Aprenda a fazer o pudim perfeito. Poucas pessoas conseguem resistir a pudins. É um tipo de sobremesa consensual, bastante apreciada. O pudim encanta pela beleza, pela forma, pela doçura, pela textura macia.
Sim, é um problema ser um produto calórico. Tem bastante açúcar, ovos e, ainda, caramelo. Mas ninguém recomenda que seja uma sobremesa para todos os dias. Se houver um consumo ocasional e moderado, não representa problema nenhum. A verdade é que, sendo o pudim uma sobremesa absolutamente deliciosa, torna-se muito difícil resistir à tentação de “comer só mais uma fatia!”…
Aprenda a fazer o pudim perfeito
O pudim é uma sobremesa fantástica, presente em diversos restaurantes tradicionais, mas nem todos o fazem devidamente. Normalmente, representa um desafio fazer um pudim perfeito. O pudim deve ser belo, brilhante, liso e tremendamente saboroso!
Porém, algumas pessoas não conseguem fazer esta sobremesa perfeita, pois ela desfaz-se na hora de desenformar, ou a calda queima, ou…
Mas há outros problemas que surgem frequentemente. Há erros comuns que são repetidos por muitos, quando arriscam fazer o pudim.
Leia também: Torta de Chocolate simples e fácil, 4 doces tentações
Pudim: sem furinhos?
O pudim com furinhos pode não ser um defeito; pode ser apenas um efeito. Se pretende um pudim lisinho, compacto e sem furos, não bata muito os ingredientes e opte por misturar os ingredientes à mão, recorrendo a um batedor de claras.
No momento de o colocar a assar, coloque em banho-maria, mas em lume baixo.
Pudim: com furinhos?
Há pessoas que preferem o pudim com os furinhos. É uma opção estética, pois o sabor não difere. Se pretende um pudim com furinhos, então bata bem no liquidificador, pois isso irá permitir a entrada de ar na massa.
No momento de assar, pode fazê-lo em alta temperatura.
Banho-maria
O banho-maria é indispensável para fazer o pudim tradicional. Ele permite que se consiga um cozimento completo da massa, além da sua cremosidade.
É importante ter a água na proporção correta (2/3 de água) pois, se secar antes do tempo, o pudim vai queimar! Se vir que está a secar, junte água quente! Repita as vezes que forem necessárias.
Calda amarga
Pode ser frustrante chegar ao momento da sobremesa e constatar o sabor amargo na calda do pudim. Mas isso pode ser evitado.
Impeça o açúcar de queimar ou de cozinhar de mais. Basta desligar o lume antes da calda amarelar. Com o calor formado, ela não vai queimar e ainda irá continuar a cozinhar até estar no ponto certo.
Sem crosta
Evite aquela crosta que representa uma textura estranha cobrindo a forma com papel alumínio.
Sem cheiro de ovo
Evite aquele cheiro de ovo no pudim. Para isso, só tem de peneirar as gemas, no momento que antecede à sua incorporação na massa.
Desenformar o pudim sem quebrar
Por vezes, temos o pudim perfeito, mas chega o momento de desenformar e estragamos o trabalho feito. Siga estes três procedimentos simples:
1 Primeiro, o pudim deve estar gelado no momento de desenformar. Se tiver uma temperatura alta, está menos consistente e, por isso, vai desfazer-se.
2 Segundo, recorra a uma faca sem ponta para impedir que crie rachaduras na estrutura do pudim. Passe-a nas bordas do pudim para soltá-lo com delicadeza.
3 Terceiro, é importante nesse momento levar ao lume (por apenas uns minutos) a parte de baixo da forma, pois isso irá fazer com que a calda derreta e não se agarre no fundo!
Leia também: 4 deliciosas receitas de sobremesas e bolo de chocolate
Pudim francês com cerejas
Ingredientes
– 10 gemas
– 2 ovos inteiros
– 1 limão médio (só raspa)
– 1 cálice vinho do Porto
– 400 gr. açúcar
– 0,5l leite
– 1 c. de chá (bem cheia) de farinha saluzena
– Caramelo q.b.
– Cerejas cristalizadas q.b. (para decorar)
Modo de Preparação
– Leve ao lume um tacho largo com água e aguarde até ferver.
– Junte numa taça o açúcar, a maizena e os ovos. Mexa bem.
– Acrescente o leite, a raspa de limão e o vinho do Porto. Mexa e misture.
– Coloque numa forma, previamente untada com caramelo.
– Leve a cozer num tacho, em banho maria, por sensivelmente 1 hora.
– Retire a forma e aguarde que arrefeça.
– Depois, leve a forma do pudim ao frigorífico por 6 horas.
– Desenforme, antes de servir.
– Bom proveito!