Explicamos passo a passo os métodos eficazes para que possa aprender a limpar copos de cristal corretamente. Os copos de cristal são elementos que se destacam numa mesa, especialmente quando são novos. No entanto, se existir a devida manutenção, podem manter o seu brilho e elegância. Reunimos um conjunto de sugestões de limpeza que permitem assegurar copos de cristal impecáveis. Se dominar estas dicas, irá conseguir que os copos de cristal se apresentem sempre na perfeição, porque com uma limpeza regular e eficiente poderá ter copos de cristal com as suas qualidades preservadas.
Aprenda a limpar copos de cristal corretamente
Os copos de cristal tendem a ficar com manchas. O vidro fica um pouco opaco. É necessário aprender alguns truques para os limpar e polir adequadamente. Há procedimentos a realizar antes de colocá-los na máquina de lavar a loiça.
No entanto, tenha em conta que nem todos os copos podem ir à máquina de lavar loiça. Na embalagem dos copos, indica se os copos de vidro podem ser lavados na máquina de lavar loiça. Deve verificar essa informação. É melhor lavar os copos à mão, para evitar que fiquem turvos.
De um modo geral, a melhor opção é lavar os copos de cristal ou de vidro à mão. Deve evitar lavá-los na máquina de lavar loiça, porque irão durar mais tempo. Se os lavar na máquina, tendem a ficar turvos ou opacos com maior facilidade.
Os copos antigos de cristal deve mesmo ser lavados à mão. Se os colocar na máquina de lavar loiça, irá estragá-los. Mesmo se os lavar à mão, os copos de cristal ou de vidro ficam turvos devido à dureza da água.
Pode saber se esta é a origem do problema dos seus copos com um teste. Pode humedecer um pano macio num pouco de vinagre branco. Em seguida, deve limpar o copo. Se a nebulosidade do copo desaparecer, significa que a água é “dura” (o que pode variar de região para região).
A água pode ser classificada como “Macia”, “Média Dura”, “Dura” ou “Muito Dura”, segundo o nível de calcário.
- Macia…………………, 0-75 mg/l (CaCO3)
- Média Dura………. 75-150 mg/l (CaCO3)
- Dura…………………… 150-300 mg/l (CaCO3)
- Muito Dura…….. >300 mg/l (CaCO3)
Contudo, várias agências têm as suas próprias definições.
Se o vidro permanecer turvo, mesmo após o teste feito com vinagre, significa que pode ter a ver com a corrosão, causada pelo uso de muito detergente com água macia. Outra razão pode ser devido ao esfregar do vidro com uma esponja muito abrasiva.
1 – Primeiro, deve reunir os copos de vidro que deseja limpar. Torna-se mais simples e prático lavar todos os copos de cristal de uma só vez. Desta forma, antes de começar a limpá-los, retire os copos das prateleiras ou os armários onde se encontram guardados.
2 – Depois, deve fechar a tampa da pia. Empurre a tampa da pia da cozinha para impedir que a água escorra.
3 – Em seguida, crie uma camada na parte inferior da pia. Coloque um pano na base da pia para impedir que os copos se partam no mais pequeno embate. O pano permite proteger o vidro da superfície dura da pia.
4 – Posteriormente, encha a pia com água, abra a torneira, deixando apenas alguns centímetros na parte superior. Se tiver uma pia muito rasa, deve recorrer a uma bacia ou balde para ter mais espaço para colocar os copos de vidro de molho.
5 – Então, deve colocar na água algumas gotas do detergente da loiça. Em seguida, junte na água cerca de meia chávena de vinagre. Posteriormente, com a mão, misture delicadamente o detergente e o vinagre na água.
Aprenda a limpar:
- Aprenda a limpar tachos queimados em inox eficazmente
- Aprenda a limpar a fritadeira a ar corretamente
- Aprenda a limpar as lentes dos óculos rápida e eficazmente
6 – Em seguida, coloque os copos na água, deixando-os de molho durante algum tempo.
7 – Depois, para esfregar os copos de cristal, recorra a um pano macio ou papel absorvente. Não use uma esponja de cozinha. O pano macio permite esfregar suavemente na superfície do cristal.
8 – Posteriormente, deve passar por água o copo de vidro. Após esfregar, deve remover a tampa da pia cuidadosamente para conseguir drenar a água. Depois, abra a torneira e lave os copos com água da torneira. Em seguida, vá colocando os copos de cabeça para baixo no escorredor de pratos ou sobre um pano de cozinha limpo.
9 – Finalmente, seque os copos de cristal devidamente. Após a água em excesso escorrer dos copos, deve secá-los com a ajuda de um pano de microfibras ou papel absorvente