Início Tradições Aprenda a preparar café com gelo sem cometer erros

Aprenda a preparar café com gelo sem cometer erros

Café com gelo: uma bebida carismática e super agradável. De certeza que sabe como prepará-la. Aprenda a preparar café com gelo sem cometer erros!

café com gelo
Aprenda a preparar café com gelo sem cometer erros

Café com gelo: uma bebida carismática e super agradável. De certeza que sabe como prepará-la. Aprenda a preparar café com gelo sem cometer erros!

Sem café, a vida das pessoas seria, certamente, diferente. Esta bebida está presente no quotidiano da maioria de nós e faz parte de uma série de momentos importantes. Seja de manhã, depois de acordar e antes de ir para o trabalho; seja numa reunião; seja num convívio de amigos.

Há diversos tipos de café, cada um com características distintas, mas o que é certo é que esta bebida, se for consumida de forma regrada, traz muitos benefícios ao nosso organismo. Uma das maneiras de a beber é com gelo. Mas será que sabe exatamente como preparar um café com gelo corretamente?

Tome nota das nossas dicas e não cometa mais erros na confeção desta tão agradável bebida.

Aprenda a preparar café com gelo sem cometer erros

café com gelo
Aprenda a preparar café com gelo sem cometer erros

O café é uma bebida muito consumida em todo o mundo, durante todo o ano, independentemente da temperatura que faz lá fora. Claro que se no inverno, o café pode servir como um conforto e um aconchego; no verão, ele pode não ser apetecível e, por isso, há sempre a opção do café com gelo, para quem gosta de uma bebida mais fresca, sem abdicar do maravilhoso sabor do café.

À primeira vista, esta bebida não parece levantar grandes dúvida. Um café com gelo é um café com cubas de gelo adicionados para dentro do copo ou chávena. Mas será que é mesmo assim?

Talvez esta seja uma forma demasiado simplista de olhar para esta bebida que requer alguns cuidados de maneira a ficar absolutamente perfeita e deliciosa. Portanto, tenha em atenção os erros mais recorrentes na sua preparação e procure não cometê-los da próxima vez que fizer café com gelo.

Leia também:

café com gelo
Aprenda a preparar café com gelo sem cometer erros

Erros mais comuns na preparação do café com gelo

Tirar um café longo

Há quem prefira tomar um café longo a um curto. Porém, quando bebe o café com gelo, deve tirar um café curto, caso contrário ele terá tendência a ficar aguado. Assim, para esta bebida deve optar por um café curto ou duplo.

Não pedir o gelo à parte

O gelo deve ser adicionado ao café imediatamente antes dele ser bebido, caso contrário o gelo irá começar a derreter e a bebida vai ficar aguada e a junção do quente com o frio não vai ser experienciada da mesma maneira.

Não usar um copo pequeno

O café com gelo não deve ser bebido numa chávena, mas sim num copo com capacidade para cerca de 150ml de bebida, ou seja, o equivalente a uma chávena de café com leite.

café com gelo
Aprenda a preparar café com gelo sem cometer erros

Adicionar açúcar ao gelo

Como é sabido, o açúcar não se dissolve com facilidade num líquido frio, por isso não deve juntar açúcar ao copo com o café e o gelo. Se não conseguir beber café sem açúcar, então deve juntar este ingrediente ao café, antes de lhe acrescentar o gelo.

Usar um café muito tostado

Para esta bebida, deve privilegiar os cafés mais suaves. Caso contrário, com o café tostado, a mistura do café com gelo vai resultar numa solução com sabor a queimado.

Não beber com palhinha

Esta bebida única e singular, deve ser sempre bebida com uma palhinha. Isto porque, assim, evita o contacto direto entre os lábios e os cubos de gelo, o que pode causar alguma sensibilidade e prejudicar toda a experiência de degustação.

café com gelo
Aprenda a preparar café com gelo sem cometer erros

Nota final

A Organização Mundial da Saúde recomenda que não se ultrapasse a dose diária de 400ml de cafeína, o que significa que não deve ultrapassar as 2 a 3 chávenas de café por dia.

Além disso, deve ter em conta que há muitos produtos com cafeína como os refrigerantes ou até medicamentos, o que significa que não consome esta substância apenas quando bebe café.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

NCultura

Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagenslíngua portuguesaculturahistóriasgastronomia, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.