Aquário Vasco da Gama: um dos melhores e mais antigos do mundo
É português um dos mais antigos aquários do mundo. Trata-se do Aquário Vasco da Gama, situado em Algés. Fique a conhecê-lo em pormenor.
O Aquário Vasco da Gama tem 120 anos e, apesar da sua longevidade, continua a encantar miúdos graúdos. Localizado em Algés, este velhinho Aquário está sob a tutela da Marinha Portuguesa.
É um dos aquários museu mais antigos do mundo e integra, com frequência, as listas dos melhores aquários do mundo, acompanhado pelo também português Oceanário de Lisboa.
Aquário Vasco da Gama: um dos melhores e mais antigos do mundo
Inaugurado a 20 de maio de 1898, sob o alto patrocínio do rei D. Carlos I, este fantástico aquário consegue atravessar sucessivas gerações. Foi desde 1901 que ficou sob a responsabilidade da Marinha de Guerra Portuguesa que, desde então, em muito tem contribuído para a divulgação deste tesouro português.
São cerca de 70.000 os visitantes que, por ano, se deixam levar pelo encanto deste ex-líbris que conta com 5 salas, cerca de 90 aquários e mais de 300 espécies marítimas vivas (havendo ainda outros milhares de espécies no museu). São, por isso, efetivamente, inúmeras as razões que levam tantas pessoas a visitar este espaço.
O património histórico é extremamente rico e diversificado e o icónico espaço está estrategicamente organizado em dois setores: o museu e o aquário. Se no museu o destaque vai para a coleção oceanográfica de D. Carlos I; no aquário é possível contactar com a vida aquática portuguesa.
Museu
Este museu está enriquecido com muito património, tanto histórico, como científico. A variedade de animais marítimos é ambiciosa.
Entre as diversas espécies presentes estão peixes marinhos, peixes de água doce, tartarugas, mamíferos marinhos, moluscos e aves aquáticas.
A Coleção Oceanográfica do rei D. Carlos I, considerado um verdadeiro imperador dos oceanos, revela um monarca/“cientista dos mares”.
À altura da inauguração (1898), o rei realizou uma exposição temporária com as espécies que foi recolhendo nas suas campanhas oceanográficas (que ocorreram em 1896 e 1897).
Essa coleção acabou por regressar e integrar o museu. Este conseguiu, posteriormente, reunir muitas outras espécies que são hoje parte integrante da coleção Aquário Vasco da Gama.
É, ainda, possível ver espécies reproduzidas em fibra de vidro e resinas sintéticas.
Aquário
Vídeo de: Fenixtrip Odyssey
São muitos os aquários que podem ser observados neste espaço. A recriação do ambiente natural de diferentes oceanos permite um contacto com uma fauna e uma flora ricas e diversificadas.
Assim, é possível contactar não apenas com a fauna dos “mares portugueses” (que merecem, naturalmente, maior destaque), mas também com uma fauna tropical de água doce ou uma fauna tropical de água salgada.
A galeria dos invertebrados é, apenas, mais um complemento que comprova a diversidade do Aquário Vasco da Gama.
É, ainda, fator de interesse e curiosidade a imponente tartaruga existente no Tanque das Tartarugas, assim como a Lula Gigante ou, mesmo, a otária que marca presença no Tanque das Otárias.
Preço
- 5€: adultos dos 13 aos 64 anos;
- 2,5€: crianças dos 4 aos 12 anos e seniores com mais de 65 anos;
- Grátis: crianças até aos 3 anos.
Mais informações sobre preços, aqui.
Horário
Segunda a domingo, das 10h às 18h.
Alojamento
Para quem pretende visitar o espaço e procura alojamento nas imediações, experimente:
- Villa Marquês near Tejo River
- Pateo House
- Casas do Ayres
- BeGuest Lisbon Premium Suites
- Sweet Spot @ Alges Terrace
- Simple Chic Belem Apartment
_