Não é tão fácil como pode parecer mas, com algumas sugestões, é possível fazer um peixe assado no forno irresistível! Aprenda a preparar o peixe assado no forno como nos restaurantes. Cozinhar tanto pode ser um sacrifício, como um prazer. Depende muito se há ou não tempo; se se faz por gosto ou por obrigação. O ter de ser é algo bem distinto do querer, não é verdade? Mas há quem sinta que tenha de aprender mais pelos filhos e que tenha prazer em cozinhar, mesmo em contexto de stress, de horas a cumprir.
Os assados costumam ser refeições práticas de fazer. Muitos pensam que é colocar num tabuleiro uma série de alimentos e levar ao forno. Mas não é bem assim…. Existem informações que se revelam preciosas para tornar um assado numa experiência gastronómica maravilhosa.
Conteúdo do artigo
Aprenda a preparar o peixe assado no forno como nos restaurantes
Os assados
Existem diferentes técnicas culinárias. Os alimentos podem ser fritos, cozidos, cozidos a vapor, grelhados, … São inúmeras as formas de se apresentar um alimento.
O assado é uma técnica que permite que os alimentos sejam colocados num tabuleiro (ou outro objeto) e levados ao forno (embora se possa assar de outras formas, como numa panela com pouco líquido), preparando os alimentos com calor seco.
As nossas sugestões ajudam a assegurar que o seu peixe assado fique realmente perfeito. Existem truques simples que podem fazer toda a diferença, pois são muito eficazes. Ao realizar estes truques terá no prato um peixe assado maravilhoso e muito requintado!
Leia também:
- As batatas assadas fantásticas que vão surpreender todos. Tome nota!
- 3 receitas de Frango Assado para uma refeição de sonho
- 3 receitas com atum muito práticas e deliciosas
- 3 das melhores receitas de Bacalhau com Natas à portuguesa

A qualidade dos ingredientes
É uma informação básica, mas a que nem sempre é dada a devida atenção. Cozinhar com ingredientes de qualidade faz a diferença no resultado. É uma forma de assegurar que tem tudo o que precisa para garantir que a sua receita vai realmente triunfar. A matéria-prima de qualidade é algo crucial.
Deve sempre cozinhar peixe fresco, com bom aspeto. Escolha um peixe grande (sem ser excessivamente grande). O peixe deve estar bem limpo, antes de ser colocado no forno. O peixe também deve estar bem seco, antes desse momento. Use papel absorvente para lhe proporcionar essa secura.

Temperatura e tempos de cozedura
O peixe é diferente da carne em tudo, até nos tempos de que necessita no forno. Os tempos de cozedura devem curtos. A carne do peixe é mais delicada. Ela cozinha sempre muito mais rapidamente do que os outros alimentos, nomeadamente a carne. Ao cozinhar o peixe devemos ter esse dado em conta. Os tempos de cozedura do peixe são curtos. Se deixarmos mais tempo, o peixe fica extremamente seco.
O peixe deve ser colocado no forno a uma temperatura média-baixa. O ideal é cozinhá-lo a 180ºC. O tempo dependerá sempre do tipo de peixe e do respetivo tamanho, mas pode ser estimado 15 minutos por quilo de peixe. Se a carne deve repousar depois de ir ao forno, com o peixe sucede o contrário. O peixe deve ser servido imediatamente, após ir ao forno.

Peixe inteiro ou em pedaços
Idealmente, deve escolher-se o peixe inteiro, grande. Se quiser, pode levar ao forno o peixe em pedaços. Estes devem ser do mesmo tamanho. Essa é uma estratégia que permite um cozimento uniforme, fazendo com que todos os pedaços sejam assados ao mesmo tempo.
Função vapor
É uma função que não está presente em todos os fornos. Contudo, se o seu forno tiver esta função a vapor, deve utilizá-la, pois permite que a cozedura seja mais suave e ainda permite reter bem toda a água da carne do peixe, o que o torna mais suculento por dentro e leva a que fique crocante por fora.

Tabuleiro untado
Outro truque que deve seguir é ter um tabuleiro untado. É algo altamente recomendável, pois untar o tabuleiro com um pouco de azeite evita que o peixe fique agarrado na superfície.
Faça-o antes de colocar o peixe no forno e, assim, evita que a carne do peixe se destrua ao retirar. Outra sugestão é que faça uma cama de legumes.
NCultura
Se leu o presente artigo e gostou reaja a ele e faça um comentário!
Se tem neste tema um particular interesse conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…