Início Tradições Aprenda a fazer o café perfeito e saudável

Aprenda a fazer o café perfeito e saudável

Um hábito diário que pode representar um momento de puro prazer, se souber como o fazer!... Aprenda a fazer o café perfeito e saudável.

fazer o café perfeito
Aprenda a fazer o café perfeito e saudável

Aprenda a fazer o café perfeito e saudável. Quem não gosta de começar o dia com um bom café? Ele dá energia, desperta-nos e dá-nos maior capacidade de concentração, funcionando como um bom parceiro matinal. E, por que não repetir a dose ao longo do dia? Fazer um café de excelência tem os seus segredos e não é tão fácil como aparenta.

Há erros que são frequentemente cometidos ao fazer-se café. Erros que podem arruinar o prazer que se deve ter ao beber esta bebida repleta de cafeína e de antioxidantes, que sabe tão bem e que gera diversos benefícios para a saúde (prevenção de doenças cardiovasculares, prevenção de determinados cancros, combate à depressão, prevenção de diabetes tipo 2, entre muitos outros).

fazer o café perfeito
Aprenda a fazer o café perfeito e saudável

É importante acertar nas proporções da água e do pó do café. Num bom equilíbrio, está parte do segredo de um café de excelência. Outra parte está nos ingredientes usados (na água, na qualidade dos grãos) e, também, no processo. O sabor do café está diretamente relacionado com todas as nossas opções.

Aprenda a fazer o café perfeito e saudável

Filtrar a água

É muito importante perceber que o tipo de água usado na preparação do café pode alterar completamente o sabor do café.


Leia também: Café ajuda na ressaca? Descubra os mitos e verdades do café


A água mineral ou filtrada deve ser a escolhida para colocar na máquina do café, pois a água de torneira pode conter pequenas partículas sólidas que permanecem, mesmo depois da água ser aquecida, facto que contribui para uma alteração do sabor.

fazer o café perfeito
Aprenda a fazer o café perfeito e saudável

Moer os grãos no momento

Os grãos devem ser moídos no momento em que o café é preparado. Tal irá influenciar o aroma e o sabor do café. Por isso, é importante que tenha um moinho doméstico para moer os grãos do café.

Os grãos são uma melhor opção do que o café em pó, pois este recebe mais influência do ar. A humidade, o calor e o contacto com outros odores prejudicam a qualidade do café em pó. Por isso, é preferível moer os grãos no momento. Isso garante mais qualidade.

Conservação

Para que o café mantenha a qualidade, deve conservar bem o café que sobrou, fechado no pacote do pó ou dos grãos e colocar num pote plástico escuro. Além disso, deve evitar-se ao máximo qualquer contacto com a luz, até ao momento de voltar a ser usado. O pote deve ainda ser guardado num local seco e fresco ou, mesmo, colocado no frigorífico.

fazer o café perfeito
Aprenda a fazer o café perfeito e saudável

Sem misturas

O café não deve ser misturado. As sobras não se misturam com o conteúdo de um pacote que acabou de ser aberto. O café aberto é prejudicado pelas sobras, pois estas vão perdendo qualidade com o tempo.

Café puro, sem adoçantes

Um café de alta qualidade dispensa açúcar ou qualquer outro adoçante. Esses produtos omitem as propriedades do café, prejudicando a sua qualidade.

fazer o café perfeito
Aprenda a fazer o café perfeito e saudável

Na proporção está a solução

A solução de um café perfeito está na proporção. Num expresso normal ou curto, 50 ml de água e 7g de café é a proporção recomendada.

Filtro de papel é mais higiénico

Se não for reutilizado, o filtro de papel é mais higiénico.

O coador de pano torna o café mais encorpado. O tecido permite com mais facilidade a passagem do líquido. Se optar pelo de pano, é importante lavar bem o pano, devendo fazê-lo com água quente antes e depois do seu uso. Também deve comprar um novo com regularidade.


Leia também: Os 6 efeitos surpreendentes do café


fazer o café perfeito
Aprenda a fazer o café perfeito e saudável

Complementos

Há muitos complementos que engordam o café, em diferentes sentidos. Há diversos complementos que são frequentemente usados, como chantilly e chocolate, que concedem bem mais calorias a uma simples chávena de café!

Consumo do café no momento

O café deve ser consumido no momento, pois o tempo que passa sem ser consumido faz com que ele perca qualidades. Em pouco tempo, percebe-se que o café expresso perde sabor.

Se o café for coado, desde que seja preservado numa garrafa térmica, tem uma maior longevidade, mantendo a qualidade e os nutrientes. Ainda assim perde um pouco de sabor.

Moderação

O café deve ser consumido com moderação, caso contrário causa consequências indesejadas, nomeadamente: insónias, cansaço, entre outros problemas.