lisboa a tudo menos a praias. Porém, na capital portuguesa e nos seus arredores, há praias bem tranquilas e capazes de fazer as delícias de qualquer veraneante.
Para quem não prescinde das comodidades de uma grande cidade, estas praias são destinos ótimos, pois aliam a beleza da Natureza à proximidade com os grandes centros urbanos.
Areais amplos, pontuados com falésias, parques naturais e dunas fazem destes espaços muito apetecíveis. Muitas destas praias são, ainda, destinos de eleição para a prática do surf. Fique a conhecer areais lisboetas e imediações que são de cortar a respiração.
As 39 melhores praias em Lisboa e arredores
- Praia de Carcavelos
- Praia da Conceição, Cascais
- Costa da Caparica
- Praia de São Pedro
- Praia do Tamariz
- Praia de Santo Amaro de Oeiras
- Praia do Creiro
- Praia do Guincho
- Praia da Adraga
- Praia das Maçãs
- Praia das Bicas
- Praia de Troia
- Praia de São Julião
- Praia do Magoito
- Praia da Cresmina
- Praia do Meco
- Praia da Figueirinha
- Praia da Rainha
- Praia da Morena
- Ericeira
- Praia do Ribeiro do Cavalo, Sesimbra
- Praia do Rosário, Moita
- Praia de Alpertuche, Arrábida
- Praia Fluvial do Alamal, Gavião
- Praia das Azenhas do Mar, Sintra
- Praia da Ursa, Sintra
- Praia da Cova da Mijona, Sesimbra
- Lago Azul, Ferreira do Zêzere
- Lagoa de Albufeira, Sesimbra
- Praia da Aroeira, Sintra
- Praia da Alburrica, Barreiro
- Praia dos Coelhos, Arrábida
- Praia da Samarra, Sintra
- Praia da Adraga, Sintra
- Praia do Abano, Cascais
- Praia Doce, Salvaterra de Magos
- Praia Fluvial Olhos de Água, Alcanena
- Praia de Galapinhos, Arrábida
- Praia do Portinho da Arrábida, Arrábida
1 – Praia de Carcavelos
Esta é uma praia muito procurada ao fim de semana. Ela é mesmo a maior da costa de Lisboa-Estoril-Cascais. A sua água é límpida e, por lá, não faltam surfistas e amantes da natação. No areal, também pode praticar vólei e futebol. Esta é uma praia muito sossegada e sem muitos hotéis ou restaurantes, nas imediações.
2 – Praia da Conceição, Cascais
Por vezes, a água pode ser fria, mas esta é uma praia bem agradável. Quando a maré está baixa, a praia da Conceição une-se a outra praia, a da Duquesa.
No verão, não falta diversão, com botes insufláveis e bananas aquáticas. As águas tranquilas fazem desta uma praia apta para crianças e famílias.
3 – Costa da Caparica
Este areal tem quase 30 kms de comprimento e faz parte da área de paisagem protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, a qual se divide em três grandes zonas: Terras da Costa, Acácias e Medos.
As praias desta zona têm bandeira azul, o que atesta que as suas águas são limpas. É fácil chegar até estes areais e estacionar nas imediações. Entre os areais mais populares estão: Praia da Morena, Praia da Sereia, Praia do Castelo, Praia do Rei e Praia da Rainha. A Praia da Bela Vista é um areal naturista.
4 – Praia de São Pedro
No Estoril, fica a praia de São Pedro do Estoril, envolvida por um muro de pedra natural. Na praia, de um lado há um cais e no outro prédios da Ponta do Sal.
Nesta praia, a areia é clara e as ondas propícias ao surf. Na maré baixa, formam-se pequenas piscinas naturais, muito apreciadas pelos mais novos. O areal é muito limpo e bastante tranquilo durante a semana.
5 – Praia do Tamariz
No Estoril, fica esta que é uma das praias mais populares da região. Além de bares e restaurantes, ali pode encontrar piscinas naturais que vão encantar as crianças da família.
A qualidade da água é desde sempre ótima e nas imediações pode provar bom peixe fresco.
6 – Praia de Santo Amaro de Oeiras
Esta faixa de areia é delimitada pelo forte de São João das Maias. Daqui pode admirar o mar e a Natureza envolventes. À noite, também não falta animação.
Nas imediações, ficam a marina de Oeiras e a Piscina Oceânica. Se caminhar mais um pouco, chegará à Praia da Torre. Na zona envolvente, fica o Jardim da Quinta dos Sete Castelos.
7 – Praia do Creiro
Esta é uma praia distinta, com as suas areias brancas, árvores exóticas e pássaros. As águas são cristalinas e os caminhos são feitos de pedras coloridas. Em Sesimbra, pode provar bons pratos de peixe.
Nas imediações, há diversos encantos naturais, como as colinas da Serra da Arrábida e as falésias do Cabo Espichel. O pequeno porto de Sesimbra e o seu forte são outras atrações da região.
8 – Praia do Guincho
Esta é uma praia muito apreciada pelos surfistas, que ali encontram as condições ideais para surfar.
A água transparente e a ciclovia usada por corredores, ciclistas e patinadores faz as delícias de qualquer turista. Ao longo de 10 kms, há bares, restaurantes e hotéis que oferecem todos os serviços necessários para um bom dia de praia.
9 – Praia da Adraga
Uma praia muito procurada no verão e repleta de falésias, cavernas e túneis. O areal fica próximo da cidade de Almoçageme, tem bandeira azul e permite o acesso a pessoas com deficiência.
Nas imediações, ficam a Praia do Ribeiro do Cavalo, a Praia dos Carneiros e a Praia Grande. Pelo caminho, pode encontrar encantos naturais, como flores amarelas, brancas e roxas. Do topo da colina, pode admirar as falésias, a costa e a paisagem de Almoçageme.
10 – Praia das Maçãs
No passado, neste areal, repousavam maçãs caídas das árvores. Agora, este é o ponto de encontro para quem adora desportos de praia e aquáticos, como bodyboard e surf. Pelas proximidades, há lojas, restaurantes, cafés, bares e uma piscina de água salgada.
11 – Praia das Bicas
Esta é uma praia muito procurada por surfistas e bodyboarders. Esta praia é pequena e selvagem, sem instalações turísticas, bares ou restaurantes. O areal é super limpo e convida a estender a toalha.
12 – Praia de Troia
Com 13 quilómetros de extensão, esta praia tem águas transparentes e dunas de areia. Ao deslocar-se para Troia de bicicleta, pode descobrir praias escondidas e bosques encantadores. Nas imediações, há ainda ruínas romanas, mais precisamente na zona de Cetóbriga.
13 – Praia de São Julião
Neste areal de 600 metros, é possível admirar paisagens incríveis, enquanto se surfa e pesca em águas movimentadas. Esta praia tem encantos únicos e, por isso, é muito procurada, sobretudo no verão.
14 – Praia do Magoito
Nesta praia, há uma falésia que oferece uma vista incrível para o areal e para o Cabo da Roca. Esta é uma praia muito rica em iodo e, por isso, outro dos seus atrativos são as suas propriedades terapêuticas.
15 – Praia da Cresmina
Esta praia acompanha os parques de Sintra e de Cascais. As falésias e as dunas embelezam o cenário e abrigam o areal do vento. Pelas suas caraterísticas, esta praia é muito apreciada por famílias com crianças e animais de estimação.
16 – Praia do Meco
Uma das praias mais populares da região é a Praia do Meco, muito procurada no verão pelos locais. Além de atrativos como os restaurantes de peixe e os clubes de diversão noturna, o areal é amplo e contribui para momentos de relaxamento e sossego. As vistas são incríveis e o ambiente super agradável.
17 – Praia da Figueirinha
As águas deste areal oferecem a tranquilidade e o sossego que as famílias com crianças pretendem. Quando a maré está baixa, forma-se uma pequena lagoa, ideal para os mais novos brincarem. O promontório da Arrábida protege o areal das intempéries
Na zona envolvente, há enseadas a que se podem aceder seguindo por caminhos naturais. Depois, aproveite para dar uns mergulhos. E, esteja atento, pois pode avistar alguns golfinhos.
18 – Praia da Rainha
No coração de Cascais, fica esta praia, entre casas e falésias. O seu nome deve-se ao facto de a rainha D. Amélia ter frequentado esta praia nos meses de verão. À noite, também não faltam espaços de diversão para aproveitar.
19 – Praia da Morena
A praia da Morena é uma praia selvagem. As suas águas são cristalinas e o areal dourado. Esta é uma praia muito procurada pelos mais jovens, pois há muitas festas e diversão noturna.
Esta praia também é conhecida como Praia do Ferro de Engomar, devido a uma ilhota que se situa ali bem perto e aparenta a forma de um ferro. No centro da praia, também há um arco que conduz a uma pequena caverna.
Esta é uma praia rica em iodo e, por isso, com propriedades terapêuticas.
20 – Ericeira
A Meca do surf para qualquer apreciador da modalidade, as falésias e as enseadas da Ericeira proporcionam ondas incríveis. Todo o ambiente da Ericeira é fabuloso e pitoresco e, por isso, não é de admirar que atraia muitos visitantes.
Depois de apanhar banhos de sol, não prescinda de uma passagem pelo centro histórico, pelas vilas e por restaurantes especialistas em peixe e marisco.
21 – Praia do Ribeiro do Cavalo, Sesimbra
Junto ao Cabo Espichel, esta é uma praia quase selvagem, de difícil acesso. Quase deserta, o seu areal é amplo e as paisagens são incríveis.
22 – Praia do Rosário, Moita
Esta é uma praia fluvial a menos de uma hora de distância de Lisboa. O seu areal é extenso e conta com apoios de praia, biblioteca estival, chuveiros, parque de merendas e parque infantil. Há ainda um restaurante com petiscos bem saborosos.
23 – Praia de Alpertuche, Arrábida
Esta é uma praia pequena, essencialmente composta por pedras e seixos. As suas águas são cristalinas. Para chegar a este areal, deve seguir por um caminho de terra batida que existe antes do Museu Hidrográfico.
24 – Praia Fluvial do Alamal, Gavião
O acesso é feito por uma estrada estreita e sinuosa. As vistas são incríveis, sobretudo devido à vegetação envolvente e ao Castelo de Belver, localizado do outro lado do Tejo, no alto da encosta. O areal é extenso e as áreas de relvado também.
25 – Praia das Azenhas do Mar, Sintra
Esta praia é rodeada por casinhas brancas. O areal não é grande, mas a piscina natural que se forma permite ir a banhos. Suba até ao miradouro e aproveite para fazer uma deliciosa refeição no restaurante que lá se encontra.
26 – Praia da Ursa, Sintra
Esta é uma das praias mais belas e selvagens da região. Alguns dos seus atrativos são as falésias, os rochedos (nomeados de Pedra da Ursa e Gigante) e, claro, a praia. O acesso à praia pode ser difícil e demorado, mas a serenidade do areal compensa.
Se chover, é formada uma cascata com origem nas águas da Ribeira da Ursa.
27 – Praia da Cova da Mijona, Sesimbra
Esta praia, também chamada de Ilhau, é um areal de difícil acesso, situado em plena Serra da Arrábida. Para chegar lá, deve seguir por um trilho escavado na ravina, que termina no areal.
28 – Lago Azul, Ferreira do Zêzere
Também conhecida como Praia Fluvial da Castanheira, este areal situa-se na Barragem de Castelo de Bode, a qual possui duas piscinas (uma para adultos e outra para crianças).
Por aqui, pode fazer wakeboard, passeios de gaivota ou caminhadas pelos trilhos.
29 – Lagoa de Albufeira, Sesimbra
Muito procurada por famílias, este lago tem águas calmas e areais extensos. Porém, os amantes de desportos náuticos também apreciam as ondas deste destino.
30 – Praia da Aroeira, Sintra
Este areal é pequeno e selvagem e as suas águas um pouco revoltas. Os acessos são muito difíceis, por isso não é um destino indicado para famílias. Portanto, muitos procuram esta praia para explorar e, inclusive, praticar nudismo.
31 – Praia da Alburrica, Barreiro
Com areias finas e claras, esta praia exibe três moinhos tradicionais de vento: o moinho de vento Gigante, o moinho de vento Nascente e o moinho de vento Poente. É uma praia muito limpa, que conta com chuveiros, um circuito de manutenção e um parque de estacionamento nos arredores.
32 – Praia dos Coelhos, Arrábida
Esta é uma praia selvagem e de difícil acesso. As suas areias são finas e brancas e a suas águas transparentes. Nas imediações, fica a serra da Arrábida. Quando a maré está baixa, é possível chegar a esta praia através da Praia do Creiro.
33 – Praia da Samarra, Sintra
Localizada numa escarpa, esta praia possui um areal pequeno, mas muito convidativo. A Natureza envolvente é cativante e atrai muitos visitantes.
34 – Praia da Adraga, Sintra
Depois de uma estrada sinuosa, fica esta praia, dona de um areal calmo e envolvida por um cenário composto por escarpas, grutas e túneis. Quando a maré está baixa, é possível ligar as praias dos Namorados e do Cavalo.
35 – Praia do Abano, Cascais
Muito popular devido à beleza e aos bons acessos, esta é uma praia muito apreciada pelos surfistas, pois tem uma ótima ondulação.
36 – Praia Doce, Salvaterra de Magos
Localizada entre a vila de Salvaterra de Magos e a aldeia piscatória de Escaroupim, esta praia (também conhecida como Praia dos Tesos) é sossegada e oferece uma paisagem plena de vegetação. Além disso, dispõe de parque de merendas, mesas, casas de banho e um pequeno areal.
37 – Praia Fluvial Olhos de Água, Alcanena
Esta praia tem águas límpidas e frescas e, por isso, é muito apreciada pelos mais novos. Nas imediações, dispõem ainda de zona de lazer, com áreas de merendas, um parque infantil e um parque de campismo.
38 – Praia de Galapinhos, Arrábida
Classificada como uma das melhores praias da Europa, esta é uma praia de acessos difíceis, mas com uma paisagem maravilhosa, composta pela vistas sobre a serra e o mar. As águas são calmas e, por isso, convidativas a banhos.
39 – Praia do Portinho da Arrábida, Arrábida
Uma das praias mais belas, envolta pela serra, o extenso areal e as águas translúcidas. Nas proximidades, encontra restaurantes onde pode fazer uma bela refeição. Em 2010, foi eleita uma das Sete Maravilhas de Portugal.