Início Tradições Aprenda a fazer o bolo perfeito

Aprenda a fazer o bolo perfeito

Todo o sabor, a textura certa e um bolo fofo: saiba os segredos para um bolo incrível e delicioso. Aprenda a fazer o bolo perfeito.

fazer o bolo perfeito
Aprenda a fazer o bolo perfeito

Aprenda a fazer o bolo perfeito. O bolo é um alimento distinto. Ele está associado a momentos especiais. Comemos bolo num momento de celebração (numa festa de aniversário, num casamento, num batizado, numa festa de noivado). Tanto comemos bolo num momento de convívio, com família a amigos para celebrar um dia ou acontecimento especial, como uma promoção, como comemos uma fatia de bolo sozinhos, a conceder um mimo a nós mesmos.

Diz-se, normalmente, que a virtude está no meio. Por isso mesmo, se percebe o papel do bolo que, normalmente, ocupa o lugar central na mesa, reivindicando para si todo o protagonismo. Por essa razão, convém fazer um bom bolo, pois na vida há vários momentos para se comer um doce, pois é sempre um momento especial que traz grande alegria para a casa.

Contudo, já todos tivemos aquele momento de expectativa em que o bolo se aproxima da mesa, sentimos grande felicidade, mas depois, à primeira dentada, sentimos grande desilusão. O bolo revela-se seco, duro, queimado, sem grande sabor.

São muitos erros que podem ser cometidos e que destroem esse momento de felicidade que pretendemos sentir ao dar uma dentada no bolo. Quer ter sempre esse momento de felicidade garantido? Então, leia o presente artigo.

fazer o bolo perfeito
Aprenda a fazer o bolo perfeito

Leia também: Bolo de iogurte húmido e fofinho: 3 receitas simples, fáceis e deliciosas

Aprenda a fazer o bolo perfeito

O bolo

Este é um alimento doce e cozido no forno que é feito à base de massa constituída (regularmente) por farinha (seja ela de trigo, milho, batata, maisena ou outra) e açúcar (ou adoçante, mas açúcar refinado e o demerara são os mais comuns. Tendo o mesmo resultado, o mascavo e o de coco têm gostos distintos, sendo para receitas mais específicas).

Pode levar ovos, iogurte, manteiga, óleo que servem como ingredientes aglutinantes. Há ainda outros ingredientes possíveis, como frutas, sumos e muitos outros produtos que servem para dar aroma, sabor e beleza.

O que o bolo tem de fantástico é que pode ser muito distinto, permitindo grande diversidade no produto final. Pode ser comido ao pequeno almoço, ao lanche ou em momentos especiais. Contudo, normalmente, pretende-se um bolo vistoso, fofo, húmido e saboroso, muito saboroso…

fazer o bolo perfeito
Aprenda a fazer o bolo perfeito

Segredos para um bolo perfeito

Use utensílios que fazem toda a diferença. Pequenos detalhes são preciosos para o produto final, acredite! Usar colheres de medidas e uma balança pode ajudar e muito a fazer o produto perfeito!

Comece por separar todos os ingredientes, antes de começar a fazer o bolo. Assegure que tem tudo o que precisa para evitar aquela frustração de ter uma surpresa desagradável. Faltar um ingrediente, pode estragar todo o bolo.

Usar uma forma qualquer, independentemente do bolo, é um erro. Devemos escolher o material certo para cada bolo, seguindo as indicações presentes na receita. A massa deve ocupar no máximo ¾ da forma. Se sobrar massa, podemos fazer outro bolo, numa forma mais pequena. O bolo precisa de espaço para crescer.

fazer o bolo perfeito
Aprenda a fazer o bolo perfeito

A substituição da farinha pode ser uma opção catastrófica para o bolo. Usar farinha tipo 65 (mais indicada para se fazer pão, torna o bolo mais elástico), em vez de farinha de tipo 55, é um erro crasso.

É um erro bater a massa por muito tempo. A massa do bolo não deve ser excessivamente batida, no momento de misturar a farinha. O glúten presente na farinha torna o bolo pesado, se a massa for muito batida.

O momento certo para bater é na fase de misturar bem o açúcar com o óleo (ou a manteiga) e os ovos. Pode bater na batedeira ou no liquidificador, seguindo as indicações da receita que usar.

fazer o bolo perfeito
Aprenda a fazer o bolo perfeito

Se optar por fazer um bolo com manteiga (em vez de óleo), deve passar um palito na massa para impedir que grandes bolhas sejam formadas no bolo.

Se optar por fazer um bolo com óleo, evite dar aquela batida com a forma na mesa, antes de levar o bolo ao forno, pois essa batida contribui para desprender parte do ar que já foi incorporada à massa. Assim, com essa batida, impedirá que o bolo fique muito fofo.

Comece por pré-aquecer o forno, cerca de 15 a 20 minutos, antes de começar a receita.

O bolo no ponto: Como saber se está pronto? O agradável aroma dá uma ajuda. Se o tempo indicado na receita passou, abra delicadamente a porta do forno (abrir muito cedo ou muito rapidamente, faz com que o ar frio entre no bolo, podendo fazer com que ele murche) e, com o dedo, pressione ligeiramente a massa.

fazer o bolo perfeito
Aprenda a fazer o bolo perfeito

Se a marca do dedo permanecer no bolo, aguarde mais um pouco. Se o bolo voltar à forma original, depois de colocar o dedo, então o bolo está pronto.

Desenforme apenas no momento certo. É importante deixar o bolo repousar. Deixe-o dentro da forma por 5 minutos. Dar tempo para ele arrefecer é crucial, pois garante que ele está nas melhores condições para o momento de desenformar.

Recorra a uma faca (passando cuidadosamente a faca entre o bolo e a forma, evitando desse modo que o bolo fique colado à forma) para fazer o bolo despegar. Posteriormente, coloque o bolo desenformado num prato de servir e aguarde que ele arrefeça completamente.


Leia também: 4 receitas de bolo de chocolate light húmido e fofinho


fazer o bolo perfeito
Aprenda a fazer o bolo perfeito

Curiosidades

Terá sido no Antigo Egito que surgiram os primeiros bolos na forma de pães adoçados com xarope de frutas, tendo tâmaras e passas.

O primeiro bolo alto, de andares, terá sido destinado ao casamento de Catarina de Médici com Henrique II de França, em 1533.

No casamento de Guilherme da Baviera com Renata de Lorena (França), que ocorreu em 1568, na Alemanha, houve uma surpresa que fez escola. Dentro de um bolo com mais de 3 metros da altura, saiu Ferdinando da Áustria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.