Início Tradições Aprenda a fazer ovos mexidos como um Chef

Aprenda a fazer ovos mexidos como um Chef

Uma refeição rápida e irresistível que se faz em pouco tempo, mas que nem sempre se faz bem... Aprenda a fazer ovos mexidos como um Chef.

Aprenda a fazer ovos mexidos
Aprenda a fazer ovos mexidos como um Chef

Aprenda a fazer ovos mexidos como um Chef. Se há um imprevisto que rouba tempo, há uma refeição que se faz num instante: ovos mexidos. É uma refeição prática que é realizada em pouco tempo e que permite matar a fome. Mas se for bem preparada, além de matar a fome, revela-se uma refeição irresistível.

Os especialistas dizem que uma técnica francesa permite fazer ovos mexidos de excelência. Embora muitos pensem que fazer ovos mexidos não tem técnica, mas a verdade é que há muitas pessoas que cometem erros a fazer ovos mexidos. Quer saber mais?

Aprenda a fazer ovos mexidos
Aprenda a fazer ovos mexidos como um Chef

Aprenda a fazer ovos mexidos como um Chef

Esclarecimento de dúvidas

Muitos são os que perguntam se se deve adicionar água, quando se fazem ovos mexidos. Não, não é necessário. E, se não é necessário, é evitável. É preciso ter em conta que os ovos possuem uma capacidade de reter água que é limitada. Logo, o excesso de água tornará os ovos mexidos mais pobres. Basta a própria “água” presente nos ovos. É mais que suficiente.


Leia também: 4 receitas de ovos mexidos fantásticas que vai adorar


Outra questão que também é feita com frequência, incide sobre a integração de leite nos ovos mexidos. Será que devemos colocar leite ou natas nos ovos mexidos? Ambos também são dispensáveis. Os ovos mexidos já ficam muito cremosos, se juntar um pouco de manteiga.

Aprenda a fazer ovos mexidos
Aprenda a fazer ovos mexidos como um Chef

A técnica

É inspirados na técnica francesa que escrevemos este artigo (colocaremos a receita no final). Os ovos mexidos são preparados de duas formas em França, em lume brando e em banho-maria. Sabendo nós que é mais incomum recorrer-se ao banho-maria na preparação dos ovos mexidos, teremos por base apenas a versão em lume brando.

Aprenda a fazer ovos mexidos
Aprenda a fazer ovos mexidos como um Chef

Por que resulta?

Os ovos são compostos por gemas e claras. A gema contém 20% de proteína, 30% de gordura e cerca de 50% água, enquanto as claras contêm 10% de proteína e cerca de 90% de água! O efeito cremoso e emulsificante é da responsabilidade das gemas, pois possui lecitina. Este tipo de gordura permite a mistura de água e óleo, que são duas coisas aparentemente imiscíveis.

As proteínas presentes no ovo encontram-se enroladas, como se fossem um novelo. Estas proteínas, contudo, são desenroladas quando batemos os ovos e, assim, perdem a sua forma natural. Com a temperatura, há uma alteração. Estas proteínas, quando aquecidas, estabelecem novas ligações e formam uma rede que é capaz de reter líquido. Este líquido, quando é retido, forma vapor e quanto mais calor é retido, mais vapor é gerado. Este processo está na origem da criação de uma textura macia nos ovos mexidos.

Ao reduzirmos a temperatura, impedimos que os ovos mexidos sejam cozinhados em demasia, algo que leva ao colapso da estrutura da proteína e à expulsão do líquido. O processo de coagulação é afetado pela água, tal como pela gordura. A gordura também contribui para a formação das bolsas de ar e de vapor que são criadas, quando mexemos os ovos.

Aprenda a fazer ovos mexidos
Aprenda a fazer ovos mexidos como um Chef

O segredo

Devemos colocar a manteiga e os ovos numa panela totalmente fria e em lume brando. Depois, devemos mexer sem interrupções. Como referido anteriormente, não se deve adicionar nem água, nem leite, nem natas. É desnecessário.

Para fazermos ovos mexidos perfeitos, basta a gordura do ovo e um pouco de manteiga. Bastam 10 minutos do seu tempo para ter uma refeição deliciosa para duas pessoas. Para realizar esta receita, basta ter uma frigideira antiaderente de tamanho pequeno ou médio (evite fazer numa grande) e uma espátula de silicone.


Leia também: Aprenda a fazer assados perfeitos, como um Chef


Aprenda a fazer ovos mexidos
Aprenda a fazer ovos mexidos como um Chef

Receita de Ovos Mexidos à Francesa

Ingredientes

– 3 ovos

– 1 c. de sopa com manteiga (rasa)

Pimenta q.b.

– Sal q.b.

Modo de preparação

– Junte os ingredientes (ovos e a manteiga) numa frigideira antiaderente ainda fria.

– Coloque em lume brando, a uma temperatura bastante baixa.

– Fure a gema dos ovos e mexa os ovos juntamente com a manteiga, sempre sem parar.

– Deixe coagular, enquanto mexe. Verá que em poucos minutos, a mistura deixará de estar tão líquida.

– Sempre a mexer, começará a ver o fundo da frigideira.

– Se estiver a coagular muito rapidamente, retire do lume por alguns segundos e mexa bem.

– Tempere com o sal e a pimenta e retire do lume um pouco antes de estar no ponto desejado.

– Depois de retirar a frigideira do lume, continue a mexer até ter a consistência desejada. O calor da frigideira irá concluir a confeção dos ovos mexidos, deixando-os no ponto ideal.

– Retire, então, os ovos mexidos da frigideira, antes que sequem!

– Pretende-se que estejam ainda húmidos e douradinhos.

– Sirva os ovos mexidos com torradas e manteiga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.