Arroz de Pato: um petisco vindo de Braga
Quem não aprecia um bom arroz de pato, bem estaladiço e saboroso? Fique agora a conhecer a história deste prato e a sua receita original.
Traçar a origem e história deste prato português não é das tarefas mais fáceis. Com raiz em Braga, esta receita atravessa todo o país e é replicada numa série de regiões de norte a sul, mantendo-se mais ou menos fiel ao modo de preparação original.
Fique, agora, a conhecer um pouco mais sobre esta iguaria deliciosa e como confecioná-la e tê-la à sua mesa.

Arroz de Pato: um petisco vindo de Braga
A receita de Arroz de Pato terá tido origem no seminário de Braga. Nos seus primórdios, seria confecionada com pato selvagem. Crê-se, ainda, que o autor deste prato possa ter emigrado para o Brasil e, com ele, levado este prato.
Apesar de ser mais comum referirem-se a esta receita como “Arroz de Pato à antiga” ou, simplesmente, “Arroz de Pato”, este prato é natural de Braga, assim como outros tantos petiscos típicos da nossa gastronomia, como as papas de sarrabulho ou o pudim Abade de Prisco.

Apesar de se conhecerem inúmeras variantes, a receita original consiste, basicamente, em cozer o arroz no caldo em que cozeu o pato, o qual serviu também para cozinhar o chouriço e o presunto.
Depois, a carne é desfiada e disposta entre duas camadas de arroz, juntamente com os pedacinhos de presunto. O chouriço e o restante presunto servem de cobertura. Para finalizar, segue para o forno que lhe dá aquela textura tostada e crocante.

Onde comer?
Como já dissemos, este prato pode ser encontrado um pouco por todos os restaurantes, de norte a sul do país. Contudo, se procura a sua versão mais tradicional, então Braga é um bom destino, nomeadamente a Taberna do Félix que aí existe.
Esta Taberna fica bem no centro histórico da cidade e é, desde logo, um espaço acolhedor, caraterizado por um ambiente familiar, recheado de objetos antigos e muitas memórias. Serve, sobretudo, pratos caseiros, sendo o arroz de pato um deles, para muitos o melhor do mundo!
- Morada: Largo da Praça Velha, nº 18, Braga
- Contactos: 253 617 701 ou felixtabernabraga@gmail.com
- Fecha ao domingo.

Receita tradicional de Arroz de Pato
Ingredientes
2 kg de pato
300 gr de arroz carolino
250 gr de cubos de bacon
3 grãos de cravo
1 chouriço às rodelas
1 cenoura pequena às rodelas
1 cebola
1 raminho de hortelã
1 raminho de salsa
Sal e pimenta em grão

Modo de Preparação
– Coza o pato com o bacon e o chouriço, em água salgada.
– Acrescente a cebola, os grãos de cravo, a cenoura, a pimenta e a salsa e deixe cozinhar em lume brando.
– Desfie o pato e reserve. Filtre o caldo, retire a gordura e reserve.
– Depois, leve o caldo a ferver até apurar e retifique o sal.
– Frite o arroz na gordura do pato, junte o caldo (3 vezes a quantidade de arroz) e a hortelã.
– Cozinhe durante 15 minutos, retire do lume e deixe repousar.
– Numa travessa de ir ao forno, coloque metade do arroz, cubra com pato e volte a cobrir com arroz. Decore com chouriço, bacon e cenoura e leve ao forno, para dourar.
Receita de arroz de pato no forno por necasdevaladares:
Vídeo de: necasdevaladares – receitas caseiras
_
Comentários 2