Início Tradições Aprenda a fazer peixe assado suculento e saboroso. Tome nota!

Aprenda a fazer peixe assado suculento e saboroso. Tome nota!

Não é tarefa fácil conseguir fazer peixe assado como um chef. Nem todos conseguem que ele fique perfeito... Aprenda a fazer peixe assado suculento e saboroso.

fazer peixe assado suculento
Aprenda a fazer peixe assado suculento e saboroso. Tome nota!

Não é tarefa fácil conseguir fazer um peixe assado como um chef. Nem todos conseguem que ele fique perfeito… Aprenda a fazer peixe assado suculento e saboroso. Tome nota!

Há muitas variáveis que interferem no produto final. Se seguir algumas instruções, pode realmente conseguir o peixe assado que fará as delícias que quem for a sua casa. Entre os nossos conselhos, poderá encontrar informações preciosas sobre a melhor temperatura, quais os tempos de cozedura mais adequados, o que deve acompanhar o petisco, entre outras valiosas dicas.

Aprenda a fazer peixe assado suculento e saboroso. Tome nota!

Assar

Esta revela-se uma das técnicas culinárias mais saudáveis. É uma técnica segura, que tem no calor um precioso aliado. Este apresenta-se no interior do forno, sempre de forma controlada.

Assim, os alimentos são facilmente cozinhados, sem perderem muitas das suas propriedades nutricionais. O mesmo não acontece com outras técnicas culinárias.

fazer peixe assado suculento
Aprenda a fazer peixe assado suculento e saboroso. Tome nota!

Diversidade

É importante perceber que cada alimento necessita de uma temperatura diferente. O processo de cozedura no forno, quando é realizado a uma temperatura baixa, permite cozinhar muito melhor, podendo ser usado o próprio suco do alimento, seja peixe ou carne.

Assar a baixa temperatura, além de ser uma opção mais saudável, com muito menos calorias, ainda torna a refeição bem mais suculenta e muito mais saborosa.

Leia também:

Truques para um peixe assado saboroso

O peixe é um produto mais delicado que a carne. Existem uma série de fatores que devem ser levados em consideração no momento de assar o peixe. Para que o peixe assado no forno seja um sucesso, é preciso conhecer algumas dicas. Ei-las:

fazer peixe assado suculento
Aprenda a fazer peixe assado suculento e saboroso. Tome nota!

A matéria prima

A qualidade do produto é importante. A frescura do peixe deve ser uma prioridade. Para que a receita resulte, é importante assegurar que vai cozinhar uma matéria-prima de alta qualidade. Naturalmente, quanto melhor e mais fresco for o peixe, melhor será o resultado.

Peças do mesmo tamanho

É importante perceber que os peixes inteiros devem ter o mesmo tamanho. O mesmo deve ser levado em consideração quando se faz o peixe em partes: os pedaços devem ter sensivelmente o mesmo tamanho e peso, pois tal permite que todos os pedaços fiquem iguais e o cozimento possa ser uniforme.

Embora a melhor opção seja peixes inteiros, pois perdem-se menos nutrientes, quando se cozinha em pedaços, deve ter-se o cuidado de ter partes equilibradas e proporcionais, para evitar que a perda de nutrientes seja ainda maior.

fazer peixe assado suculento
Aprenda a fazer peixe assado suculento e saboroso. Tome nota!

A limpeza

Outro momento importante é a limpeza do peixe. O peixe deve estar bem limpo, sendo aconselhável secar bem o peixe com papel de cozinha, antes de o levar ao forno.

Temperatura e tempos de cozedura

Ao contrário da carne, o peixe, normalmente, necessita de pouco tempo para ficar perfeito. O peixe é bem mais rápido de cozinhar do que outros alimentos. Se ficar tempo em demasia, o peixe fica seco. Não pode por isso apostar em tempos de cozedura longos, pois o peixe ficaria muito seco por dentro.

Embora cada forno seja uma fonte de calor distinta, o ideal é cozinhar o seu peixe a 180º C, estimando cerca de 15 minutos por cada quilo de peixe. Embora haja peixes mais gordos como o robalo, o salmão, a dourada, todos os peixes costumam sair bem do forno.

Devemos cozinhar a 180º, no máximo, pois é uma opção mais saudável e torna o peixe mais suculento e delicioso. Além disso, quanto mais alta é a temperatura no forno e quanto mais longo é o tempo de cozimento, mais nutrientes são perdidos no processo de assar o peixe.

fazer peixe assado suculento
Aprenda a fazer peixe assado suculento e saboroso. Tome nota!

Servir

Ao contrário da carne que necessita de ter algum tempo de repouso antes de ser servida, devemos servir o peixe logo depois de assado. Deve ser feito imediatamente para que não esfrie.

Função a vapor no forno

Se o seu forno tem a função a vapor, aproveite! A assadura é mais macia e consegue reter toda a água da carne do peixe, tornando-a mais suculenta por dentro e mais crocante por fora.

Prato ou tabuleiro com óleo

Independentemente de usar um prato ou tabuleiro próprio para o forno, deve sempre untar o objeto escolhido com um pouco de azeite. Tal permite evitar que o peixe se agarre na superfície e impede que ele seja destruído no momento de ser retirado.

Outra forma de proteger o peixe é assá-lo com a guarnição, de modo a que ele não toque diretamente no prato ou no tabuleiro. Esta opção tem outra vantagem, pois o suco do peixe irá enriquecer a guarnição com o seu sabor.

Fazer uma cama de legumes, com cebolas cortadas em juliana, por exemplo, é uma das opções mais comuns. Use batatas, pimentos, dentes de alho inteiros e com a pele, um ramo de tomilho, limão dividido em quartos, são opções que podem ser utilizadas para a cama do peixe.

Também pode regar o peixe com vinho branco. Bastam 10 minutos no forno, para ele sair espetacular!…

fazer peixe assado suculento
Aprenda a fazer peixe assado suculento e saboroso. Tome nota!

NCultura

Se leu o presente artigo e gostou reaja a ele e faça um comentário!

Se tem neste tema um particular interesse conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.