Se pretende mudar de local de residência, tenha em consideração as cidades com mais qualidade de vida no nosso país.
A sua cidade ajuda-lhe a apreciar o seu quotidiano? Acha que tem qualidade de vida? Estas questões não têm uma resposta simples. A definição de qualidade de vida não é simples de fazer.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de qualidade de vida pode ser definido como “a perceção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Há cidades que proporcionam melhores condições para que se possa apreciar o quotidiano da melhor forma. Há quem se tenha dedicado a procurar as cidades que asseguram um quotidiano mais agradável.
Todos os que desejam o melhor para si, devem analisar estas informações. Se pretende mudar de local de residência, tenha em consideração as cidades com mais qualidade de vida.
As 12 cidades com mais qualidade de vida em Portugal
A qualidade de vida
Este conceito inclui vários aspetos, nomeadamente relacionados com a saúde. Qualidade de vida está associado ao bem-estar físico, funcional, emocional e mental. No entanto, este conceito também está relacionado com outros fatores que não se encontram diretamente relacionados com a saúde, nomeadamente as amizades, a família, o trabalho, entre outros.
A fonte
Segundo um inquérito realizado pela reputada entidade DECO PROTESTE, há muito que se pode dizer sobre a qualidade de vida nas cidades portuguesas. Houve a colaboração de 3.500 participantes que deram a sua opinião no inquérito, respondendo às questões lançadas, permitindo que se chegue a algumas conclusões interessantes.
Conclusões
Em geral, os habitantes de Viseu, Leiria e Braga são os habitantes de cidades portuguesas que se encontram mais satisfeitos com o local onde residem. Por outro lado, os habitantes mais desagradados são os que vivem em Évora, Lisboa, Porto e Setúbal.
Critérios
Segundo a Deco Proteste, houve dez vertentes avaliadas. Entre estas variáveis que foram consideradas na realização do inquérito, as que têm maior impacto na qualidade de vida das pessoas nestas cidades são factos como: custo de vida, a segurança e criminalidade e a limpeza e gestão de resíduos.
A cidade de Viseu encontra-se acima da média nestes três critérios.
Saiba quais são as 12 cidades com mais qualidade de vida em Portugal!
12 – Évora
11 – Lisboa
10 – Porto
09 – Setúbal
08 – Faro
07 – Aveiro
06 – Castelo Branco
05 – Coimbra
04 – Viana do Castelo
03 – Braga
02 – Leiria
01 – Viseu
Método
Quer saber como foi realizado o estudo? A DECO PROTESTE pretendia avaliar o grau de satisfação dos portugueses no que diz respeito a determinados aspetos da cidade onde vivem. Por isso, criou um inquérito com questões estratégicas.
Posteriormente, em outubro e novembro de 2020, esta entidade de elevada reputação enviou um questionário online aos subscritores das revistas e também enviou o mesmo questionário a uma amostra proporcional da população adulta residente nas cidades selecionadas.
Universo
Os resultados tiveram por base as 3487 respostas válidas. Os dados presentes nestes inquéritos espelham as opiniões e as experiências das pessoas inquiridas.
O inquérito realizado pela Deco Proteste foi destinado aos habitantes das 12 capitais de distrito com mais população, nomeadamente: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.
Leia também:
- As 5 melhores cidades da Europa para viajar em família. Uma é portuguesa.
- Provavelmente, uma das melhores cidades para viver em Portugal
- As 16 cidades mais antigas da Europa. Uma em Portugal
Locais mais poluídos de Portugal
Tendo em conta que a poluição é um dos critérios que prejudica a qualidade de vida, torna-se relevante adicionar essa informação. A Organização Mundial de Saúde (OMS) partilhou uma lista com 15 locais portugueses.
Todos os locais portugueses aqui apresentados encontram-se acima do limite máximo de partículas finas inaláveis. O limite de referência corresponde a 10 microgramas por metro cúbico.
15 – Vila do Conde – 11 microgramas por metro cúbico de ar.
14 – Setúbal – 11 microgramas por metro cúbico de ar.
13 – Chamusca – 11 microgramas por metro cúbico de ar.
12 – Aveiro – 11 microgramas por metro cúbico de ar.
11 – Marateca – 12 microgramas por metro cúbico de ar.
10 – Ílhavo – 12 microgramas por metro cúbico de ar.
09 – Algueirão-Mem Martins – 12 microgramas por metro cúbico de ar.
08 – Faro – 12 microgramas por metro cúbico de ar.
07 – Buraca – 12 microgramas por metro cúbico de ar.
06 – Albufeira – 12 microgramas por metro cúbico de ar.
05 – Portimão – 13 microgramas por metro cúbico de ar.
04 – Lisboa – 13 microgramas por metro cúbico de ar.
03 – Cascais – 14 microgramas por metro cúbico de ar.
02 – Almada – 14 microgramas por metro cúbico de ar.
01 – Estarreja – 15 microgramas por metro cúbico de ar.
Nota: Um dos destaques dos dados concedidos pela OMS vai para a segunda maior cidade do país. O Porto, que ficou abaixo do limite, o que é bastante positivo para a cidade Invicta.
Guimarães também se destacou. A Cidade Berço surpreendeu por apresentar apenas 3 microgramas por metro cúbico de ar. Esta cidade portuguesa registou mesmo o valor mais baixo da lista.